A justiça de Deus





JI Packer disse: “A retidão e a santidade pertencem juntas. Eles são essencialmente os mesmos, mas vistos de diferentes ângulos ”.

John Gill disse: “Sem este atributo, Ele não estaria apto para ser o Governador do mundo e o Juiz de toda a terra.

Louis Berkoff disse: "Este atributo está intimamente relacionado com a santidade de Deus".

Charles Spurgeon disse: "O grande fato é que Deus é justo e não pode errar".

A palavra justiça tem um significado de tribunal. Deus é justo porque é infinitamente santo. Também a justiça de Deus tem uma conexão com a justiça de Deus e veremos isso mais tarde. Uma pessoa se torna justa com justiça; é o juiz ou o padrão que faz um justo.

A palavra hebraica para justo quando se trata da natureza de Deus é 'sedeq' às vezes escrita como tsaddik, a palavra raiz é reta, significa um padrão moral ético, está se referindo à justiça de Deus à sua natureza. 

Salmo 145:   17 O SENHOR é justo em todos os seus caminhos, e benigno em todas as suas obras.

Também a justiça é o resultado de guardar a lei. As pessoas que violam a lei são chamadas de injustas. No entanto, quando se trata de Deus, a sua justiça, ele não está sujeito a qualquer lei, como não há lei acima de Deus. Deus é o legislador, pois sua natureza é justa. Nossa natureza é injusta. Para nos tornarmos justos, nossa natureza precisa ser mudada. É por isso que o evangelho é uma demonstração da justiça de Deus.

Romanos 1: 16 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. 17 Porque nele a justiça de Deus é revelada de fé em fé; como está escrito: “O justo viverá da fé”.

Quando se trata de Deus, sua natureza é justa. Porque sua natureza é justa, ele é perfeito em todas as suas obras.

Ezra 9: 15 O Senhor Deus de Israel, Você é justo, pois são deixados como um remanescente, como é hoje. Aqui nós estão diante de ti, na nossa culpa, embora ninguém possa estar diante de vocês por causa disso!”

Dt 32: 4 "A Rocha é perfeita, pois todos os seus caminhos são justos . Deus de fidelidade e sem iniquidade, justo e reto é ele.  


Dan 9; 14  Pelo que o Senhor preparou a calamidade e a trouxe sobre nós; porque o Senhor nosso Deus é justo em todas as obras que ele tem feito, e não obedecemos à sua voz.

João 17: 25 Ó Pai justo, ainda que o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que tu me enviaste.  

2 Tim 4: 8 Por fim, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

Ap 16: 5 E ouvi o anjo das águas dizer:   Vós sois justos, ó Senhor,
      Aquele que é e que era e que há de ser, porque julgaste estas coisas.

Justiça de deus

Como eu disse antes, a justiça e a punição têm que ser feitas porque Deus é justo.   A justiça de Deus pode ser dividida em três.

  1. Justiça reitorial de Deus.
  2. Justiça Remunerativa.
  3. Justiça retributiva

Todos os três acima mostram que Deus é justo. Agora vamos pegar um por um e tornar essas palavras simples de entender.

Justiça reitorial

A palavra "recto" é a palavra latina para régua. A justiça reitorial tem a ver com o governo de Deus deste mundo na justiça.
Deus se manifesta como o Governante do bem e do mal. Deus não é o autor do mal, mas está sob o controle de Deus. Deus é o legislador.

Tiago 4: 12 Há somente um legislador e juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar seu vizinho?

Suas leis são leis justas.

Dt 4: 8 E que grande nação há, que há estatutos e regras tão justos como toda esta lei que hoje ponho diante de vós?

Como governante da terra, um dia ele dará recompensas e punições, recompensas para os crentes e punição para os incrédulos.

Rm 2: 6  Ele renderá a cada um segundo as suas obras; 7  àqueles que, com paciência de bem, buscam a glória, a honra e a imortalidade, dará a vida eterna; 8  mas para os que buscam a si mesmos  e não obedecem à verdade, mas obedecem à injustiça, haverá ira e fúria.

Justiça Remunerativa.

AW Pink disse: “Justiça remunerativa ou distribuição de recompensas; a regra de que não é os méritos dos homens, mas sua própria promessa graciosa; porque primeiro ele, de sua própria graça e boa vontade, faz promessas, e então ele é justo e justo em cumpri-las ”.

Remunerativo significa recompensar alguém. É aqui que Deus recompensará anjos e crentes.

Salmo 58: 11 Para que os homens digam: Certamente  recompensa para os justos;
         Com certeza, ele é Deus que julga na terra ”.

Mateus 25: 21 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem , servo bom e fiel; tu foste fiel em algumas coisas, eu te farei governar muitas coisas. Entre na alegria do seu senhor.

34 Então o rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Vem, abençoado de meu Pai, herde o reino que preparou para você desde a fundação do mundo.

Hb 11: 26 estimam o opróbrio de Cristo maiores riquezas do que os tesouros do Egito; pois ele olhou para a recompensa.

James 1: 12 12  Bem-aventurado é o homem que permanece firme na prova; porque, quando tiver resistido à prova, receberá a coroa da vida, a qual Deus prometeu àqueles que o amam.

Colossenses 3: 23  Faça o que fizer, trabalhe de coração, quanto ao Senhor e não aos homens, 24  sabendo que do Senhor receberá a herança como recompensa.

Justiça retributiva

A palavra retribuir significa pagar de volta.   Há um tempo de retorno para os ímpios.   Esta é a expressão da ira de Deus. Não haverá ira de Deus em um mundo sem pecado, mas nosso mundo decaído está cheio de pecado e o tempo de retorno está chegando para aqueles que vivem em desobediência a Deus.

Romanos 12: 19  Amado, nunca se vingue, mas deixe-o para a ira de Deus, pois está escrito: “A minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor”.

A santidade de Deus é a causa de sua justiça. A santidade de Deus sempre faz o que é certo, como ele é justo. Se Deus é injusto, então ele será profano. Justiça é a perfeição de sua natureza divina. A justiça flui da sua natureza, pois ele não pode ser subornado ou forçado. Deus é perfeitamente santo e justo.

Mesmo em nosso sistema de tribunais terrestres existe o {Código Penal} (Lei), um código de leis que trata de crimes e ofensas e sua punição. Penal significa dor, punição.

Deus como o juiz da terra, ele fará o que é certo.   (Gên 18:25)

Romanos 1: 18  Porque do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que pela sua injustiça reprimem a verdade.

Romanos 2: 5  Mas, por causa do seu coração duro e impenitente, você está armazenando ira para si mesmo no dia da ira, quando o justo julgamento de Deus será revelado.

Romanos 2: 16  no dia em que, segundo o meu evangelho, Deus julga os segredos dos homens por Cristo Jesus.

2 Tessalonicenses 1: 8  em chamas de fogo, infligindo vingança a quem não conhece a Deus e àqueles que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.

Eph 5; 6  Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

Hb 9: 27  E assim como está ordenado ao homem morrer uma vez, vindo depois disso o juízo.

Pergunta: Como Deus pode manter a sua justiça e depois perdoar alguém como eu pecador? Eu gostaria que você pensasse nesta afirmação esta semana e respondesse na próxima semana.

Em conclusão, há um ensinamento profundo no Antigo Testamento de que o povo de Deus deve fazer coisas justas e justas. Em suma, o Antigo Testamento tem uma visão muito alta da reforma social, para ajudar os necessitados, os órfãos e os oprimidos da injustiça. Nos falta este ensinamento dos púlpitos hoje. Somos chamados a cuidar dos pobres e necessitados. Esse foi um dos crimes de Sodoma, pois eles eram orgulhosos, tinham muita comida e eram prósperos, mas negligenciavam os pobres.

Ezequiel 16: 49  Eis que esta foi a culpa de sua irmã Sodoma: ela e suas filhas tinham orgulho, excesso de comida e facilidade próspera, mas não ajudavam os pobres e necessitados. 50  Eles eram altivos e abominação perante mim. Então eu os removi quando vi.

Mateus 25: 41  “Então dirá aos que estiverem à sua esquerda: 'Partam de mim, vocês amaldiçoados, para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos. 42  Pois estava com fome e não me destes de comer, estava com sede e não me deste de beber. 43  Eu era um estranho e não me recebestes nu e não me vestias, doente e na prisão e tu não me visite.' 44  Então também responderão, dizendo: ç Senhor, quando te vimos com fome ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? 45  Então lhes responderá: Em verdade, em verdade vos digo que, como não fizestes a um destes, não fizestes a mim. 46 E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna ”.
Cristo imputou sua justiça aos crentes. Como sabemos que somos verdadeiramente nascidos de novo? Nós faremos coisas justas.
1 João 2; 29  Se você sabe que ele é justo, pode ter certeza de que todos os que praticam a justiça nasceram dele.

Autor: Desconhecido 


0 comentários:

Postar um comentário