Cuidado com as Heresias Cristológicas



Jesus não somente é o centro das Escrituras, é o fundamento da teologia e da fé cristã (I Coríntios 3:11) todas as coisas irão convergir nele (Efésios 1:10) é o foco central da existência espiritual (Hebreus 12:2) o Caminho, a verdade e a vida (João 14:6) o mantenedor do universo (Hebreus 1:1 a 3) o Verbo que se fez carne (João 1:14 e I Timóteo 3:16) é o verdadeiro Deus e a vida eterna (I João 5:20) o Deus bendito para sempre (Romanos 9:5). Algumas pessoas creem em Cristo, os gnósticos, por exemplo, criam em Cristo, mas a cristologia era antibíblica, então criam em outro cristo, num falso cristo, criado pela deturpação da doutrina cristã. Assim aqueles que negavam que Jesus veio em carne, eram movidos pelo espírito do anticristo, o espírito do erro (I João 4:1 a 6  II João 1;7) Testemunhas de Jeová negam a divindade de Cristo e ensinam que ele é o arcanjo Miguel, adeptos da nova era e de seitas espiritualistas, comparam cristo a um avatar ou mestre ascenso. Na década de 1980, Benjamim Creme, anunciava a vinda do cristo da nova era.  Há quem defenda a teoria “kenotica” a falsa doutrina de que Cristo esvaziou completamente da sua divindade e tornou-se um mero humano na encarnação. Um único versículo expõe esse erro, Colossenses 2:9 afirma que toda a plenitude da divindade habita corporalmente em Cristo. Muitos falsos profetas tendem a diminuir á Cristo ao paladar herético de exaltar o homem. Outros ainda afirmam que Jesus é o irmão de Satanás. Ora, um único versículo já denuncia essa grave heresia, Jesus é o unigênito (Grego monogenes), ele é o filho único (João 3:16). Até alguns ufólogos defendem a ideia de que Cristo era um alienígena No site da revista UFO lemos: “Uma analise imparcial de diversas referencias bíblicas leva a conclusão de que Jesus Cristo era um extraterrestre e que a bíblia pode ser considerada um documento ufológico que comprova a ação milenar de outras espécies cósmicas na terra” (1)  Jesus não veio e retornou a outro planeta, embora essa ideia seja mais recente, não deixa de ser menos absurda, tão absurda quanto aquela que ensina que Cristo foi arrastado por satanás para o inferno, torturado e depois renascido no fundo do abismo, para ressuscitar (2) Idéias provenientes da metafísica espiritualista também defendem falsos conceitos cristológicos, Edgar Cayce por exemplo ensinava que Jesus era a uma reencarnação de Adão e Enoque (3) Ora, a bíblia nunca ensina que Jesus é uma reencarnação, mas o próprio Cristo ensina ser Ele, a ressurreição e não a reencarnação (João 11:5) desde a antiguidade a pessoa bendita do nosso Salvador, é atacada, havia os Arianos que negavam a divindade de Cristo e só aceitavam a humanidade, os monofisitas não aceitavam a humanidade e só a divindade. O docetismo ensinava que o corpo humano de Cristo era apenas uma ilusão, mas a parte divina não, os apolinarianistas afirmavam que Cristo não tinha uma mente humana, mas só um corpo. Que a divindade de Cristo de Cristo é uma doutrina bíblica e ortodoxa, podemos ver em  passagens como Isaias 7:14 e 9:6 Miquéias 5:2 João 1:1 a 14 João 8:24, 58 e 59, João 14:6-11 II Coríntios 5:19, Romanos 9:5, Apocalipse 1:17, Colossenses 1:12 e 17, que Ele foi totalmente homem, podemos ver claramente em Isaias 7;14, Lucas 13:1 e 2:6 e 7, Atos 17:31, Filipenses 2:7 e 8, João 1:14, I Timóteo 2:5 e 3:16, Hebreus 4:15 I João 1:1 a 4. Por fim, esse estudo sobre cristologia não ficaria completo se não falasse algo sobre a ressurreição de Cristo, pois o próprio Senhor abordou esse assunto pessoalmente (Mateus 20:19 e João 2:19 a 22) a ressurreição de Cristo atesta a veracidade das Escrituras (Lucas 24:45 e 46) foi efetuada pelo poder do Espírito Santo (Romanos 8:11) e é uma doutrina central da Fe crusta (Marcos 16:9 João 20:18 Lucas 24:13 a 31 I Coríntios 15:1 a 7 Atos 1:22 Atos 25:19 e 26:23 etc) As palavras de W. E. Vine, iluminam muito bem esse assunto: “A ressurreição de Cristo é o ponto básico das evidencias históricas relativas a sua pessoa e obra. O fato da Sua ressurreição confirma a verdade da sua deidade, Seu nascimento sobrenatural, e seu sacrifício substitutivo na cruz. Excluindo-se a ressurreição mão haveria fé cristã a declarar. A mensagem da ressurreição compreende e resume tudo quanto o evangelho declara. Se a ressurreição não é um fato não há evangelho a pregar. Além disso, a ressurreição foi o clímax tanto dos desenvolvimentos passados da vida, incluindo a formação, progresso e destino da igreja, como da libertação final da criação do cativeiro da corrupção. A ressurreição era o grande tema do testemunho apostólico. Ela devia  sempre estar presente ma pregação do evangelho”(4)  Que creiamos que Jesus é o Cristo, e crendo possamos ter vida eterna através da Sua obra consumada e perfeita, “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível incontaminável, e que não se pode murchar guardada no céus pata vós, que mediante a fé estais guardados no poder de Deus para a Salvação, já prestes para se revelar no ultimo tempo.”(I Pedro 1:3 a 5)

Os testos bíblicos são da ACF (Versão Almeida Corrigida e Fiel da Sociedade Bíblica Trinitariana)
Notas:

(1)    www.ufo.com.br  Artigo Está na Própria Bíblia a Prova de Que Cristo Era Extraterrestre”
(2)     Hank Hanegraaff aborda esse assunto herético no seu livro Cristianismo em Crise Pagina 181 a 187
(3)    www.near-death.com Artigo:> Cayce om the reincarnation Past Lives of Jesus Christ.
(4)    A Senda do Cristão Numero 51 Outubro de 1973 Pagina 3

Autor: Clavio J. Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário