A Supremacia Profética Das Escrituras.



O Livro dos livros, a Bíblia sagrada, contem o grande cenário da história do começo ao fim, além de uma unidade interna maravilhosa, tem como centro uma pessoa: Jesus Cristo. De modo que todos os 66 livros se harmonizam de forma absoluta.  Os dados proféticos são surpreendentes, e essa é a base pelo qual se fundamenta a estrutura sobrenatural das Escrituras. Quando o salmista diz que a Palavra de Deus é lâmpada para nossos pés e luz para o caminho (Salmos 119:105) isso significa o caminho da nossa existência, o caminho da historia humana. Do drama trágico da queda ao alcance glorioso da redenção e da glorificação dos redimidos.  Essa é a abordagem profética, a bênção da redenção, através da obra consumada e perfeita de Jesus na cruz, cujo Antigo Testamento aponta desde o principio. A visão profética do principio de todas as coisas e da consumação dos séculos, se podem ver claramente em suas paginas benditas. A visão geral da história, a perfeita soberania de Deus no controle do universo, o drama cósmico da queda e a restauração fina de todas as coisas pode ser vista no amplo aspecto do progresso da revelação das Escrituras. A Bíblia é um livro no seu todo, maravilhoso e sobrenatural, é a fonte de esperança ao homem piedoso, luz para o coração que precisa de uma direção existencial, pão para o peregrino que sente fome espiritual,  fonte de águas espirituais para aqueles que atravessam o deserto da vida, a bíblia é o grande portal por onde o pobre pecador encontra as riquezas da graça de Deus, onde o perdido encontra a direção da vida, e por fim, numa vida envolta pelos trajes da miséria humana, o desesperado pecador encontra o perdão para seus pecados.  As profecias estão envolvidas em dois esplendores de uma mesma pessoa: O Senhor Jesus Cristo, sua primeira vinda como cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e pela segunda vinda que tira os redimidos do mundo. A primeira seção abaixo, foi elabora pelo piedoso erudito  J. Barton Payne, que  apresentou os dados proféticos assim:

A bíblia contem:
8352 versículos de profecias, que corresponde a 27% das Escrituras
1837 profecias organizadas
731 profecias independentes
590 referem-se a grandes eventos
570 já se cumpriram
20 estão se cumprindo ou irão se cumprir em breve.
O tempo dos gentios começa em 70 dc com a queda de Jerusalém e a dispersão do povo judeu e termina com o arrebatamento da igreja ( Veja Zacarias 14:4 e Romanos 11:24 a 26)
Christian Chen no seu livro “Uma Chave para o Amanhã” apresenta também seus dados sobre a profecia, note que se harmoniza com as pesquisas de J. Barton Payne:

“Aprouve a Deus revelar todo o seu plano e contar alguns segredos antes de acontecerem. Assim, de Genesis ao Apocalipse há 1800 profecias e todas tem a ver com a obra de Deus; 27% da bíblia é profecia. Esse conjunto de profecias refere-se aproximadamente 737 eventos independentes. Os eruditos da bíblia organizaram esses 737 eventos independentes e observaram que há 590 eventos principais, dos quais 570 já que se cumpriram. Isso significa que a taxa de cumprimento é de 97%. Hoje, os 20 eventos restantes estão em processo de cumprimento. Considerando a taxa elevada de cumprimento, vemos que Ele prossegue com sua obra e que estamos no final do fim dos tempos. Deus certamente concluirá a Sua obra, então chegaremos ao fim” (Uma Chave pata o Amanhã. Um vislumbre do livro de Daniel Edições Tesouro Aberto Pagina 13)

A exposição proposta só não se harmoniza com as profecias independentes, Payne apresenta 731 e Chen apresenta 737, e talvez por causa de suas convicções a respeito da escola escatológica á que pertencem, ele apresentam essa diferença de 6 profecias independentes. Porém vimos como dois estudantes eruditos acabam concordando entre si em quase tudo.

Clavio J, Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário