O Evangelho: Importância e Necessidade











Porque devemos crer no evangelho?


 Há muitas boas razões para crermos no evangelho, mas algumas citadas aqui devem ser reavaliadas para fortalecer as nossas convicções.
Primeiro: Devemos crer no evangelho porque é através do evangelho que Deus revela a sua justiça (Romanos 1:17) Somente através dele e nada mais, vem a plena consciência de que o pecado precisa ser tratado de forma severa e Cristo fez isso na cruz, tomando a nossa maldição (Gálatas 3:13) carregando os nossos pecados e tomando sobre si as nossas dores, Cristo cumpre na obra perfeita e consumada de Cristo na cruz (I Pedro 2:24) a justiça de Deus (Romanos 6:18) concedendo salvação aos homens.”Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós, para que nele fossemos feito justiça de Deus (II Coríntios 5:21) “Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8)
Segundo:  O evangelho é uma luz, ((I João 2:8 com I João 1:7)) essa luz é gloriosa por que revela a graça e a misericórdia de Deus” isso é maravilhoso, pois sendo a luz que ilumina o coração do homem lhe concede a esperança necessária apara viver a vida com um sentido  existência profundo e duradouro. “Eu vim para que tenham vida em abundancia” (João 10:10) ora a bíblia diz que o nosso entendimento pode ficar sem fruto (I Coríntios 14:14) Sabemos que a ação do diabo é fazer com que essa luz não resplandeça sobre o homem caído. O diabo cega o entendimento dos incrédulos (II Coríntios 4:4)Estrategicamente o inimigo ataca com sofismas contra o conhecimento de Deus (II Coríntios 10:5) Satanás luta para manter o homem no cativeiro da ignorância espiritual, porém a luz do evangelho revela o perigo da alma perdida e a porta de escape que é o Senhor Jesus. (João 14:6)
Terceiro: o evangelho concede imortalidade ao homem. (II Timoteo1: 10) Não é essa a maior ânsia do homem mortal? Não almeja ele viver uma vida duradoura e usufruir toda plenitude de satisfação e felicidade? Pois só o evangelho pode conceder isso a ele. (João 4:14, 5:24, 5:39, 6:27, 6:40 e 47, 6:68, 17:2 e 3, Romanos 6:23 I Timóteo 6:12 e 19 Tito 1:2 I João 5:11 etc.) O evangelho é capaz de satisfazer  a fome espiritual do homem. Só o evangelho pode fazer isso, ele nos leva até a fonte da graça divina, nele podemos mergulhar no oceano da misericórdia de Deus, através do evangelho, um manancial de esperança desce do céu para consolar o homem desesperado. “ A firme consolação, nós o que pomos o nosso refugio em reter a esperança proposta” (Hebreus 6:18) “Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu” (Hebreus 10:23)
Quarto: O evangelho tem uma duração eterna (Apocalipse 14:6) esse caráter duradouro é um fato porque Deus Pai é o autor do evangelho, é algo sublime e celeste saber que as promessas do evangelho estão sustentadas pela eternidade do Deus Todo Poderoso.(I Pedro 1:27) Pelo fato dos mananciais da eternidade jorrar pelas fontes do evangelho, cada cristão pode ir até ele e beber, saciar-se e viver satisfeito em Cristo.(I João 3:3 I Tessalonicenses 2:19) O  evangelho é um eco eterno, é uma canção sem fim, é um mel que flui da graça de Deus, um balsamo que flui da misericórdia do Altíssimo e sacia alma redimida, o evangelho é de duração eterna porque o autor do evangelho não tem princípio de dias e nem mesmo fim, é o evangelho que permanece pelos século do séculos. Os incrédulos  passam, morrem e a sua memória fica adormecida no pó, mas o evangelho atravessa os séculos e alcançará os níveis mais remotos da eternidade, e cada um que crê será iluminado por essa preciosa luz. Os seguidores do evangelho seguem as pegadas de Cristo (I Pedro 2:21) o evangelho do Senhor é o evangelho pelo qual os cristãos santificados obedecem (I Pedro 4:17) Cristo é o nosso caminho,(João 14:6)  Seus ensinos nosso consolo e sua obra redentora o cálice pelo qual bebemos o vinho puro e celeste do evangelho da graça de Deus.(Tito 2:11 a 15) Quando o Senhor se revelou ao homem, nos dias anteriores a plenitude dos tempos,(Gálatas 4:4  com João 1:17) deu a lei para diagnosticar o nosso estado espiritual.(Gálatas 3:24) O evangelho oferece o remédio para o homem: a absolvição dos pecados pelo sacrifício de Cristo na cruz. “O Sangue de Jesus Cristo seu filho, nos purifica de todo pecado” (I João 1:7) Em cristo experimentamos as bênçãos do evangelho, e somos conduzidos por uma verdadeira esperança. “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos nosso pecados”( Colossenses 1:14 veja também I Timóteo 2:6 e Hebreus 9:12) “Bendito seja o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós” (I Pedro 1:3 e 4)

Conclusão: A obra consumada e perfeita de Cristo na cruz deve ser a mensagem central da igreja verdadeira, a enfase no materialismo, em bençãos temporárias são sinais evidentes de apostasia. A erguer impérios religiosos caracterizados pela arrogância e riquezas e a paixão por coisas terrenas e mundanas, a cristandade apenas prova na pratica que está longe do reino de Deus.

Clavio J. Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário