A Parabola das Dez Virgens



AS DEZ VIRGENS
COMENTARIOS CLASSICOS





1 -Alford
Todos aqui são virgens, todos são companheiros da Noiva, todas estavam com lâmpadas acesas, todas, até certo tempo, totalmente prontas para conhecer o Noivo - a diferença consiste em algumas terem feito uma provisão para alimentar as lâmpadas [com óleo ] em caso de atraso, e as demais nenhuma; e a moral da parábola é a benção da perseverança até o fim. Essas são almas que saem do mundo para a Igreja, e ali aguardam a vinda do Senhor - não hipócritas, mas almas fiéis carregando suas lâmpadas (1 Tessalonicenses 4: 4), a vida espiritual interior alimentada com o óleo do Espírito de Deus(Ver Zacarias. 4: 2-12; Atos 10: 38; Hebreus. 1: 9). As virgens sábias esforçavam-se para garantir sua vocação e eleição (2 Pedro 1: 10 e 5: 8), tornando seus corpos, almas e espíritos (seus 'vasos' 2 Coríntios 4: 7) um meio de suprir alimento espiritual para a luz interior, buscando, nos meios designados da graça, mais e mais do Espírito Santo de Deus . As outras não fizeram isso - mas, confiando que a luz, uma vez acesa, jamais se apagaria, não previam o fortalecimento do homem interior pela vigilância e pela oração.

2 -Olhausen
Essa parábola, que deve ser considerada uma das melhores do Evangelho, contrasta com a parábola dos talentos a seguir: enquanto os  “servos” estão ocupados no trabalho e envolvidos em uma variedade de preocupações, as “virgens” esperam o encontro do amado. O fato de todas serem caracterizadas como virgens é uma prova de que a antítese de “sábio”  e “tolo” não deve ser tomada no sentido de “bom” e “perverso”, pois a ideia de transgressão grosseira é incompatível com o amor ao Senhor. As virgens tolas devem ser vistas apenas como representando mentes que buscam aquilo que é agradável e doce a serviço do Senhor, em vez de segui-Lo com sinceridade e que negligenciam trabalhar após uma renovação completa e edificar da maneira certa. sobre o fundamento que foi lançado (1 Corintios 3: 15). Quando o sentimento não era mais suficiente, e nada além de uma completa abnegação poderia aproveitá-los, a chama do amor desapareceu. É claro que as palavras “eu não te conheço” (versículo 12) não podem denotar condenação eterna: pois, pelo contrário, as virgens tolas são excluídas apenas do casamento do Cordeiro (Apocalipse 19: 7); portanto, elas devem ser vistas como paralelos às pessoas descritas (1 Cor. 3: 15), cujo edifício é destruído, mas que não são assim privados da felicidade eterna. Essas virgens possuíam a condição geral de felicidade, fé (que as levou a chorar 'Senhor, Senhor!', Versículo 11); mas eles não tinham a qualificação necessária para o Reino de Deus [milenar] , a santificação que procede da fé (Hebreus 12: 14).
3 – The Pulpit Comentary
Todas essas virgens pegaram suas lâmpadas; todos saíram ao encontro do noivo; todos também tinham óleo em suas lâmpadas, embora nem todas também tivessem um estoque de óleo em seus vasos. Então todas eram algo mais que cristãos nominais; de alguma maneira, todas saíram do mundo e foram ao encontro do noivo. Não há hipócritas na parábola, nem homens abertamente maus e desobedientes. Essa consideração lhe confere um significado muito terrível; não basta ter sido despertado, há necessidade de vigilância constante e perseverante.   A parábola incorpora e reforça a lição do último versículo: “Vigiai pois, pois não sabeis o dia nem a hora”. Não basta ter sido “uma vez iluminado”. As imprudentes tinham suas lâmpadas; e as lâmpadas não estavam vazias ou escuras, estavam queimando, tinham óleo nelas. Então, mesmas as tolas estavam usando os meios da graça, foram feitos "participantes do Espírito Santo" (Hebreus 6: 4).
Mas eles não tinham óleo com elas.  Elas se deliciaram com sua experiência passada e confiaram nela como se tivessem tudo o que era necessário para sua vida espiritual . As virgens sábias não contavam que tinham apreendido; elas esqueceram o que estava para trás e sempre alcançaram o que era antes; eles procuravam na oração perseverante e nas abnegações diárias, e no constante uso fiel dos meios designados de graça, para “o suprimento do Espírito de Jesus Cristo”; não extinguindo o Espírito, para aumentar cada vez mais no Espírito Santo.
O noivo demorou-se; o tempo de espera foi longo - muito mais longo do que as virgens tolas haviam pensado. A primeira emoção passou, alguns haviam deixado seu primeiro amor, o amor da maioria estava esfriando. As sombras da diferença entre os cristãos são inúmeras: algumas são totalmente descuidadas; alguns despertam de tempos em tempos a pensamentos e esforços reais; alguns tentam, pelo poder da fé e da oração, manter-se no amor de Deus e amar o aparecimento do Salvador. Mas ninguém percebe a completa e tremenda necessidade de vigilância; ninguém vive nessa atenção fixa, nessa total preparação, naquela antecipação diária e horária da vinda do Salvador , que devemos considerar como o verdadeiro estado de espírito cristão, ao qual devemos nos esforçar para aproximar cada vez mais perto, com toda humildade e prudencia, não contando ter alcançado, mas sempre avançando
4 –Greswell
“Dê-nos o seu óleo; porque nossas lâmpadas estão começando a se apagar. “O significado dessas palavras é que suas lâmpadas começaram a se extinguir, mas não estavam completamente extintas. Era fácil para as virgens sábias, ter um suprimento de óleo em mão, derramar um pouco mais sobre elas, e reviver a chama tão efetivamente como sempre; que a parábola chama de "aparar suas lâmpadas".
Todos elas anteriormente estavam esperando o noivo em comum, todas elas anteriormente tinham o mesmo interesse pessoal no evento de sua vinda e o mesmo incentivo pessoal para esperar e esperar - a separação, apesar de seus efeitos em discriminar entre as fortunas pessoais de seus súditos, respectivamente, finalmente, deve-se à diferença de sua conduta pessoal antes; e não sendo mais do que a conseqüência necessária do uso diferente de meios e oportunidades, igualmente no poder de ambos e igualmente deixado a seu critério, é afinal de contas apenas a justa retribuição pessoal que prudência ou imprudência de conduta, no Na mesma situação, o uso certo ou errado de meios e oportunidades semelhantes, em circunstâncias igualmente favoráveis ​​para qualquer uma delas, é passível de responsabilidade o tempo todo e, no final, pode-se esperar que sofra.
As virgens, como membros da igreja visível de Cristo , constituem uma igreja católica ou universal, todas iguais com o nome comum de cristãos, todas ligadas ao exercício da mesma virtude própria, a virtude da vigilância cristã, peculiar à provação dos cristãos. Ninguém, a não ser aqueles que são submetidos a um estado de provação sob princípios cristãos, pode ser chamado a prestar contas por princípios cristãos, enfim; qual responsabilidade deve ser denominada responsabilidade cristã; e ninguém, exceto aqueles que são responsáveis ​​por esse relato, pode ter ocasião para que uma virtude como a vigilância cristã esteja sempre preparada para esse relato
5 -Govett
As sábias entram no simples como “o pronto”, não como as verdadeiras virgens, enquanto os outros apenas o professam; não como acendendo tochas, enquanto as luzes dos outros se apagavam; mas como o pronto difere do imprudente e do não pronto. “Elas”, diz Jeronimo, “que reclamam que suas lâmpadas estão apagadas, manifestam que ainda estão parcialmente acesas.” As sábias entram na casa do rei por ascensão, após a ressurreição de que desfrutam em comum com as imprudentes. *
Seu reino milenar, visto sob essa luz, as palavras: “Em verdade vos digo que não os conheço” não têm sentença de exclusão final. Eles importam unicamente com - "Você não é meu conhecido". Os sábios são convidados, não apenas como virgens, mas como conhecidos de virgens, e esse conhecimento é discriminado pela ignorância dos tolos pelo navio de petróleo e sua contrapartida - a tocha ardente. Os outros são recusados, não como virgens, mas como deficientes em intimidade com o noivo. A qualificação que é notada no despertar é algo mais do que o necessário apenas para entrar no reino. É uma qualidade especial, que não responde à simples graça ou à prudencia da pessoa, mas que tem relação com a glória especial do buquê de noiva.   Essa demanda que uma das partes pode atender e a outra não. O segundo brilho da tocha, após aparar ao acordar, responde a uma segunda qualificação interior das prudentes, até agora ocultos - o conhecimento delas com o noivo.
As tolas, descobrindo suas luzes minguantes, pedem óleo. Elas partiram em busca disso. Agora, nem o hipócrita nem o verdadeiro crente poderiam cair em erro tão grosseiro quanto se supõe, se fizermos o óleo para significar a “graça” de Deus. Quem não sabe que esse sujeito não pode conceder isso? Quem dos perdidos não acordará com a plena convicção de que sua oportunidade se foi para sempre, quando ele ressuscitar dos mortos? "Após a morte, o julgamento ."
[* “Essa interpretação de Robert Govett, que entende pelo óleo nos vasos (Mateus 25: 4), não o é Espírito que habita, mas o Espírito derramado, a decida do Espírito Santo sobre aqueles que já criam que produziam dons e milagres, é digno de consideração cuidadosa. ”DM Panton.]
6 -Panton
1. Suponho que seja concedido que por óleo se entenda a graça do Espírito Santo. E isso é duplo: santificador ou milagroso. Se, então, mostrar que o segundo suprimento não é a graça santificadora, segue-se que é uma investidura milagrosa, ou "o dom da graça".
2. Que não há nenhuma diferença no grau de santificação que esteja em questão isso é claro  - que então a parábola nos forneceria uma regra pela qual discernir entre sábios e tolos. Pois se você me disser apenas que a diferença está no grau de santificação, se você não indicar o grau , devo estar apavorado ou seguro. Aterrorizado, se acho que não tenho o diploma exigido, enquanto ninguém pode me satisfazer qual é o diploma exigido; ou seguro, que tenho alguma graça, e por que isso não é suficiente para me colocar entre os piores?

3. Não pode haver nenhum grau de santificação, pois este óleo não ilumina o mundo. Não está empregado em revelar  boas obras.
Como um suprimento distinto, segue-se que o óleo na tocha pode estar sem o óleo na embarcação ou vice-versa . Mas não é verdade que qualquer grau da graça da santificação possa ser distinto de seu suprimento em boas obras. Não pode haver dois suprimentos, um independente do outro. Mas o dom milagroso é distinto e pode ser independente da graça (Mateus 7)
4. Se todos elas são [regeneradas], a diferença deve ser aquela que não é essencial para a salvação [eterna]. E entre coisas que não são essenciais para [esta] salvação, qual é a diferença entre a posse ou a falta dos dons do Espírito Santo?
5. É atendido e sustentado pelo fato. Entre os crentes dos tempos modernos e a igreja antiga, há, nesse particular, exatamente a diferença suposta: uma que possui, a outra que deseja, os dons do Espírito.
6. Uma consideração da ordem em que as sábios e as loucas aparecem lindamente confirma isso. Apresentamos primeiro a sábia, depois a louca (versículo 2). Então, novamente, a louca e, finalmente, a sabia (versículo 3). Assim, as sábias vêm primeiro e por último; as tolas ocupam o espaço intermediário. E não tem sido exatamente assim com os dons do Espírito? Eles foram possuídos a princípio e depois cessaram, e todo o período sombrio de mil e seiscentos anos foi ocupado por [regenerados] crentes destituídos deles. Podemos concluir, portanto, que quando os crentes talentosos começaram a série, e os não-dotados seguirem, então nos últimos dias os crentes talentosos ressuscitarão e concluirão a peregrinação. Mas podemos mostrar pelas Escrituras, independentemente da inferência, que esse será o caso (Atos 2: 17, 18; Marcos 13: 11; Lucas 21: 14, 15; Apocalipse 16: 6; 18: 24; 2 Timóteo 3 : 8; Tiago. 5: 7).
7. Ao tomá-lo ou não, o maior estresse é causado por toda a parábola. Com o objetivo de colocá-lo da maneira mais forte possível, as sábias e as tolas concordam juntos em todos os aspectos, exceto isso. E a diferença é opcional; pois somente nas coisas que estão ao nosso alcance podem ser vistas sabedoria ou loucura. O mesmo acontece com os dons do Espírito que repousam sobre nosso pedido ou não (Lucas 11: 13; 1 Corintios. 14: 1). Ao pedir e receber, portanto, que a vigilância possa consistir, é a lição tirada da parábola de nosso Senhor.
8. Eles são os "poderes da era vindoura " (Hebreus 6: 5). E, responsavelmente, é visto que esse óleo entra em ação quando a nova era é iniciada.
9. Aqueles que dormem com o vaso de óleo acordam com ele. E mesmo assim, os “dons” de Deus são sem  arrependimento (Rm 11: 29).
10. O óleo adicional foram as riquezas das virgens sábias, a falta dela de propriedade das tolas, na chegada do noivo. Agora, este é apenas o lugar que parece ser ocupado pelos dons do Espírito, em conexão com a vinda do Senhor Jesus. “Agradeço sempre a meu Deus em seu favor a graça de Deus que lhe é dada por Jesus Cristo, porque em tudo vos enriquecereis em toda a expressão e em todo conhecimento, assim como o testemunho de Cristo foi confirmado em vocês, assim que não faltais dons, esperando a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo ; que também vos confirmará até o fim, para que sejais irrepreensíveis no dia de nossa Senhor Jesus Cristo ”(1 Cor. 1: 4-8).
11. As exortações a buscar e orar pelos dons não ocorrem com pouca freqüência, como prova de que o óleo adicional não é em vão. "buscai sinceramente os melhores dons" (1 Coríntios 12: 31). “Desejais dons espirituais, mas antes que profetizem” (14: 1).
12. “Mas”, alguém pode dizer, que está satisfeito com o argumento aqui proposto, “e se eu cair no sono depois de orar pelos presentes, sem obter um?” A resposta é fácil. Então a responsabilidade não recai sobre você, mas sobre Deus. Você é uma virgem sábia: você fez o que pôde para obter o óleo. Tenha certeza de que o Senhor lembrará de você.

7 -  C. S. Price
De uma coisa, temos muita certeza. Haverá uma restauração completa dos dons apostólicos e todo o poder do Pentecostes antes da vinda do Senhor. Os poucos fiéis que são fiéis a Deus - os vencedores , àqueles que colocam tudo sobre o altar de uma consagração completa - Deus derramará em toda a medida o poder que foi dado aos discípulos. (...) Acreditamos que haverá milagres de cura, manifestações sobrenaturais do poderoso poder de Deus, que partirão até os corações mais insensíveis. Haverá outro derramamento, desta vez uma nuvem de chuva da última chuva. Não apenas sentimos isso em nosso espírito, mas a Palavra de Deus corrobora o que sentimos. Seja verdade, meus amigos; mantenha firme sua mão. Deus tem algumas coisas maravilhosas reservadas para você.
[Tenha em mente:-
1. “As virgens sábias fizeram todo o esforço para garantir seu chamado e eleição” - (Alford.)]
2. A necessidade da vida espiritual de ser "alimentada com o óleo do [Espírito Santo de Deus" Alford).
3. “Não basta ter sido despertado, há necessidade de vigilância constante e perseverante” (Pulpit Comentary).
4. “Seu reino milenar [de Cristo] visto sob essa luz ... o conhecimento é discriminado pela ignorância dos tolos pelo oleo e seu equivalente - a lampada” (Govett).
5. “O óleo adicional era a riqueza das virgens sábias, a falta dele era propriedade dos tolos, na chegada do noivo” (Panton).
6. “Os poucos fiéis são fiéis a Deus - os vencedores” (Preço).
7. Este “reino dos céus” não pode ser o reino eterno de Deus em “um novo céu e uma nova terra” (Ap 21: 1); portanto, deve ser o Reino Milenar de Cristo nesta terra : e a entrada nele é obtida, não pela justiça imputada de Cristo, mas pelo padrão exigido de justiça pessoal de Seus discípulos (Mateus 5: 20; 6: 33; 7: 24). É este reino milenar de Cristo que devemos procurar primeiro, agindo em relação a todos os outros como Deus. - Ed.


Extraido de um folhetode: www.themillennialkingdom.org .uk


Obs: o responsável por esse blog não concorda com a posição de Price nesse artigo, embora creia que o aspecto da operação do Espírito Santo nos cristãos dos últimos dias será um poder espiritual que capacite os santos que vigiam, ao exercício pleno do discernimentos e a força para o combate contra o engano que tentará prevalecer nos últimos dias antes do retorno do Senhor (II Timóteo 4:1 II Timóteo 3:1 a 8 II Tessalonicenses 2:1 a 12)


Tradução Google Tradutor, correções e adaptações: C. J. Jacinto








0 comentários:

Postar um comentário