O Reino Universal Soberano De DEUS



O Reino Universal Soberano De DEUS

(Evidencias Contra a Heresia do Teísmo Aberto)


Por Michael J. Vlach


O programa do reino começa com o reino universal de Deus, que é a soberania absoluta de Deus e o controle sobre toda a criação do céu em todo momento.  Nenhuma área do universo está isenta do controle de Deus. Tampouco não há havido um só momento em que o domínio de Deus sobre Sua criação se haja vista comprometida ou perdida. Varias passagens discutem o reino eterno e soberano de Deus sobre todas as coisas em todo momento. Por exemplo, o Salmo 145: 13 estabelece a natureza eterna do reino de Deus:
“O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações” (ACF)

O Salmo 103:19 declara a extensão do reino universal de Deus sobre todas as coisas:
“O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo” (ACF)

Não somente o reino de Deus é eterno e interminável e se estende a todos. Davi afirmou o reino universal de Deus com sua oração em 1 Crônicas 29: 11-12:
“Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus, e na terra; teu é Senhor o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos. E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo”(ACF)

A “grandeza”, o “poder” e a “gloria” de Deus se estende a “todos e a tudo” tanto nos “céus como na terra”. Este esforço do controle do reino de Deus ocorre através de milagres e da divina  providencia. Incluindo o poderoso rei pagão da Babilônia, Nabucodonosor, eventualmente afirmou que Deus é soberano e faz o que deseja sobre sua criação: Leia Daniel 4:34-35.
Isto é significativo vindo do rei a quem Daniel se referiu anteriormente como a “cabeça de ouro” (Daniel 2:38). Daniel também lhe disse: “Tu, ó rei, és rei de reis; a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força, e a glória” (Daniel 2:37 ACF). Inclusive quando Nabucodonosor foi reconhecido como “rei de reis” na terra, Daniel disse que o “Deus do céu” deu a Nabucodonosor seu “reino”. A medida que o livro de Daniel se abre, nos damos conta mais tarde de que Nabucodonosor era um homem orgulhoso. Então Deus o humilhou e o fez comer erva como se fosse um animal (Daniel 4). Mas quando Deus  permitiu enxergar a própria condição, o poderoso rei reconheceu a Deus como Rei Soberano absoluto.
Portanto, o reino de Deus sobre o universo é eterno e se estende a todas as coisas, incluindo os reinos terrenais dos gentios. Mas, como se harmoniza esta verdade com as passagens que ensinam que o reino de Deus é futuro? Jesus disse aos seus discípulos que orassem, “Venha o teu reino” (Mateus 6:10), indicando que deveriam orar por um reino que ainda estava por vir. Aqui é onde a distinção de McClain entre o “reino universal” de Deus e seu “Reino mediato” é útil.
O reino universal de Deus sobre todas as coisas já existe. O centro do reino e trono de Deus está no céu onde Ele exerce seu domínio e vontade.  Sem duvida, o “reino mediato” tem uma referencia especial ao reinado de Deus sobre a terra através de mediadores ou representantes. Deus é o Rei da criação, pois tem determinado que o homem, como portador de Sua imagem, deve “governar” e “dominar” a  criação em Seu nome (ver Genesis 1: 26-28). O pecado do homem introduziu um elemento negativo no reino mediato de Deus. Então, o programa do reino desde Gênesis 3 em diante envolverá o plano de Deus para trazer a este planeta rebelde novamente em conformidade perfeita com sua vontade. O homem supremo, Jesus, alcançará isto. Sem duvida, quando o reino mediato de Deus evidencia o pecado e a maldição, o reino universal de Deus sobre todos nós assegura que Deus todavía está no controle absoluto. Compare:
Reino universal: O domínio eterno de Deus sobre toda a criação..
Reino mediato: O governo de Deus na terra através do homem que atua como representante de Deus.
Uma seção que aborda tanto o reino universal como o reino mediador no  mesmo contexto é Apocalipse 4-5. Apocalipse 4 revela a Deus o Pai exaltado e adorado desde seu reino universal mo  trono no céu . Logo, Apocalipse 5 apresenta a Jesus como Aquele que é digno de tomar o livro da destra do Pai. Este livro é o título de propriedade da terra com juízos que desencadeiam a ira de Deus que culminará no reino de Jesus na terra. Então os que foram comprados por Jesus com Seu sangue (Apocalipse 5:9) participarão no reinado de seu reino. (Veja Apocalipse 5:10). Assim que Apocalipse 4 introduz uma cena de sala do trono celestial (reino universal de Deus) que culmina no reinado de um reino mediato de Jesus e Seus santos na terra.
Ainda que a maioria das passagens do reino se centralizam no reino mediato de Deus na terra (Daniel 2:44; Mateus 6:10; Atos 1:6), o reino universal de Deus sempre está em funcionamento. Ele sempre tem o controle e sempre prevalece. Por um tempo, os homens podem resistir aos planos do reino mediato de Deus, mas nunca escapam do governo universal de Deus. Como afirma McClain: “não corresponde aos homens eleger se estarão ou não debaixo do domínio do Reino Universal. Quer gostem ou não, ja estão debaixo dele (Salmos. 75: 4-7).” O objetivo é que este planeta se ajuste a perfeição com a vontade de Deus. Quando o Mediador supremo, Jesus, reinar com êxito sobre a terra, o reino mediato será posto em conformidade com o Reino Universal de Deus (ver 1 Coríntios 15:24, 28). E a vontade de Deus na terra se fará como no céu (ver Mateus 6:10).

Tradução: Clavio J. Jacinto

Texto original:


0 comentários:

Postar um comentário