A BATALHA PELO DOMINIO DA MENTE HUMANA



 

"Mas temo que, assim como a serpente, enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma forma corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo”

 

Há uma batalha espiritual cujo propósito é corromper a nossa mente, não se trata de algo superficial, é um assunto sério, o diabo e os demônios atuam de modo a escravizar os homens pela mente, e não somente os incrédulos são vítimas de cegueira e manipulação mental, Cristãos também podem sofrer ataque e ter sua mente corrompida pelo diabo. A advertência “Não deis lugar ao diabo” é dirigida aos cristãos e não aos incrédulos somente.

A Santa Palavra de Deus adverte que o diabo anda em derredor buscando a quem possa tragar, fato como esse nos leva a crer piamente nas sérias admoestações dos santos Escritores inspirados pelo Espírito Santo que nos falam sobre a sobriedade e o discernimento. Se o inimigo. O perigo é real, e nos últimos dias tende a piorar. A regra é a permanência na sobriedade e viver debaixo da luz das Escrituras e sob a influência de líderes cristãos comprometidos com a sã doutrina e que revelem uma vida absolutamente submetida a Cristo e a causa do Evangelho e não em busca de interesses materiais e egoístas.

O diabo e os demônios usam falsos profetas para possuir a mente dos incrédulos, para que fiquem debaixo do controle deles, eles são associados de demônios que atuam muitas vezes debaixo de uma influencia demoníaca direta (I Timóteo 4;1) assim tais mestres falsos torcem as Escrituras para a própria perdição deles e de quem os ouve (II Pedro 3:16) outros produzem heresias de perdição, para trazer condenação aos cegos e descuidados (II Pedro 2:1 e 2) o Espírito da Verdade brada contra eles: “Torcem a minha palavra” (Salmos 56:5) de modo que todos os que possuem uma consciência fraca (I Coríntios 8:12) são alvos potenciais para o espírito do erro (I João 4:1 a 6)

 

Desde o Jardim do Eden, o ataque do diabo foi para colocar o controle sob imposição arbitraria sobre os homens, e o ataque foi pela mente de Eva, todo o cenário foi orquestrado dentro de um aspecto visual mental. A manipulação veio por sugestão, um jogo de controle de palavras persuasivas e argumentos falaciosos. Essa é a tática, primeiro invadir a mente, levando ela a ficar cativa a uma atenção, de modo que as janelas da mente fiquem abertas para uma sugestão de fora, é um jogo sujo, a invasão da psique humana seguida de um jogo de engano dentro dela. Essa é uma tática do diabo, os demônios usam essa tática e os falsos profetas também fazem isso. Tudo gira em torno do propósito de corromper a consciência de modo que incrédulos fiquem espiritualmente cegos e os que possuem alguma luz do evangelho, porém são descuidados quanto ao assunto da sobriedade e vigilância, tornem-se réprobos quanto a fé ((I Timóteo 3:8)

 

O homem na sua condição natural de perdido ou no seu estado original adâmico está sob o controle de espíritos enganadores (Efésios 2:2) Jessie Penn-Lewis diz com acerto:

Em várias partes das epístolas paulinas que podemos reunir de forma muito clara o estado de espírito, quando realizada pelo inimigo como uma fortaleza. Ele é descrito em alguns casos como uma "disposição mental reprovável" (Romanos. 1 28), uma "mente cega" (2 Coríntios. 3. 14), uma mente obscurecida, fazendo com que os homens a caminhar na vaidade de suas mentes" (Efesios. 4,17-19), firmando-se em coisas que a mente não consegue entender, estando debalde inchado por uma mente carnal" (Colossenses 2 18).

 

Somente quando há uma pregação genuína ou uma mensagem do evangelho acessível, o homem mundano recebe luz espiritual para dentro da sua consciência. Todavia a questão da vigilância em várias partes das Escrituras é dirigida aos cristãos e não aos incrédulos.

Ora é necessário que esse processo ocorra na mente de cada individuo terrestre, o diabo precisa convencer que ele não existe, precisa convencer as pessoas de que a obra da cruz não é fundamental para a salvação, precisa lidar com o erro e pronunciar-se usando a boca de pessoas que são sua ferramenta de disseminação do engano, para possa convencer a todos de que não há inferno, que a bíblia não é a palavra de Deus, que a imortalidade pode ser conquistada á parte do sangue de Cristo, precisa convencer a todos que o Verbo divino nunca se encarnou, que é uma loucura pregar que o mistério da piedade e encarnação do Deus Filho é um absurdo inaceitável, durante todo esses séculos, desde o advento do Salvador até o surgimento da Igreja, ele, satanás tem levantado homens para negar esses fatos e lhes atribuiu falsos dons, carisma, visões e experiências místicas, para disseminar suas negações anticristãs.

A mente humana mais do que um campo de batalha espiritual, é um terreno de domínio, uns pertencem a Cristo, pois levam todo o pensamento cativo á Ele, e a maioria está debaixo do controle do diabo, pois são manipulados e enganados por ele.

Desde os tempos antigos, vimos como o problema ocorre primeiro na mente, não haverá multiplicação de iniqüidade sem antes o diabo corromper a mente. Uma sociedade onde a impiedade cresce assustadoramente é um sinal óbvio que as mentes estão corrompidas, foi assim nos dias de Noé, pois a palavra de Deus afirma que os pensamentos do coração dos homens só era má continuamente (Genesis 6:5) A cauterização da mente é um processo diabólico, é necessário que isso ocorra no coração do incrédulo para que as mais devastadoras mentiras sejam aceitas, como no jardim, a visão do coração foi distorcida, de modo que Eva sentiu o prazer desde a sua imaginação controlada pela sugestão do diabo, ela contemplou o prazer da desobediência, sem contudo enxergar as conseqüências da rebelião.

A importância que se dá a autoridade da Palavra de Deus é essencial na estrutura da fortaleza espiritual. Nunca houve tanto engano e nunca tantas mentes foram controladas pelas forças espirituais do anticristo, e isso se dá por causa da fraca aceitação da autoridade final e absoluta da Palavra de Deus Escrita. Hoje em dia, muitos na cristandade colocam as experiências e a opinião pessoal além das Escrituras, na prática são raros os cristãos que realmente trocam uma verdade desagradável das Escrituras por uma experiência agradável que contradiz ela.

Já naquela época, Paulo expressava um temor quanto a possibilidade de engano, imagine se ele vivesse hoje! Creio que devemos sim proteger a nossa mente quanto aos ataques demoníacos, a antiga serpente que engana todo o mundo anda ao derredor buscando a quem possa tragar,as ameaças são constante e a proteção uma grande necessidade, se assim não fosse, o apóstolo Paulo não daria uma ênfase tão forte sobre a armadura cristã em Efésios 6, e não revelaria as profundezas dessa ameaça quando fala sobre os inimigos do cristianismo e dos cristãos, o ensino de Paulo é um fato, ele diz que não temos que lutar contra a carne e o sangue, é uma luta espiritual, ela se dá numa dimensão mais profunda, e muitas vezes dentro do nosso coração, pois a ação sugestiva da serpente se dá lá dentro como fez com Ananias e Safira em Atos 5.

A tirania demoníaca é sistemática, eles desejam controlar a psique humana, querem a possessão do terreno da razão, poluir a consciência, contaminá-la com a corrupção espiritual. A história das religiões falsas é um testemunho dessa verdade, visões de anjos, conhecimento por possessão, revelações extra-biblicas, aparições, um teatro de manipulação usando a psique humana como palco de enganação, aparições de falsos Cristos, mestres ascensionados, anjos de luz, seres de outras dimensões e espíritos supostamente de mortos, há todo um enredo contínuo de enganação desde o começo quando ocorreu a queda, esse mundo tornou um campo de batalha para ofuscar a verdade dos homens perdidos e persuadi-los a filosofias vãs de enganação por meio de enganação e trapaça.

 Devemos nos lembrar da advertência de Paulo quanto ao fato da astúcia do diabo, em outra parte, o apóstolo mesmo tão avançado na vida espiritual, com um nível de compreensão espiritual desenvolvido e com um discernimento espiritual muito aguçado ele declara: “não ignoramos os seus ardis” ora se Paulo se comprometeu ao exímio cuidadoso de uma vida vigilante quanto a guerra espiritual envolvendo o teatro da manipulação e engano, imagine os cristãos de hoje!

O engano demoníaco tem um objetivo só, apartar os homens da simplicidade que há em cristo Jesus. Embora seja o evangelho uma chamada simples ao arrependimento e a crer na obra consumada e perfeita de Cristo, embora seja tão simples a salvação apresentada nos Evangelhos, pois o fato de Cristo ser o único caminho, as Escrituras são no seu todo, o mapa com um único caminho para Deus Pai (João 14:6). Mas é o trabalho deles, afastar. Disseminam a corrupção espiritual “sejam os vossos sentidos corrompidos” é algo tremendo! Terrível e devastador. A obra do diabo é um caminho alternativo, quando ele tenta o Senhor ele oferece todos os reinos do mundo á Ele por um simples ato de adoração. Ora, Se Jesus se prostrasse e adorasse o diabo, Ele estaria praticando idolatria, pois o diabo é uma criatura, e adorar qualquer criatura é idolatria, também apresentou um meio alternativo de tomar posse dos reinos desse mundo, a conquista da glória dos reinos do mundo sem a humilhação e morte da cruz seguida da ressurreição e triunfo sobre a morte, e os reinos do mundo também incluem o império da morte, a ressurreição de Cristo é o caminho da vitória possante, definitiva e dinâmica sobre os reinos do mundo (Apocalipse 11:15)

Estejamos atentos sobre essa tão grande batalha pela nossa mente, processo em que o diabo se ocupa dia e noite, devemos, portanto levar todo o pensamento cativo a Cristo, e viver em comunhão com o Filho Eterno  de Deus, pois Ele voltará em breve, para bsucar aqueles que são descritos como “Mais que vencedores”.

 

Amem

 

Clavio J. Jacinto

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário