Em nosso dia a dia,
sempre temos algo para fazer. O trabalho, a família, as responsabilidades da
igreja... e em meio a essa voragem, é fácil perguntar: "Já sou cristão,
vou à igreja, por que preciso ler e estudar a Bíblia por conta própria?"
A resposta, no
entanto, é fundamental para nossa vida espiritual. A Bíblia não é um simples
livro religioso, um compêndio de histórias antigas ou um manual de boas
maneiras. Ela é a Palavra de Deus, viva e eficaz, e tratá-la como algo menor
que isso é um erro que pode ter graves consequências.
Devemos desejar
ardentemente a palavra de Deus e ter uma grande afeição por ela, pois ela é a
luz que nos alumia em meio a tanta confusão que opera em nossos dias.
“Não que você deva ler apenas a Bíblia.
Tudo o que é verdadeiro e bom merece ser lido, se você tiver tempo para isso.
Tudo, se usado corretamente, o ajudará no estudo das Escrituras. Um cristão não
fecha os olhos para as belas paisagens naturais que o cercam. Ele não deixa de
admirar as colinas, as planícies, os rios ou as florestas da Terra porque
aprendeu a amar o Deus que os criou; nem se afasta dos livros de ciência ou da
verdadeira poesia porque descobriu um livro mais verdadeiro, mais precioso e
mais poético do que todos os outros juntos.” (Horatius Bonar)
Um Tesouro e uma Defesa
O Salmo 19 nos diz
que a Palavra de Deus é "mais desejável que o ouro, sim, mais do que muito
ouro refinado". Ela é o nosso maior tesouro espiritual, o alimento que
nutre a nossa fé. O próprio Jesus afirmou: "Nem só de pão viverá o homem,
mas de toda palavra que sai da boca de Deus" (Mateus 4:4).
Mas a Escritura não
é apenas um benefício supremo; ela também é uma defesa suprema. Descuidar dela
é perigoso. O cristão que não se alimenta da Palavra não cresce espiritualmente
e se torna vulnerável ao engano. Pedro nos adverte que os "indoutos e inconstantes
torcem" as Escrituras para a sua própria perdição. Por isso, devemos
crescer "na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus
Cristo" (2 Pedro 3:16-18).
Não é obra do Espírito Santo revelar o
significado das Escrituras e dar-lhe o conhecimento da divindade sem o seu
próprio estudo e esforço, mas sim abençoar esse estudo e, por meio dele,
conceder-lhe conhecimento... Rejeitar o estudo sob a alegação de que o Espírito
é suficiente é rejeitar as próprias Escrituras. (Richard Baxter)
A Lição de Corinto
A igreja em Corinto
é um poderoso exemplo do que acontece quando se abandona a Escritura. Começou
bem, fundada pelo apóstolo Paulo, mas logo se desviou. A igreja, em vez de se
apegar à sã doutrina, começou a misturar a mensagem do evangelho com as
filosofias mundanas e as práticas pagãs da cidade.
O resultado foi um
desastre moral e espiritual: imoralidade aberta, divisões, contendas,
materialismo e uma atitude pecaminosa em relação aos dons espirituais. A igreja
de Corinto se desconectou da Palavra de Deus, permitindo que o vazio espiritual
fosse preenchido pelas influências do mundo incrédulo.
A solução de Paulo
não foi diplomática nem branda. Ele enfrentou os problemas um por um,
baseando-se nas Escrituras. Utilizou a Palavra para ensinar, repreender,
corrigir e instruir em justiça, chamando a igreja a voltar ao caminho da
verdade.
“Antes e depois de ler as Escrituras,
ore fervorosamente para que o Espírito que as escreveu as interprete para você,
o livre da incredulidade e do erro e o conduza à verdade.” (Richard Baxter)
Um Método Prático para o Estudo Bíblico
O apóstolo Paulo
nos deixou em 2 Timóteo 3:16-17 um método claro e poderoso para estudar a
Bíblia com proveito: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o
ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça".
Para aplicar isso
ao nosso estudo diário, podemos fazer quatro perguntas-chave enquanto lemos a
Palavra, pedindo ao Espírito Santo que nos guie:
1. Que doutrina Deus
está ensinando aqui? Qual é a verdade que ela contém? Qual é o caminho da sã doutrina?
Esta pergunta nos ajuda a compreender o ensino de Deus e o caminho correto para
pensar e viver.
2. Esta passagem me
repreende? Deus está me dizendo que há algum aspecto do meu agir ou pensar em
que me desviei? Como isso aconteceu? Esta pergunta nos confronta com nossos
pecados e erros, revelando onde falhamos.
3. Como esta passagem
me indica que preciso me corrigir? O que preciso mudar em minha
maneira de pensar e viver para voltar ao caminho certo? Estou disposto, pela
graça de Deus, a fazer isso? Esta pergunta nos leva ao arrependimento prático e
à mudança de direção.
4. De que maneira esta
parte da Palavra de Deus me instrui em justiça? Como posso
permanecer no caminho da sã doutrina e não me desviar novamente? Esta pergunta
nos equipa para viver uma vida justa e perseverante em obediência a Deus.
Este método
transforma a leitura bíblica de um exercício passivo para um diálogo ativo com
Deus, onde a Sua Palavra não apenas nos informa, mas nos transforma.
“O testemunho interior do Espírito Santo
ilumina o crente para que ele saiba que as Escrituras são a Palavra de Deus. O
fundamento bíblico para essa clareza deriva de duas fontes. Primeiro, as
palavras das Escrituras são autoevidentes, pois afirmam ser de Deus (2 Timóteo
3:16; 2 Pedro 1:20-21). Segundo, o poder dinâmico do Espírito Santo aplica a
verdade das Escrituras, resultando em uma certeza confiante na própria Palavra
(1 Coríntios 2:4-16)... Isso não significa que todos os que ouvem ou leem creem
(Romanos 10:14-21), mas significa que aqueles que creem o fazem por causa da
obra convincente e iluminadora do Espírito Santo” (John MacArthur)
Confie no Poder da Palavra
A Bíblia é o único
Livro sobrenatural, escrito por Deus através de homens santos que foram
"inspirados" (impulsionados) pelo Espírito Santo. Portanto, ela é
infalível e inerrante. Deus não pode mentir, e a sua Palavra é a verdade
suprema. Não há autoridade superior a ela.
Ao nos aproximarmos
da Palavra, devemos fazê-lo com humildade, colocando-nos sob a sua autoridade,
e não acima dela. Podemos confiar que a Escritura é a sua própria intérprete; o
que é mais claro iluminará o que é menos claro. Recursos humanos, como
comentários e guias de estudo, podem ser úteis, mas nunca devem ter mais
autoridade do que a própria Palavra de Deus.
O apóstolo Paulo
resumiu essa confiança dizendo: "E o Deus da esperança vos encha de todo o
gozo e paz no crer, para que abundeis em esperança pelo poder do Espírito
Santo" (Romanos 15:13). A Palavra de Deus, mais desejável que o ouro, tem
o poder de nos encher de gozo, paz e esperança, se a lermos e estudarmos com fé
e dependência do Espírito Santo.
“A menos que leiamos a Palavra de Deus,
não podemos ser instruídos pelo Espírito, e a menos que sejamos instruídos pelo
Espírito, não podemos nos tornar servos piedosos e eficazes. Em outras
palavras, amar a Palavra, aprender com a Palavra e viver de acordo com a
Palavra estão interligados no plano de Deus para o nosso crescimento
espiritual.” (David McKenna)
Organizado por C.
J. Jacinto
Fonte bibliográfica: Elliott, Dr.
Paul M. "Mais desejável que o ouro: Como ler e estudar a Palavra de Deus
com proveito." TeachingTheWord Ministries.

0 comentários:
Postar um comentário