Cuidado Com os Falsos Pregadores





 A pregação expositiva das escrituras, com a base fiel de que ela é a autoridade final, já não é mais popular em nossos dias. (II Timóteo 3 e 4) Creio que a pregação das doutrinas das escrituras e as implicações pessoais que envolvem o lado responsável da pratica da Palavra de Deus é uma afronta para o estilo de vida cristão que se adotou na igreja moderna.(Tiago 1:21) A vida cristã autentica, nos leva para um combate frontal contra toda a iniqüidade e todo o mundanismo.(Efésios 5:11) Foi por causa desse confronto que Paulo falou que todos os que quiserem viver em santidade, de acordo com os parâmetros das escrituras, sofrerão perseguições. (II Timóteo 3:12)
Ministros e pregadores do evangelho, trilham o caminho da fama ao invés do caminho da mortificação, o caminho do sucesso e da popularidade ao invés da oposição do mundo e do negar-se a si mesmo.  Estão dispostos a pregar o amor ao mundo e a adoração ao materialismo, pois isso lhe dá muitas vantagens, popularidade, fama, dinheiro, aplausos, presentes, abraços, etc.  Não é de admirar que ao contrario de Micaias, os falsos profetas eram populares porque tinham a estima daqueles que pagavam bem aos falsos profetas. Acabe por exemplo, reclamava de Micaias, porque este profetizava o que ele não gostava de ouvir.(Leia I Reis 22)
Há um principio bíblico comum a todos, se você quer ouvir coisas agradáveis, os falsos profetas sempre terão algo assim para proclamar. (Romanos 16:18) Eis porque o humanismo faz tanto sucesso hoje em dia? Porque temas voltados para o triunfalismo pessoal atrai tantas pessoas? Porque as fabulas atrai e a verdade muitas vezes ofende. Todo falso profeta é essencialmente humanista. Ele centraliza o homem como o foco, a vontade do homem como finalidade, nunca a vontade de Deus. (Tito 1:16 e I João 1:7)
“Lamentavelmente essas são razoes pelas quais parte do povo de Deus é enganado, porque Há ministros que ao invés de proclamar uma pregação sobre dentro de um contexto bíblico, fazem com base do humanismo, filosofias, paganismo, doutrinas de homens, diversas e estranhas doutrinas, incluindo algumas das quais são doutrinas de demônios.”(1)
 O evangelho não tem somente o poder de transformar o homem caído, na sua base está à mensagem que confronta o mundo caído. Pregadores não podem fazer adaptações, para tentar atrair o mundo com belas mensagens atraentes. (Romanos 12:1 e 2) O humanismo ou seja um evangelho centrado no homem, presta mais serviço ao diabo do que a Deus.(II Corintios 11:14 e 15) Mas todas as vezes que a verdade pura do evangelho é pregada, ela vem com um conteúdo desagradável aos ouvidos da sociedade pós-moderna. O homem é um pecador fadado a danação eterna, precisa se arrepender, converter-se de seus caminhos de iniqüidades e abominações (Atos 2:38 e 3:19) e viver uma vida santa em toda a maneira de viver e separado do mundo (I Pedro 1:15) vencendo as influencias da carnalidade pela mortificação do pecado e o negar-se a si mesmo. (Colossenses 3:5 Mateus 16:24, Marcos 8:34 e Lucas 9:23) Um tele-evangelista ou um pregador popular da mídia que pregue sobre isso, estará fadado ao fracasso, pois nunca terá popularidade. a menos que ele dependa somente da fidelidade de Deus e de alguns poucos ouvintes dispostos a ouvir a verdade, nunca pode se deixar enganar pelas cifras numéricas de ter uma grande multidão aos seus pés, depositando dinheiro em troca de sua mensagem de confronto. Um pregador que ouse proclamar a mensagem da cruz encontrará sempre uma maioria que se escandalizará com sua mensagem e outro tanto que classificará de loucura as suas pregações. Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem (I Coríntios 1:18) todavia a mensagem da cruz centralizada no sacrifício consumado e perfeito de Cristo é a mensagem mais radical e poderosa do universo (I Coríntios 2: 1 a 6)
Estejamos atentos ao tempo que estamos vivendo, homens amantes de si mesmo, procurarão por mensageiros do engano, usando a bíblia como pretexto para ensinar a avareza religiosa, ensinar o humanismo sob um rotulo cristão, ensinar teorias psicológicas como a auto-estima, promover o ego humano, centralizar as necessidades egoístas do homem, e enfim se auto-promover. (II Timoteo 3:1 a 6)
Podemos concluir que hoje em dia temos uma grande multidão interessada um ouvir um evangelho que atenda suas necessidades pessoais e egoístas, poucos estão interessados em saber qual é o plano divino da redenção, reduz-se a poucos aqueles que querem negar-se a si mesmos, tomarem a cruz e seguir a cristo em obediência, ainda que seja ao custo de perder a própria vida da alma. (Veja Mateus 10:39 e 16:25, Marcos 8:35, Lucas 9:24, 17:33 e João 12:25)



(1)  Citado em Manual de Ensenanzas Biblicas - Juan Vasquez Ministerio Ebenezer

Clavio J. Jacinto


0 comentários:

Postar um comentário