Uma Senda Marcada Pela resignação







       O Caminho Abençoado do Verdadeiro Evangelho


 O cristão toma uma direção e essa é a direção da vida espiritual: um caminho estreito após uma entrada por uma porta estreita. (Mateus 7:13 e 14) Isso é radical, e impopular em nossos dias. A maior parte dos cristãos modernos estão habituados a uma espiritualidade de boas experiências emocionais,êxtases, uma religião sustentadas por sentimentos e emoções, porém completamente rasos em suas convicções doutrinarias (Jeremias 17:9) sentimentos agradáveis e sucesso material é a base do sustento dos evangélicos pós cristãos, bem como um incentivo a amar loucamente os bens materiais (Efésios 2:5 e I Tessalonicenses 5:3). A fé seria um tobogã que leva o crente ao oceano de todas as aventuras egoístas e emocionalmente aprazíveis. (Colossenses 2:8) Assim, os chavões são sempre egocêntricos, tipo “Deus tem o melhor pra você” “Receba sua benção hoje” “Essa semana algo extraordinário vai acontecer” “Deus fará um milagre na sua vida hoje”. Tudo gira em torno de interesses pessoais, assim, ao invés de uma ênfase sadia, na mensagem da cruz e na maneira como o Senhor teve que tratar com o pecado, atribuindo ao Evangelho, à importância suprema do que Ele já fez, e isso não podemos perder de vista, infelizmente vimos que o egocentrismo e as conveniências pessoais tomaram conta do recado da igreja moderna. (Veja I Coríntios 2:1 a 5) ”Aceitaram o suborno e perverteram o direito” (I Samuel 8:3) assim,  também estão sendo levados pelo engano do premio de Balaão (Judas 1:11) O Senhor mandou calcular o custo do discipulado. (Mateus 16:24 Marcos 8:34 e Lucas 9:23)  A vida cristã é uma jornada difícil para um destino glorioso.(João 14:1 a 6 com 16:33 e Atos 14:22) Mas Jesus nunca disse que seria um caminho fácil.  Em nenhuma parte do Novo Testamento encontramos isso. Faça um estudo da vida dos apóstolos e você descobrirá isso por si mesmo.  O Dr Martin Lloyd Jones, em seu fenomenal comentário do Sermão da Montanha escreveu: “Temos visto quão estreita e quão apertada é a vida cristã em seu inicio. Porém  ela não é estreita somente no começo, ela continua sendo apertada. Não há somente uma porta estreita, mas o próprio caminho também é apertado.  A vida cristã é estreita do inicio até o fim. Nas dimensões espirituais não há aquilo que poderíamos chamar de férias. Podemos tirar férias em nosso trabalho, mas não existe férias na vida espiritual. Ela será sempre difícil e apertada. Assim como ela começa, assim também continua. Do princípio ao fim consiste em uma luta de fé. É um caminho muito estreito, e de ambos os lados há inimigos. Há coisas que nos oprimem, pessoas que nos atacam ao logo de todo o nosso caminho. E você não desfrutará de uma vereda mais fácil, neste mundo e nesta vida. E cristo nos adverte a esse respeito desde o começo. Se você tem a impressão será difícil no começo,  mas que mais adiante essa dificuldade abrandará então você tem uma idéia completamente falsa do ensino neotestamentario. Esse caminho continua difícil. Haverá adversários e inimigos que nos atacam até ao ultimo instante.”(1)  Nunca podemos perder essa realidade de vista. Porque esse é o ensino verdadeiro do Novo Testamento sobre a peregrinação do cristão por esse mundo. “Amados, peço-vos como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que há no mundo”(I Pedro 2:11) o caminho estreito não permite conformação com o presente século (Romanos 12:1 a 2) e nem pacto com os poderes das trevas (Efesios 5:11) mas uma vida completamente conformada com Cristo (Romanos 8:9 e 29) a graça de Deus nos instrui a viver num caminho consagrado na obediência  (Tito 2:11 a 15 com Hebreus 5:9) por isso somos convocados a santidade (I Pedro 1:15)  
Conclusão: A redenção é uma chamada dramática para o novo nascimento, uma transformação pela regeneração, uma saída do Egito espiritual chamado de “O mundo (que) jaz no maligno” (I João 5:19), assim, esse êxodo nos coloca frente a frente com os valores do mundo caído, e num inevitável confronto com os poderes opostos á Deus.



(1)Sermão do Monte Pagina 724 e 725  Martin Lloyd Jones Editora Fiel


Clavio J. Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário