O NAUFRAGIO DA IGREJA EMERGENTE





uma tendência em nossos dias de ruir com os fundamentos da fé desde dentro da cristandade, e não fora dela. A tática mais eficaz de satanás, não é outra senão “Introduzir encobertamente heresias de perdição” (II Pedro 2:1) de forma que, com palavras suaves (Romanos 16:18) e vãs filosofias (Colossenses 2:8) possam promover uma falsa piedade sem poder de transformação espiritual (II Timóteo 3:5) devemos escapar desse perigo “Por isso tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverencia e piedade”(Hebreus 1:28)
Ora, enquanto que uma das marcas da igreja de Atos dos apóstolos era uma perseverança na doutrina dos apóstolos (Atos 2:42) surge em nossos dias um princípio de negação das doutrinas históricas da fé cristã. Assim como no Éden, o diabo atacou a palavra de Deus negando a autoridade dela, hoje a igreja cristã está sob ataque, desde dentro. Assim como o ataque contra a palavra de Deus foi dentro do reino teocrático do Éden, agora novamente a estratégia é exatamente a mesma.  Se outrora, os modernistas atacaram a fé, os apostatas surgiram no cenário da igreja, promovendo bíblias com textos corrompidos, a igreja emergente, com seus falsos profetas assumem a condição representantes da nova onda de apostasia que assola a cristandade.  Os portas vozes principais são bem conhecidos: Brian McLaren, Rick Warren, Tony Campolo, Leonard Sweet etc.  McLaren e Warren com livros editados no Brasil. Uma vez que muitos lêem seus livros, acabam disseminando suas idéias dos púlpitos de suas igrejas. Lamentável, mas um meio eficaz de promover falsas doutrinas é através do trabalho da falsa pena dos escribas (Jeremias 8:8) e dos que não tem discernimento e acabam induzindo outros ao erro (Mateus 15:14)
Brian McLaren é autor do livro “Ortodoxia Generosa”, é o principal promotor das doutrinas emergentes, que chamarei de neoliberalismo teológico. A igreja emergente advoga um principio de negação, abraçando as teorias filosóficas de Jacques Derrida, que introduziu uma nova forma de exegese, o pressuposto de que nenhum leitor pode saber qual era a intenção do autor de um texto, portanto segue que deve interpretá-lo a luz da sua opinião. De certa forma, essa é uma eisegese, porém ela torna-se a principal marca do movimento, o que leva seus promotores para um mundo de subjetivismo obscuro sem precedentes na historia do protestantismo.   Assim a chave hermenêutica para estudar as escrituras é a idéia de Derrida, e com isso segue a negação da bíblia como autoridade espiritual, nega a vontade de Deus e nega a inspiração objetiva das Escrituras. A opinião humana como chave hermenêutica para interpretar as escrituras é um erro fatal, porque retira do Espírito Santo a autoridade espiritual e coloca nas mãos de homens falíveis
Assim a igreja emergente com seu neoliberalismo teológico passa a promover o desconstrucionismo, entronizando o pensamento humano, promovendo a incerteza como um modelo de vida para justificar o erro. Derrida impulsionou o ceticismo universal com seu método de interpretação, e qualquer que siga esse modelo segue o desastre do cego guiando outro cego.  Tomar as escrituras com uma analise critica e aberta, rejeitando o que o autor quis dizer no texto e tomar a razão como a luz para dar o sentido correto, é cair no desastre das mais obscuras ambigüidades. Aplicar tal método as Escrituras é descer a ladeira da apostasia.
Assim, vimos emergir desse movimento pós cristão um Jesus progressivo e o universalismo. Como se não bastasse a introdução de elementos místicos medievais de origem católica na igreja contemporânea (Promovidos no Brasil em ampla escala por escritores como Richard Foster) McLaren foi mais longe, e introduziu a idéia de que a base correlacional da igreja não é a teologia e sã doutrina (II Timóteo 1:13 com Tito 2;1) mas o dialogo informal e a interpretação do texto bíblico sob a autoridade da opinião humana, assim esvaziar a Palavra de Deus de seu sentido concreto e aplicar um sentido racional abstrato e ambíguo, é um erro colossal . Essa desconstrução do texto sagrado, pela idéia de que a bíblia está aberta a uma múltipla seqüência de símbolos que devem ser interpretados de acordo com a opinião particular do home fere a base intencional pelo qual o texto bíblico foi produzido. “Nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação” (II Pedro 1:20). Assim dessa forma, a igreja emergente torna-se o útero onde é gerado um outro evangelho (Gálatas 1:8 e 9) e carrega em si, a mesma tese satânica de interpretar as Escrituras de acordo com a conveniência sórdida do coração humano (Mateus 4:1 a 11) Essa tática diabólica foi usada no Jardim e também na tentação de Cristo, e um método pseudo-intelectual, uma abertura ao subjetivismo, desprezo a doutrina, abandono dos absolutos, um ataque aos pressupostos estabelecidos e rompimento com os fundamentos do cristianismo histórico.

Nancy parcey afirma :   “A verdade moral objetiva é importante para a saúde da sociedade” (1) e esse fato segue a verdade de que todo o cristão precisa crescer no conhecimento da verdade pratica do evangelho (Tiago 1;22 com II Pedro 3:18) Pois Deus dá conselhos objetivos, pela sua santa palavra (Atos 20:27 e 26:2) além disso, sabemos que haverá sempre conseqüências terríveis para aqueles que não obedecem a Palavra de Deus (II João 9-11) devemos tomar cuidado daqueles que escondem intentos malignos por trás de uma sinceridade corrompida pelo erro (Atos 20:29 com Mateus 7:13) Que a Palavra de Deus é viva e eficaz não há duvida nenhuma (Hebreus 4:12) e que é totalmente útil e inspirada (II Timóteo 3:16 r 17) e suficiente e de valor espiritual fundamental para a fé (I Pedro 1:20 e 21, II Samuel 23:1 a 2 e I Tessalonicenses 2:3) Cristo atestou que as escrituras não podem falhar(João 16:13 e 14) e que a Palavra de Deus é a Verdade (João 17:17) elas não podem ser anuladas (João 10:35) pois sua revelação total é a fé que uma vez foi dada aos santos (Judas 1:3)
Paulo ensinou “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas” (II Coríntios 10:4) as Escrituras iluminam o nosso entendimento (Salmos 119:05) e bom entendimento tem os que cumprem a sua vontade (Salmos 111:10) “A entrada das tuas palavras dá luz e entendimento aos símplices” (Salmos 119:130)”Tendo iluminado os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos”(Efésios 1:18) Concordo plenamente com John Theodore Mueller, em sua Dogmática afirma: “ A razão quando iluminada pelo Espírito Santo mediante a Palavra, jamais tem a presunção de julgar as Escrituras, mas concorda com a Palavra de Deus e em todas as coisas e se ufana dos seus ensinamentos sagrados” (2)

(1)    Verdade Absoluta Nancy Pearcey CPAD Pagina 25
(2)     Dogmatica Cristã John Theodore Mueller. Editora Concordia.Pagina 107

0 comentários:

Postar um comentário