Salvos Para Uma Vida de Oração





Dias atrás preguei  sobre os desafios da vida cristã autentica, citei  I Tessalonicenses 5:17, e disse que estava diante de um dos  mandamento mais difíceis da bíblia. A vida de Oração é um desafio constante para nós. D. . Carson  aborda o tema em um excelente livro “Um Chamado a Reforma Espiritual” Talvez a enfermidade espiritual e moral que mais nos atinge seja a hipocrisia. Queremos levar a bíblia a sério, mas não queremos obedecer aos seus preceitos, e já de inicio a nossa tendência já começa a falhar pela vida de oração “O que nós realmente fizemos reflete as nossas principiais prioridades. Isso significa que podemos constantemente proclamar o nosso comprometimento com a oração, mas, a menos que na verdade oremos, nossas ações negam nossas palavras” (1)
A oração era comum entre o povo de Deus do antigo testamento (II Samuel 7:27, I Reis 8:45, 9:3 II Reis 19:4, 20:5, II Crônicas 6:19, Neemias 1:11, Jó 16:17, Salmos 5:3, Isaias 37:4, Daniel 9:3 etc) E Jesus incentivou a pratica constante de oração (Mateus 21:22 Lucas 19:46 22:45 etc) e A igreja seguiu os passos dessa preciosa devoção (Atos 1:14, 3:1, 6:4, 10:31, 12:5, 16:13, Romanos 12:12 e I Coríntios 7:5) assim procede Paulo e admoesta a orarmos em todo o tempo com vigilância (Efésios 6:18) Assim devemos colocar todas as nossas necessidades diante de Deus em oração (Filipenses 4:6) Perseverando sempre nessa atividade sagrada (Colossenses 4;2) Orando uns pelos (Tiago 5:16) e isso deve se intensificar nos últimos dias, a oração deve ser um atividade constante para o cristão salvo que estará vivendo nos últimos tempos “Está próximo o fim de todas as coisas, portanto sede sóbrios e vigiai em oração” (I Pedro 4:7)
Haverá atividade mais nobre do que a oração? Até mesmo os nossos inimigos serão abençoados por elas “Orai pelos que vos maltratam e vos perseguem” ( Mateus 5:44) e ainda temos que orar para resistirmos as tentações durante o tempo da nossa peregrinação “Vigiai e orai para que não entreis em tentação” (Marcos 14:38) Há fortalecimento espiritual na vida de oração, há uma fonte de consolo no lugar secreto, e devemos ansiar dia após dia por esses momentos benditos de santa oração, em comunhão intima com o Deus Todo Poderoso. “A minha alma anseia pelo Senhor” (Salmos 130:6) “A ti Senhor levanto a minha alma” (Salmos 25:1) “Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por tu, ó Deus!” (Salmos 42:1), a regra é orar e orar, “orar sempre e nunca esmorecer” (Lucas 18:1) Assim procede que um home piedoso irá nos falar sobre esse assunto “O reconhecimento de todas as perfeições de Deus, e o exercício de todas as virtudes para com Deus se unem em oração” (2). A perfeição da vida piedosa vem pelo exercício da oração, é nessa pratica bendita que nosso espírito se aquece na comunhão com o Altíssimo.ora, as Escrituras nos afirmam que quando Jesus orou o céu se abriu (Lucas 3:21) a oração de Paulo era perene (Colossenses 1:3) sua vida era condicionada a oração, as decisões que ele tomava era iluminada pelo fogo da oração (Colosenses 4:3). Nós também somos convocados para a vida de oração “Orando abundantemente dia e noite” (I Tessalonicenses 3:10) Que o Senhor nos encontre sempre orando, “Acharam Daniel orando e suplicando diante de Deus” (Daniel 6:11).
Ora, sabemos que essa é uma geração de crentes que se perdem nas trivialidades da vida, é um tempo de sequidão extrema com relação a vida de oração e piedade. Não deveríamos nós olhar para o mundo antes do dilúvio, assim também as palavras de Cristo que afirmou que os últimos dias seriam muito parecidos com os dias de Noé (Mateus 24:37 e 38)  tal é o esplendor da vida espiritual genuína, quando todos estavam sucumbindo nos prazeres danosos do materialismo egoísta, havia uns poucos que começaram a invocar o Senhor (Genesis 4:26) no capítulo 5 de Genesis vemos que o remanescente é representado por Enoque, ele está entre os poucos e depois no capítulo 6 o Senhor chama Noé e sua família para escaparem do grande juízo divino, apenas 8 almas, era a continuidade de um remanescente.  Agora ouça a voz do Espirito Santo nas Escrituras, pois Ele clama  “Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda” (I Timoteo 2:8) é necessário que se erga uma vida de oração, pois o fervor espiritual será a marca distinta dos redimidos que invocam o Senhor e amam a Sua vinda. “E de manhã e ao meio dia orarei e clamarei e Ele ouvirá a minha voz” (Salmos 55:17)  E. M. Bounds ensinou que: “O Homem de Deus é formado no quarto secreto, sua vida e suas mais profundas convicções nascem da sai comunhão secreta com Deus” (3) devemos entender claramente as palavras de Bounds. Elas apresentam o segredo da vida espiritual plena que experimentavam todos os santos de todas as épocas. Não há outro caminho, ou fixamos os fundamentos da oração no nosso coração, ou seremos levados pelas correntezas do secularismo que invade a cristandade e a arrasta para o abismo da mornidão espiritual. Assim Spurgeon se expressou em um sermão sobre a oração: “A oração é um material maravilhoso para construir a estrutura espiritual, pois nós mesmos somos edificados pela oração; crescemos em graça pela oração; e se formos a Deus com petições em todo momento, seremos cristãos que crescem rápido” (4). Então jamais podemos ser negligentes, jamais podemos perder a nossa oportunidade de sermos uma benção. Oramos com entendimento (II Coríntios 14:15) pois aquele que é santo orará a ti (Salmos 32:6) devemos perseverar em oração (Romanos 12:12) “Apresentarei a ti a minha oração e vigiarei” (Salmos 5:3). Através da oração receberemos vigor espiritual, então nosso estudo bíblico será abençoado, nosso testemunho será marcado pela santidade de vida, nossa pregação será ungida, nosso progresso espiritual será visível, e nossa fé será firmada na comunhão intima com o Senhor. Somos salvos para sermos santos (I Pedro 1:15) não há santidade pratica fora de uma vida de oração.

(1)    Um Chamado a Reforma Espiritual. D. A Carson. Pagina 19. Editora Cultura Cristã
(2)    Extraido de “O Cristão e a Oração” de Wilhelmus à Brakel
(3)    Extraido de Poder Através da Oração, o livreto está disponível gratutitamente em: http://monergismo.com/wp-content/uploads/poder_oracao_bounds_livro.pdf
(4)    Extraido de: Um Remedio Para Ansiedade. Charles Spurgeon.         disponível gratuitamente em : http://projetocasteloforte.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Ora%C3%A7%C3%A3o-um-rem%C3%A9dio-para-Ansidedade-Spurgeon.pdf


Autor: Clavio J. Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário