O que significa "cirandar" em Lucas 22:31?




Texto Lucas 22:31 

Grego: σινιάσαι (siniássai). Quando eu era um menino com menos de 06 anos , minha mãe pegava o "abano" (uma espécie de peneira, porem todo fechado), colocava nele o café, depois de socado no pilão, e, de costas para o vento, ela jogava para cima os grãos com a palha e catava de novo com o abano. Ela repetia aquele gesto até que sobrava só o café no abano. Quando ela jogava para cima o café com a palha, o vento cuidava em soprar a palha para longe.

Satanás pediu -->> à Deus, não à Jesus, para peneirar Pedro; isto é, para provar que Pedro era uma palha em meio o trigo. Jesus intervém e roga ao Pai para que a fé de Pedro não viesse -->> eklípê (gr εκλίπη - de ekleípô -->> prep. ek + leípô) ser deficiente, em falta ou forçada (Lucas 18.22; Tiago 1.4; 2.15). 
Note que Jesus coloca o pronome pessoal na segunda pessoa do plural: vos reclamou para vos peneirar. "Indicando que Satanás pediu permissão para atormentar todo o grupo" (BEG).

Certamente, tudo estava designado por Deus: a fé de Pedro foi forçada; mas não foi consumada em deficiência, em falta. Tudo isto consistiu em falta de confiança em Cristo, por um instante, entre sua negação de Cristo e o desânimo que se abateu até que Cristo lhe restaurou o ânimo e sua fé tornou-se inabalável com a confirmação da ressurreição de Cristo e o recebimento do Espírito Santo no Dia de Pentecostes. Mas, jamais que Pedro caiu em incredulidade ao estado de um ateu. Pedro era crente e isto era impossível dele deixar de ser.

A "grande obra" que Satanás, com suas hordas, podia fazer na vida de Pedro era trazer uma tragédia no seu testemunho (Ad hominem), mas nunca fazê-lo um ateu.
Jesus roga ao Pai, é o que Ele faz pelos eleitos (1 João 2.1-2), para que a fé de Pedro não seja forçada, não seja deficiente, em falta. Rogou pela fé de Pedro. A oração de Jesus é respondida na restauração do seu discípulo. Jesus, claro sabia da resposta do Pai; pois ele completa exortando Pedro: tu, quando te converteres, ...
Com certeza, todos os santos antes do Pentecostes não estavam dentro do Reino (João 3.1-8). O Reino de Deus havia chegado com Jesus, mas ainda não se dizia: Cristo vive em mim pelo seu Espírito Santo (Galatas 2.20; 1 João 3.24). O enxerto ainda não havia sido feito pelo Espírito Santo (Romanos 6) de modo que o grão estava só (João 12.24). Assim, nenhum deles, por maior que fosse, não havia entrado no Reino antes do Pentecostes, embora fossem trabalho e trabalhadores do Reino (Mateus 11.11).
Mas, como eleito de Deus, Pedro era membro do remanescente eleito, da comunidade da Aliança, crente do Antigo Sistema, numa preparação para entrar na Nova Aliança, da qual já havia participado do seu sacramento. 
Conclusão: a fé de Pedro foi abalada, forçada, mas não destruída. Uma fé dada por Deus, quando ele tomou consciência do Deus de seus pais, quando foi instruído nas Escrituras Sagradas. Jesus chamou crentes do Antigo Sistema para ser seus discípulos; com exceção de Judas Iscariotes. Este não lhe foi dada a fé.


Autor: Gilson Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário