Qual é a Identidade do Anticristo ?






O conceito Joanino de ver o mundo, é que ele estava dominado por um sistema maligno (I João 5:19) o mundo jaz no maligno, como que derrotado após uma batalha. O mal prevalece de certa forma, porque o diabo engana todo o mundo (Apocalipse 12:9). Essas são realidades indiscutíveis, tendo em vista o mundo como um sistema ímpio, onde o pecado e o engano é uma marca distinta do nosso século perverso.  As escrituras, particularmente os escritos do apostolo João, apontam para uma parte da escatologia não muito abordada em outras partes. A vinda do anticristo. Envolto em mistérios, traz consigo assuntos polêmicos por parte de quem desejam fazer uso de pressupostos para tentar desvendar tal enigma. O resultado sempre será o erro e a confusão.  João menciona pelo menos quatro vezes sobre o “Anticristo” são essas as passagens: I João 2:18, I João 2:22, I João 4:3 e II João 1:7. Desejo apenas salientar que deixarei que a bíblia responda sobre esse assunto, e nada mais. Importante se faz saber , que o contexto  dos escritos de João era uma igreja que estava reagindo diante de um surto de engano espiritual que predominou com muita força representado por diversos segmentos ou seitas que tinha uma plataforma comum:o gnosticismo. Portanto, é justo crer, que o anticristo nos últimos dias surgirá debaixo da mesma influencia espiritual, um reavivamento do gnosticismo para preparar o caminho do anticristo. Primeiro devemos entender que houve na época de João, muitos anticristos “Também agora, muitos se tem feito anticristos” (I João 2:18) Mas João fala da vinda de um anticristo, e aqui é uma pessoa singular, um oponente de Cristo, contra o Senhor. “como ouvistes que vem o anticristo” (I João 2:18) “É o anticristo”(I João 2:22) “Esse tal é o enganador e o anticristo”(II João 1:7) “O que há de vir, e eis que agora já está no mundo”(I João 4:3). Nesse ultimo verso, vemos que João diz que ele virá, mas que já esta no mundo. Note que em I João 4:1 os falsos profetas estão associados dentro do contexto do tema (I João 4:1) também nos é dito que o espírito que não confessa que Jesus veio em carne é do anticristo (I João 4:3). O espírito do anticristo é o espírito do erro de  I João 4:6 Esse espírito do erro pode ser o mesmo mistério da injustiça que operava quando Paulo escrevia sua segunda carta aos Tessalonicenses 2:7 e seria uma oposição contra o Espírito Santo que é a verdade (I João 5:6) Assim a essência do erro do espírito do anticristo é A NEGAÇÃO DA ENCARNAÇÃO DO VERBO, o que implica negar também a obra consumada e perfeita de Jesus Cristo. Esse é o centro onde deve ficar a nossa compreensão a respeito do anticristo. A negação da pessoa encarnada, na sua totalidade divina e humana, porque isso traz uma serie de outras negações, por exemplo, em II Timóteo 2:5, Cristo homem é nosso único mediador. Assim a negação do Verbo também é uma negação da sua mediação exclusiva. Seitas heréticas tendem a negar isso, porque estão sob a influencia do espírito do erro. Assim o próprio anticristo carrega sobre si esse princípio de negação. Em suma o espírito do anticristo gera muitos falsos profetas e muitos anticristos. O que se entende pelo estudo do contexto porém leva para uma revelação de um que será o ápice dessa rebelião contra Cristo e a sua obra redentora e os ofícios cristologicos tão bem expostos no Novo Testamento. Agora seguimos para fora dos escritos de João, Paulo em II Tessalonicenses 2:7 menciona o homem do pecado, o filho da perdição, ele é descrito como o que se levanta contra, ou seja, é anti-Deus, pois se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora (II Tessalonicenses 2:4) também é chamado de iníquo (II Tessalonicenses 2:8) Existe alguma associação entre este “filho da perdição” e o anticristo dos escritos joaninos? É possível! Porque temos uma chave cristológica em I Timóteo 3:16 “E sem duvida alguma, grande é o mistério da piedade, Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória” Aqui está a divindade de Cristo e a sua entronização depois de sua ascensão (Hebreus 1:3) Todos os sectários e heréticos que negam que o Verbo se fez carne estão sob a influencia do enganador, o espírito do erro e o espírito do anticristo. Não desejo ir adiante, tendo em vista que queria abordar somente a questão sob a expectativa de Paulo e João. Na verdade, a bíblia não revela quem de fato será o tal, apenas  identifica as inclinações e os postulados que defende. E por ser um agente de negação, tanto na sua influencia como espírito do erro, como na sua forma consumada na pessoa do anticristo, os sinais bíblicos que prevalecem como formas de identificação  são:
Oposição a Deus e a tudo o que se adora
Negação da encarnação do Verbo Divino
Negação de confissão teológica e doutrinaria da encarnação do Verbo
Oposição ao espírito da verdade
Desejo de tomar para si a identidade divina
 Ocupação dos lugares mais santos sob pretexto de auto-divinização

Tudo isso acontecerá dentro de um surgimento do gnosticismo que se caracterizará como um sinal para os últimos tempos. (Veja I Timóteo 4:1)
Conclusão: a bíblia não revela a identidade do anticristo, apenas revela os aspectos da natureza espiritual que envolvem a sua ação no mundo.


Clavio J. Jacinto


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