A batalha Cristã Contra o Próprio Ego





Não significa que o novo convertido na medida que cresce, não enfrenta batalhas. Temos nas Escrituras, muitas admoestações sobre isso
Devo lembrar-me que meu próprio pecado pode me cegar, e cega de tal modo que parece não existir qualquer perigo em cometê-lo de modo que nada mãos pode ser tão enganador para mim mesmo quanto um pecado que não esteja disposto a abandonar. John Owen ensinou que  ”o velho homem se fortalece ou decai de acordo coma  renovação do novo homem“, assim entendemos que os ensinos do Novo Testamento produz uma excelência de caráter em quem rende-se a Cristo e pratica o que Ele ensinou, de outra forma, se assim não for, sem evidencias claras dessa transformação espiritual estaremos vivendo uma fraude espiritual, como disse o escritor Sigisfredo Wanderley: ”Um cristianismo sem um compromisso radical com a vontade de Deis é uma fraude“ . Andrew Murray fala da batalha cristã, e devemos vencer o nosso eu, a nossa vontade (Mateus 6:10) ele explica sobre o assunto da obediência á vontade de Deus dessa maneira: A palavra OBEDECER vem de uma palavra latina composta, a qual significa que você faz algo em conseqüência daquilo que você ouve.
Deus transforma o coração do homem, por natureza o homem ama o pecado e odeia a obediência, ele gosta da iniqüidade e não a santidade, mas a graça de Deus trabalha no coração regenerado, pois através dessa criação se faz uma nova criatura (II Coríntios 5:17) e o novo homem passa a mar as coisas certas e detestar as coisas erradas, acima de tudo está disposto a obedecer a Deus mesmo contra a sua vontade e a vontade de todos os outros homens. 



I-          Abstenhais-vos das concupiscências carnais que combatem contra a alma (I Pedro 2: 11)
II-       Ter o muito critério para não se alimentar de comida espiritual falsificada, pois compromete totalmente o crescimento e o progresso da vida espiritual (II Pedro 2:2)
III-   Também devemos reagir de modo a nos livrarmos das coisas do velho homem, como bem disse São Paulo, um despojamento de tudo o que pertence a velha natureza, como ira, cólera, malicia maledicências e palavras torpes.(Colossenses 3:8)
IV-     Assim também somos convocados a mortificar nossos membros que estão sobre a terra, afeições desordenadas, a impureza, a vil concupiscência e até mesmo a avareza. (Colossenses 3:5)
V-        Há necessariamente um despojamento do velho homem, o tudo se fez novo da nova criatura procede o novo homem criado em verdadeira justiça e santidade (Efésios 4:22 a 24)
VI-     A ordem de seguir a Cristo não está divorciada dessa verdade ;Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santificação” (U Tessalonicenses 4:7 veja também Romanos 6:22) e isso é obvio pois  a ordem é “O pecado não terá domínio sobre vós” (Romanos 6:14)
VII-  É um grande engano dos nossos tempos, pensar que a pratica do pecado não traz conseqüências terríveis e devastadora sobre o mundo e particularmente sobre as pessoas. (Veja I Coríntios 5:1 a 5 e 15:33)
VIII-      Os devidos cuidados com a nossa língua pois esse há uma alerta descrito em Mateus 12:36 e 5:37, sobre o modo como deve ser nossas conversas, por isso devemos ser coerentes com a nossa linguagem para ser mos santos em nossa postura.
IX-     O ato radical da graça de Deus é tirar o pecador imundo do mundo, em seguida purificá-lo para colocá-lo novamente no mundo, a fim de que viva e brilhe em santidade para a glória de Deus e seja testemunha da ressurreição de cristo e alerta para a Sua vinda triunfante.
X-        Deve o homem redimido viver em espírito de quebrantamento, um coração quebrantado é um meio pelo qual teremos uma visão adequada da graça de deus e a gravidade do pecado (Veja Mateus 15:14 Salmos 34:18 e 51:17)
XI-     Por isso a importância de aplicarmos na nossa vida, os princípios espirituais do sermão da montanha, como disse Santo Agostinho, que o sermão da montanha é uma regra perfeita para uma vida cheia de virtudes
XII-  Dessa forma, a vida espiritual e a vitoria sobre o pecado só ocorre quando estamos crucificados com Cristo e Cristo vive em nós (Gálatas 2:20)
XIII-      Assim estamos cientes de que há tido um conjunto de princípios que atuam em conjunto, um processo por etapas que leva a até a morte como conseqüência da pratica do pecado (Tiago 1:14 e 15) Henry Scougal adverte: “Todo o pecado ou vicio provem da qualidade da nossa própria vontade. Toda a virtude ou perfeição nasce e cresce da mortificação da vontade pessoal e da entrega dela totalmente ao prazer e a vontade de Deus” John Owen também disse: “Mate o pecado ou o pecado te matará. Se estás morto com Cristo e se ressuscitastes com Ele, não deve existir desculpas para se descuidar dessa responsabilidade”
XIV-       Finalmente acredito que a vida cristã procede de um despojamento e de um revestimento, veja que a obra do revestimento da justiça é de iniciativa divina (Genesis 3:7 a 21) devemos nos despojar do velho homem com e seus impulsos pecaminosos (Colossenses 3:8 com Efésios 4:22) e nos revestir das coisas apropriadas a um santo regenerado; amor (Colossenses 3:4) Humildade (I Pedro 5:5) Virtudes (Colossenses 3:12) da armadura de Deus (Efésios 6:12 a 18) de poder (Lucas 24:49) e de Cristo (Romanos 13:14)


Clavio J. Jacinto



0 comentários:

Postar um comentário