Cuidado Com as Inovações



 Cuidado Com as Inovações



O irmão Wigglesworth, assim como Charles Finney, acreditava que a presença de um homem cheio de Deus poderia trazer convicção aos pecadores sem sequer uma palavra ser pronunciada. (Página 41)

"Tudo bem", exclamou o irmão Wigglesworth. "Você pode entregar a si mesmo. Coloque suas mãos em suas costas onde a dor está. Agora comande o diabo para sair. Diga em voz alta: 'Saia, seu demônio, em nome de Jesus.'"( Página 26)

O irmão Wigglesworth era 100% pentecostal.
Para os críticos, ele dizia: "Abaixe seus guarda-chuvas do preconceito e saia direto para a chuva serôdia ..."( Página 290

Smith Wigglesworth - A Life Ablaze With The Power Of God, by William Hacking, published by Harrison House, Inc


Um dos problemas fundamentais dos nossos dias e que se constitui da força mais eficaz a favor da apostasia é uma renuncia a razão dotada de discernimento bíblico. A bíblia deve ser levada a sério, e acima disso deve ser pregada, vivida. De fato, há em nosso meio uma espécie de “Quietismo evangélico” que vai contra o “Sola Scriptura” e que remete muita gente a incorporar o êxtase,a emoção e a experiência como fator que determine o certo e o errado, o falso e o verdadeiro e o espiritual e o não espiritual. A grande jogada do diabo é uma forma de ilusão, pregar outro evangelho que leve a alguma forma de não praticar nada que seja verdadeiro. Assim, os caminhos traçados por essas tendências modernas estão longe da ortodoxia, embora se pareça muito com ela. Segue a estratégia do diabo que, se transfigurando em anjo de luz consegue manipular os olhos das vitimas, convidando-as a experiência de algo sagrado, e de mão desse cativeiro espiritual se sua isca é a luz e não as trevas, se na sua transfiguração, provoca o êxtase e a experiência do fenomenal, então a isca acabou prendendo alguém na armadilha.
Toda ênfase da nova religião espiritualista tem essa frágil coluna pelo qual sustenta toda a sua religião: “Eu sinto”. Não basta crer, é necessário sentir. Para alguns, se a religião pelo qual participam, não tiver uma soma equivalente de emoções e experiências, não é valida. Me desculpem, pois ainda poucos dias, vi o lamento de um pregador integro, que usa a bíblia de forma expositiva ser tachado de “frio” por pregar de forma teológica e um outro ser chamado de fervoroso por fazer malabarismos verbais e promover toda sorte de comportamentos bizarros, atribuídos ao Espírito Santo.
A tendência de montar toda uma estrutura espiritual encima de inovações, sentimentos e experiências subjetivas é horrível, trágico e devastador, do ponto de vista bíblico. Ouça, quantas vezes precisamos ler a bíblia para descobrir erros doutrinários que ao alimentados e disseminados hoje com tanta facilidade? Tratar qualquer doença como ação direta de um demônio, ensinar que pobreza é pecado, e coisas desse gênero. Além disso deixem-me dizer algo mais; como assim, um cristão alcançar um nível tão eelecado de “santidade” ou “espiritualidade” ao ponto de “produzir conversões” sem pronunciar nem mesmo o nome de Cristo. Acredite, se isso for sério, então Cristo e o Apostolo Paulo, ambos deveriam  estar com o termômetro espiritual muito abaixo do nível de um desses cristãos modernos. O titulo que deram a Paulo: “paroleiro” (Atos 17:18)foi um equivoco, e o de João Batista como a voz que “clama no deserto” (Mateus 3:3) deve ter sido um grande erro. Meus amados leitores, essas inovações nada mais são do que sintomas de  uma cristandade doente, que não suporta mais a sã doutrina mas ama os sentimentos extáticos e erráticos. Dissimpam-se pelas entranhas do engano do próprio coração enganoso (Jeremias 17:29)  Todo o fervor espiritual que não nasce no poder da palavra e não é sustentada pelo poder da Palavra  é fogo estranho. Paulo em diversos momentos exorta a pregar a sã doutrina (Tito 2:1) a tempo e fora de tempo, essa é a norma, porque são as Escrituras que nos tornam sábios para a salvação (I Timóteo 3:15 a 17). Experiências e inovações não firmam ninguém no evangelho, mas tem um efeito poderoso em afastar pessoas da sã doutrina e da suficiência das Escrituras. A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus, Paulo trata disso com muita clareza em passagens como Romanos 10, ele então conclui com uma citação de Isaias que fez uma pergunta: “Quem creu na nossa pregação?” (Romanos 10:25). Sejamos cientes do fato de que nem todo o que diz Senhor, Senhor de fato é ortodoxo em seus pronunciamentos espirituais, ainda que possa demonstrar muito poder espiritual, e foi Jesus quem ensinou isso (Mateus 7:15 a 21) pelo fato do nosso Salvador mesmo ter pronunciado esse s ditos de advertência, teríamos que estudar com cuidado, com zelo e com paixão cada declaração das Escrituras que nos advertem sobre os falsos profetas e sobre os falsos doutores e também sobre os erros doutrinários, que já na época da Igreja recém formada, era abundante em diversas igrejas como podemos ver nas descrição que Cristo dá a respeito das sete igrejas da Asia em Apocalipse 2 e 3. Sim, aqueles que serão salvos, serão salvos pela loucura da pregação (I Coríntios 1:21) essa é a voz potente do Espírito Santo que transcendeu os séculos e ainda é valida para nossos dias, e se tivermos que pregar ou aouvirmos pregações no céu, a bíblia será usada para isso, pois é um livro eterno (Mateus 24:35)
Que possamos entrar para dentro das Escrituras, o termo usado por Tiago no capitulo 1 da sua epistola, para “cumpridores” é “Genomai” e significa aquele que se coloca dentro das Escrituras. Ai está a voz altissonante do Espírito Eterno, o Espírito de Cristo (Romanos 8:9) num brado que ecoa até as profundezas do coração humano, para que entrem para dentro da Bíblia sagrada, meditem nela, pratiquem e vivam como epistolas vivas, mas que a boca não silencie diante de um mundo religioso tão confuso que se debate acerca de uma fome famigerada por sentimentos, êxtases, experiências subjetivas e toda a sorte de falsificações espirituais. (Clavio j. Jacinto)


0 comentários:

Postar um comentário