A Heresia do Pensamento positivo


 




O pensamento positivo no sentido ideológico-religioso é um tipo de auto-hipnose ou programação de pensamento com conteúdo "positivo" a fim de atingir objetivos e sucessos correspondentes (por exemplo, felicidade, saúde, prosperidade, sucesso privado e profissional). Os principais representantes são Joseph Murphy e Norman Vincent Peale e - mais "cristãos" de cor -  carismáticos como Robert Schuller e Yonggi Cho. As correntes intelectuais mais importantes que se unem em Murphy, por exemplo, são misticismo , panteísmo , sincretismo, ocultismo , hedonismo , humanismo otimista , Ciência Cristã e psicologia junguiana .

Murphy escreve: "Existe um poder espiritual universal. Nada no mundo é mais poderoso do que ele. Seja o que for que você deseje, esse poder pode realizar o seu desejo. E esse poder é espiritual por natureza e dentro de você. É o seu espírito que parte do espírito universal e um com ele "(The Laws of Thought and Belief, 1983, 13). Segundo Murphy, Deus é "poder de cura infinito, providência divina ou simplesmente natureza, vida, o princípio da vida" (ibid., 39). "Psicologicamente, Deus se torna para você o que você o considera ... Quer você o chame de Santíssima Trindade ou Criador, seja Alá, Brahma ou Vishnu, Superalma ou Providência, Sabedoria Infinita ou Onipresença, Criador do Universo ou Espírito Divino, ser superior , princípio de vida,

Assim, a crença em um "pensamento" ou "mente" que é uma força latente no homem é o objeto da fé do pensamento positivo.  Não é o conteúdo ou objeto de sua fé que torna as orações dirigidas á Deus,  eficazes. Em vez disso, a audição ocorre quando o subconsciente da pessoa reage aos seus pensamentos ou idéias. Esta lei da fé desdobra seus efeitos em todas as religiões do mundo e dá a elas seu conteúdo de verdade psicológica. Representantes do Movimento do Pensamento Positivo como Murphy ensinam - mesmo que falem formalmente de "Deus" - basicamente eles na verdade, acreditam em si mesmos, nos poderes humanos latentes no subconsciente. Os profetas do movimento citado só podem falar de uma crença em "Deus" na medida em que vê Deus e o subconsciente como idênticos. Para eles, não há diferença entre acreditar e pensar. Portanto, o homem não precisa acreditar em um poder existente fora dele, que pode mudar ou alterar o curso da vida programando sua crença ou pensando: "O que você acreditar, você fará". "Se você pensa bem, bem é o resultado; pense mal, mal é o resultado" (I Ching, 39). Esse é o princípio central do ensino de pensamento positivo que tem muito em comum com a confissão positiva de evangélicos neopentecostais e carismáticos.

Conseqüentemente, a oração é auto-sugestão e um meio de auto-realização. Para muitos adeptos e profetas do Pensamento Positivo o pecado não é uma realidade mortal no sentido bíblico, mas apenas "ignorância das leis da vida", uma falta de conhecimento da "verdade, beleza e bem". Invertendo completamente o ensino bíblico, Murphy pode dizer: "Você pecará se não se empenhar pela saúde, prosperidade, sucesso, paz de espírito, amor e felicidade - real auto atualização" (Energie aus dem Kosmos, 1977, 87) . De acordo com Murphy, não é a separação de Deus, mas a renúncia ao aprimoramento do ser humano que é o pecado. Compare com as mentiras da serpente em Gênesis 3: 1-5!

Para Murphy, doença e morte também não são uma realidade ou não são levadas a sério. A doença nada mais é do que o resultado de descrença, medos infundados e pensamentos e ideias negativas. Para curá-los, tudo o que é necessário é um ajuste espiritual ao pensamento positivo. A "única morte real" é "um processo psicológico do tipo em que uma pessoa desiste de si mesma, murcha e até "morre" ao se permitir ser levada pelo gradiente da ignorância e indolência, bem como do medo e da superstição, fé e entusiasmo , triunfam a confiança e a verdadeira realização da vida; despertam para uma nova vida ”(Leis, 20).

O perdão no conceito dos falsos profetas da Confissão Positiva é o perdão de si mesmo. De acordo com a concepção de Murphy, Deus, que é idêntico ao nosso subconsciente, não pode julgar nem perdoar, mas apenas nos regar com todos os benefícios imagináveis ​​em seu amor. "Deus não julga ninguém e, se perdoarmos a nós mesmos, seremos perdoados. A auto-condenação é o inferno, o auto- perdão é a paz do céu" (The Infinite Source of Your Power, 1983, 216). "Inferno" significa "constrição, grilhão"; "Céu" significa "paz, harmonia e saúde" e, portanto - como o perdão - entendido puramente de dentro do mundo. Esse perdão, essa redenção, essa salvação não vem de fora, não é concedido por um Deus real, mas vem de dentro:

No geral, o movimento do Pensamento Positivo deve ser descrito como sedução demoníaca ao direcionar as pessoas para si mesmas e a confiarem na própria natureza humana e numa força latente e no pensamento –uma indução em direção ao "auto-perdão", auto-realização, auto-sugestão - elas não têm acesso ao Deus vivo e verdadeiro - disfarçado por termos que parecem cristãos. 

Autor: L. Gassmann, O que é pensamento positivo?, 1998.

 

 

Tradução, correção e adaptação>

C. J. Jacinto


0 comentários:

Postar um comentário