Breve Exegese de II Timóteo 2:15




“Procura apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”

(Procura apresentar-se a Deus aprovado) Aqui está a diligencia do homem santo, procurar significa ir de encontro a verdade, buscar a verdade, pesquisar a respeito da verdade, meditar a respeito da verdade. Essa procura é uma continuidade para o aperfeiçoamento na fé e na obra de Deus. Esse é o alvo do verdadeiro pregador, ele estuda as Escrituras com diligencia, pesquisa, ora e tem o cuidado de pregar somente a verdade, tendo em vista que a palavra “aprovado” no grego é dochemai, essa vem de dokimos, aqui está o teste supremo, pois o teste nesse caso era para verificar se algo estava corrompido ou se tinha legitimidade, como o teste se a moeda era falsa ou legitima. (Como obreiro que não tem de se envergonhar)  Varias passagens das Escrituras atestam  a infiltração de falsos mestres na igreja  para corromper e promover a perdição e a ruína eterna , confira :Atos 20:29 II Pedro 2:1 a 3 II Coríntios 11:14 e 15 etc.  Já me deparei com muitos casos vergonhosos e trágicos, homens torcendo as Escrituras, pisando nelas, adulterando o seu significado para se encaixar com suas opiniões, foi isso que o diabo fez no principio, confira Genesis 2:16 com Genesis 3:1 e veja por si mesmo, como a Palavra de Deus foi adulterada, para que o diabo conseguisse convencer Eva com seu discurso enganador. Para cada cristão comprometido com a verdade, deixo o conselho, primeiro: Seja bereano como pode ser visto em Atos 17:11, os bereanos conferiam com as escrituras para verificar se a pregação de Paulo era realmente bíblica. Segundo: fuja de denominações onde não se dá um critério bem elevado sobre a formação de um pregador, quem não tem um bom conhecimento espiritual, quem não faz uma exegese correta das Escrituras, quem não segue uma correta hermenêutica, quem não estuda bem as Escrituras e quem não se dispõe a orar pedindo ajuda do alto, não é digno de subir num púlpito para pregar a Palavra de Deus, de outra forma,  as palavras finais desse versículo ficam sem  sentido (Que maneja bem a palavra da verdade.) manejar, é fazer uma divisão correta,  fazer um manuseio exato, bem preciso, tal como Paulo, quando fazia tendas, calculava o corte do material de tal forma, que quando a tenda fosse costurada e armada, era impermeável, porque as partes tiveram um encaixe perfeito porque foram medidas e cortadas com precisão. A falta dessa capacidade de manusear corretamente a bíblia criou uma legião incontável de falsos mestres promotores de heresias, falsos profetas e falsos pregadores, milhares desses estão espalhados pelo mundo a fora, desqualificados para tal função, porque não cumprem os requisitos das Escrituras. Foge destes!
Conclusão: O bom pregador que tem compromisso com a verdade, bebe da fonte das Escrituras e seus sermões são abençoados pelo Espirito Santo, os pregadores descuidados, que não estudam com afinco e muita diligencia  ás Escrituras, são  ferramentas para promover os propósitos do espírito do erro.
Texto bíblico extraído da ACF
Autor : Clavio J. Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário