Os Espinho das Aflições e a Soberania De DEUS




O apostolo Paulo sofreu a severidade de um espinho na carne, é um mistério desvendar o que necessariamente eram essas agressões feitas por um mensageiro de satanás. (II Coríntios 12:7) Quando Paulo ora três vezes pedindo ao Senhor que esse problema tão horrível seja resolvido, o Senhor responde: A minha graça te basta (II Coríntios 12:9) eu quero me concentrar nessa resposta negativa, Deus responde com um "não" para alguém com um nível espiritual muito elevado, e ainda por cima coloca a Sua graça como suficiente e não o alivio das aflições produzidas por aquelas profundas  agressões. Nas aflições de uma jornada causticante, Deus também foi o Galardão de Abraão (Genesis 15:1) Como essa resposta é profunda: "A minha graça te basta" Todavia, o que vimos hoje em nosso meio, senão milhões de pessoas que não encontram a suficiência na vontade de Deus e não estão dispostos a seguir a vontade soberana de Deus e então  dizer ao Senhor: "Se possível afasta de mim esse cálice, todavia seja feita a Tua vontade e não a minha".(Lucas 22:42) “Isto é a minha consolação na minha aflição, porque a tua palavra me vivificou”(Salmos 119:50) Paulo mesmo com um espinho na carne, bebeu do copo da consolação (Jeremias 16:7)A espinha dorsal do corpo teológico das Escrituras é a Soberania de Deus, se Ele não for Soberano e absolutamente Todo Poderoso, de que modo subsistirá a sua graça e a sua misericórdia? Aqui está, Paulo confia na graça, repousa na graça, cumpre o resto das aflições de Cristo por meio da graça (Colossenses 1:24) Não há espaço para um teísmo aberto, não há sustento para um Criador impessoal, Paulo está ali, sofre as dores de um espinho que rasga a sua vida, em tudo porem Deus era a fonte da paciência e da consolação (Romanos 15:5), a agressão das bofetadas, esse é o caminho de entrada da provação de Jó, não chegou ao ápice, mas sentiu os rasgos da violência da dor humana, nas carnes do homem exterior.”Mas a sua carne nele tem dores, e a sua alma nele lamenta” (Jó 14:22) E ali, o que ele recebeu senão uma resposta negativa, seus clamores não foram atendidos, a resposta parece um tanto fraca, aos moldes da religião utilitarista moderna: "A minha graça te basta". Caro amigo:  isso é relevante hoje, o estar contente com a vontade de Deus? Deixar que o nosso ego de barro seja tratado pelas mãos do oleiro, isso é bom? (Jeremias 18:6) A essência da espiritualidade é pura na sua fonte quando as mãos do Mestre sustentam e controlam a vida de um homem regenerado. (Hebreus 5:9 e 10:10, Isaias 13:3, Coríntios 6:11) A matriz divina do cristianismo está na graça de Deus, Paulo bebe direto da fonte, e se os espinhos cortam a carne, movem-se como as laminas do arado, rasgando o orgulho, as formalidades, o conforto e os interesses pessoais de Paulo, a semente da graça cai lá no fundo do sulco, e o poder espiritual germina.(Mates 13:23 Romanos 5:3 II Coríntios 4:17 Hebreus 6:7 e 8 e 12:11) Nada de materialismo, nada de fama, nada de aplausos, muito menos glamour, nada de prosperidade e riquezas temporais, nada de conforto, mas "A minha graça te basta".(Veja Filipenses 1:21) Desconfio que se Deus chamar pessoalmente todos esses que enchem os templos, para responderem seus anseios com uma resposta dessas, a maioria, senão quase todos sairão pestanejando e negando a fé, por sentir a inutilidade dessa resposta divina: "A minha graça te basta" pelo simples fato dessa resposta não corresponder aos seus interesses pessoais.(João 6:60 a 66)

(Clavio J. Jacinto)


0 comentários:

Postar um comentário