Porque Jesus Ressuscitou ao Terceiro Dia?



Porque Jesus Ressuscitou ao Terceiro Dia?


Quando Jesus falou aos discípulos com relação a sua morte e ressurreição ele usou o exemplo de Jonas como prenuncio de que ressuscitaria ao terceiro dia.(Mateus 12:40 com Jonas 1:17 e 2:1 a 11) De fato, os evangelhos atestam que Ele venceu a morte e ao terceiro dia ressuscitou, isso é um fato consumado (Lucas 24:46). A ressurreição de Cristo tem sido a base pelo qual sustenta toda a esperança cristã, é uma doutrina fundamental e inegociável, a declaração de Paulo é: “E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação e também é vã a nossa fé”(II Coríntios 15:14 ACF).O testemunho da igreja de Aros corrobora esse fato (Atos 10:10 17:2 e 3 II Coríntios 12:2) Não desejo entrar nos pormenores relacionados a esse assunto, aqui desejo abordar algo mais peculiar: Porque Jesus ressuscitou no terceiro e não no segundo ou no primeiro?
Sei  o quanto é difícil responder essa pergunta. Alguns dos leitores talvez nem sequer ouvir sobre essa questão, mas desejo abordar um pouco sobre esse assunto. Que Jesus ressuscitou este é um fato, mas porque no terceiro dia?  Desejo abordar aqui algumas questões teológicas, e me deter sobre elas, para não escrever um artigo muito longo. Há algo interessante a respeito disso, primeiro; o madeiro é o produto do terceiro dia da criação (Genesis) é nele que Jesus vai tomar nossas maldições (Gálatas 3:13) Outro fato interessante, o terceiro dia é o dia do retorno de Isaque descer do monte depois que o Senhor proveu um cordeiro substituto ao sacrifício de Abraão (Genesis 22:1 a 18) Três dias foram o tempo em que os filhos de Jacó foram presos pela ordem de José (Genesis 42:18) o resto das ofertas de sacrifício deviam ser queimadas no terceiro dia (Levitico 7:17) também esse era o tempo da purificação de alguém que ficasse imundo para tornar-se puro (Números 19:18 e 19) mais interessante, no terceiro dia, foi a cura de Ezequias de uma chaga mortal (II Reis 20:1 a 5) e no terceiro dia Ester foi apresentar a Assuero para resolver uma questão de vida e morte (Ester 5:1) No Novo Testamento nas bodas de Caná da Galileia Jesus transforma água em vinho ao terceiro dia, é ali que ele começa a realizar seus milagres.
Assim temos sinais que apontam para o terceiro dia com um símbolo de consumação e poder providencial. A morte de Cristo e seu sepultamento seguem essa regra geral das Escrituras, onde Deus trabalhou de  certa forma no terceiro dia, sempre apontando para a maior de todos os acontecimentos que centraliza-se na historia universal do cosmos. Da queda até o retorno triunfante de Cristo, a obra consumada e perfeita de Jesus é o centro da historia cósmica e seu retorno triunfante e inicia de uma consumação também cósmica que trarão novos céus e nova terra. O período correspondente a esse intervalo entre a morte na cruz e a ressurreição, foi o tempo necessário para que o Senhor realizasse sua obra no âmbito espiritual, portanto foi necessário que existisse esse intervalo, pois na economia divina, isso deveria proceder exatamente assim.
Anterior a Sua ressurreição e ascensão está o período em que a Biblia pouco informa, porém lemos em Efésios 4:8  “Subindo ao alto, levou cativo cativeiro” ACF) e no versículo seguinte lemos: “Ora, isto – ele subiu –que é, senão que também antes tinha descido ás partes mais baixas da terra?”(Efésios 4:9 ACF) Ele depois dessa descida subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.  (Efésios 4:10 ACF) A obra na cruz foi seguido de um triunfo e despojamento no âmbito espiritual “E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo” (Colossenses 2:5 ACF)  Esse intervalo de tres dias eram necessários para que isso ocorresse, a conclusão de uma obra especifica como a redenção realizada pelo Cordeiro de Deus segue a proclamação de seu triunfo, o despojamento das hostes inimigas “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo”(Hebreus 2:14 ACF) Todo esse processo de aniquilação do império segue uma atividade que corresponde a esse intervalo da morte até a ressurreição, essa etapa é necessária para estabelecer a vitoria absoluta do Cordeiro de Deus, seu triunfo proclamado de modo universal, compreende três dimensões especificas, a primeira no mundo adâmico, a segunda no mundo espiritual e o satânico e a terceira no céu, onde Ele entra de modo absoluto na condição de eternamente triunfante. Bendito seja o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!  Dessa forma compreendemos com mais eficiência da declaração magnífica: “Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra”(Filipenses 2:10 ACF) Seguindo essa regra, podemos entender perfeitamente a declaração que encontramos em I Pedro: “Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito. No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água. “ (I Pedro 3:18 a 20 ACF) é claro que esse texto deve ser entendido tal como foi escrito, o brado do está consumado, não foi somente ao mundo dos pecadores e aos céus diante do Trono da graça, mas esse brado teve que ecoar no mundo espiritual, e seu eco se estendeu a todas as dimensões desse mundo desconhecido pelos mortais do mundo mas não por Aquele que é o Verbo que fez todas as coisas (João 1:3)

Assim que olhamos para essas passagens das Escrituras, e vemos como Deus misteriosamente procede assim, é lógico que Cristo poderia ter ressuscitado no momento em que foi sepultado, e até mesmo depois de morrer na cruz. Ora entendemos que na narrativa de Genesis o Senhor também poderia ter concluído toda a criação em um só dia. Não entendemos os mistérios contidos nesses acontecimentos, porém as Escrituras nos dão bendita esperança: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (I Pedro 1:3 ACF)

Amém

Autor: Clavio J. Jacinto

.


Entre em contato comigo

 (48) 99812-3759



0 comentários:

Postar um comentário