Uma defesa da visão tradicional da inspiração
e autoridade das Escrituras.
Alan P.Darley , MA
Introdução.
O que é REVELAÇÃO ? É a
comunicação de algo que de outra forma não seria conhecido, isto é,
Deus se revelando às pessoas.
Crer na revelação é um humilde reconhecimento
de que os seres humanos são não autônomos. O homem não é
"a medida de todas as coisas". (Protagoras 5 aC)
A revelação
é teocêntrica. ( ilustração do filme 'Matrix'. (Neo não poderia
saber sobre a Matrix sem informações externas) . Ninguém pode ler sua
mente - eles só sabem o que você está pensando se lhes contar. Da
mesma forma, apenas Deus sabe o que Deus está pensando a menos que ele nos diga
por revelação
A posição
cristã histórica afirma dois tipos de revelação:
Revelação geral : o que Deus havia
comunicado por natureza, razão e consciência.
Revelação especial: o que Deus comunicou
sobrenaturalmente, por exemplo, através da teofania, profetas,
milagres, encarnação de Cristo e a atividade superintendente do Espírito
na inspiração das Escrituras. O que não é: Não é ditado
por Deus para os autores humanos. (Visão muçulmana). Não está
relacionado às cópias da Bíblia que podem conter erros dos copistas,
mas apenas aos autógrafos comuns. ( Por que nenhum
autógrafo original? Uma resposta possível é que isso levaria à idolatria, como
aconteceu com a serpente de bronze de Moisés.)
Nota do Tradutor. Acredito que as traduções
que seguem o Textus Receptus e o massoretico mantém o status de copia fiel das
Escrituras como dado a partir dos primeiros manuscritos originais.
O que é INSPIRAÇÃO ? : definição: É
a obra interior do Espírito Santo nos corações e mentes dos homens escolhidos
que escreveram as Escrituras, para que Deus tenha escrito o que
queria. '(Harold Lindsell, “ A Batalha pela Bíblia”). Analogia
dos aspectos humanos e divinos das Escrituras com a encarnação de Cristo, duas
naturezas humanas e divinas, 100% ambas. As escrituras estão livres de
erros em seus autógrafos originais e corretamente interpretadas como Cristo
estava livre de pecados. 1 Cor 2: 9-12. Na visão tradicional, O
Espírito Santo, é o Autor divino, também autentica a crente por Seu
testemunho interior e abre as suas mentes para entender
seu significado. Isso se chama ILUMINAÇÃO .
Oponentes à visão tradicional:
ateus (sem Deus) , panteístas (tudo é Deus) ,
deístas (Deus não intervém nem diz nada - o Deus desconhecido da filosofia
grega) .
Os cristãos liberais e os
anti-realistas às vezes usam a palavra 'revelação' para se
referir à experiência interior ou a uma nova consciência da verdade, em
vez da comunicação proposicional de um Deus transcendente que
está fora da criação mas interage com ela, mas isso pode ser criticado como
uma falácia de equívoco.
OBJETIVO: Apresentar nossos argumentos
em apoio à visão tradicional: textuais, filosófica, históricas com evidencias teológicas.
TEXTUAL
Primeiro, vejamos o texto de 2 Tim
3 , que deve mostrar que a visão tradicional é a própria visão da
Bíblia. Isso pode parecer circular, mas o ponto é que, se a Bíblia não reivindicar
isso sobre si mesma, não haveria razão para defender tal opinião.
1.
O capítulo é um aviso sobre as atitudes das pessoas nos últimos
dias, que elas se desviarão com ouvidos irritados em relação a falsos
ensinamentos. Paulo lembra a Timóteo que desde criança conhece as
sagradas escrituras. (v 15 ), então ele chega ao nosso texto, que é
uma das afirmações mais claras sobre inspiração em toda a Bíblia: 'Toda a
escritura é divinamente inspirada por Deus'. Entendemos a partir dos
originais que “toda escritura” é realmente soprada, porque
é criada por Deus (theopneustos), um produto de seu hálito criativo (cf.
Sl 33: 6). É por isso que esse texto é uma forte evidencia para o ensino
da inspiração e autoridade das Escrituras..
2. Nesta
passagem, a pessoa histórica de Paulo é importante para nossa interpretação da
passagem. Tanto os estudiosos conservadores quanto os liberais geralmente
concordam que Paulo compartilhou os pontos de vista das escolas judaicas
posteriores conhecidas como Tannaim e Amoraim, que consideravam certas
escrituras hebraicas canônicas e inspiradas. ( n'amarah
b'ruach hakodesh - ' falado pelo Espírito
Santo ' ) [1] . Isso
pode ser visto da maneira como Paulo, às vezes, aparentemente confunde o termo
Escritura com Deus, por exemplo, em Romanos 9:17 “Porque as escrituras dizem a
Faraó, por esse mesmo motivo eu te levantei”. Ou “A escritura, prevendo que
Deus justificaria os gentios pela fé, pregou o Evangelho de antemão a Abraão”. Só
podemos concluir com isso que, na mente de Paulo, a palavra das Escrituras
é a palavra de Deus. Paulo era um hebreu de hebreus, que estudou com
Gamaliel. Mesmo após sua conversão, ele diz que é vantajoso ser judeu
porque a eles foram dados os oráculos de Deus (Romanos 3: 2 ta logia tou
theou). Esse versículo em Romanos é uma forte evidência em apoio ao
reconhecimento de Paulo ao cânon, reconhecido pelos judeus e certamente
estabelecido na época do Concílio de Jamnia em 90 dC. Quando ele está
preso em Roma, Paulo pede uma capa para mantê-lo aquecido e os livros (Biblia =
pergaminhos), mas ESPECIALMENTE os pergaminhos (2 Tim 4:13). Os pergaminhos eram as
Escrituras Hebraicas.
Hugo de São
Victor ( século XII ) escreve: '’O leitor das Sagradas
Escrituras deve primeiro aprender quais escritos são especialmente dignos do
nome “sagrado”. Para certas pessoas, escreveram muitas obras inspiradas no
espírito deste mundo. Lemos os versos dos poetas, nos quais há deleite e
até alguma utilidade, como um escritor diz: “Os poetas querem ser úteis ou
agradáveis”. Lógica, matemática e física ensinam a verdade até certo
ponto, mas elas não atingem a verdade na qual há salvação da alma, sem a qual
tudo é inútil ...... Aqueles que escrevem então nos quais não há verdade sem o
contágio de erro e pelo qual a alma não é restaurada para o verdadeiro
conhecimento ou amor de Deus nunca são dignos de serem chamados de sagrados” (Nas
Escrituras Sagradas e seus autores)
3. Outros textos que apóiam a
inspiração. 2 Pedro 1:19 -21. Há algo "mais certo" até
do que o testemunho ocular, e essa é a palavra profética que brilha como em um
lugar escuro. É algo que 'temos', ele diz em nossas mãos. Este
versículo mostra que estamos lidando com inspiração profética, como vemos em
Jeremias 1: 4 “A palavra do Senhor veio a Jeremias dizendo”. Como não
apresenta uma teoria específica, devemos ter cuidado para não ir além do
que está escrito. Mas há uma dupla atividade humana e
divina. Escritores humanos são carregados como uma árvore que dá
frutos. ( Pherein no grego ). Isso representa o
cuidado providencial de Deus por toda a vida do profeta. Isaías disse: “Eu
e os filhos que Deus me deu são para sinais e maravilhas”. (Isaías
8:18). Toda a vida deles foi preparada por Deus para cumprir
Sua palavra.
Nesse contexto de profecia, a evidência mais
notável para a inspiração verbal e plenária é a profecia cumprida, por exemplo,
Isaias 53. Gostaria de perguntar aos meus leitores : “De quem o profeta
fala a si próprio ou a algum outro?” (Atos 8:34). Isaías foi chamado
o quinto Evangelho).
FILOSÓFICO
A questão filosófica mais básica é
provavelmente é essa: “Por que há algo
em vez de nada? " Não há muitas respostas
possíveis. 1. Nada , 2. Algo, 3. Alguém. Vamos
examinar a primeira resposta:
1.
Nada: Steven Hawking parece argumentar a
terceira opção: “Como existe uma lei como a gravidade, o universo pode e se
cria a partir do nada”. Mas isso é coerente? Em primeiro lugar, para
que o universo se "criasse", ele teria que existir antes que
existisse, o que é impossível. Em segundo lugar, se existe uma lei como a
gravidade, isso não é nada. Mas Hawking diz que o universo "se cria
do nada", o que é, portanto, contraditório. Uma lei não é um
nada. Lawrence Krauss também escreveu um livro recentemente chamado
"Um universo do nada". Mas um exame mais detalhado revela que
ele não significa nada absoluto, mas apenas um vácuo quântico que é algo!
2.
Algo? Mas pode algo impessoal explicar significado,
propósito, razão , vida, consciência etc.? Os efeitos compartilham de
suas causas. Se os efeitos são pessoais, a Causa não pode ser menor
que pessoal.
Portanto, a
melhor explicação é
3.
Alguém. Mesmo muitos pensadores seculares são repelidos
pela idéia de estar “sozinho em casa” ou no universo. Eles
buscam refúgio nas ETs. João 1: 1. Dá uma base profunda para a
eternidade do amor e da comunicação. (Veja Francis Schaeffer :
“Ele está lá e não está calado”). Deus que criou a humanidade à Sua imagem
usou a linguagem como um meio de revelação. Os cristãos liberais tentam manter
uma ética de amor, mas o que é a base para esta ideia se Deus é
“amor” não-pessoal e é apenas uma metáfora equivocada de Deus? Se não há
revelação de Deus para nos dizer como ele é, como podemos saber que o
um Deus Supremo é amoroso?
A resposta cristã a por que existe algo em
vez de nada evita uma regressão infinita , terminando
com um fato bruto auto-explicativo. João 1:18 O Filho explica
claramente o pai dentro da Deidade.
Também poderíamos usar um argumento
de Tomás de Aquino para revelação. Se Deus é o “Bem” supremo que
todas as coisas deseja: “De fato, seria contra a natureza da bondade
divina que Deus retenha para si todo o seu conhecimento e não o comunique a
mais ninguém de qualquer maneira, uma vez que pertence ao natureza do
bem que deve se comunicar com os outros. ”( Tomás de
Aquino : Comentário sobre os Nomes Divinos).
2. HISTÓRICO
O crer na autoridade e na
inspiração não é uma invenção do fundamentalismo americano,
nem simplesmente uma posição reacionária em resposta as críticas
negativas que muitos fazem à Bíblia. É a posição tradicional do
judaísmo e da igreja cristã desde os primeiros tempos. Portanto, são os
liberais que se afastaram dessa tradição e se apostataram das crenças
originais.
Kirsop Lake: “É um erro freqüentemente
cometido por pessoas instruídas que têm pouco conhecimento da teologia
histórica, supor que o fundamentalismo é uma nova e estranha forma de
pensamento. Não é nada disso, é a sobrevivência parcial e sem instrução de
uma teologia que já foi universalmente mantida por todos os
cristãos. Quantos, por exemplo, havia nas igrejas cristãs do século XVIII
que duvidavam da inspiração infalível de todas as escrituras? Alguns,
talvez, mas muito poucos. Não, o fundamentalista pode estar
errado; Eu acho que ele é. Mas somos nós que nos afastamos da
tradição, não eles, e lamento o destino de quem tenta argumentar com um
fundamentalista com base na autoridade. A Bíblia e o corpus theologicum da
igreja estão do lado dos fundamentalistas.”
Para Tomás de Aquino (c.
1225-1274), A razão não pode nos levar tão longe. Deus
tem se revelado na natureza, mas algumas verdades, por exemplo, a
verdade da encarnação ou que “Deus é Triuno”, só pode ser conhecido através das
Sagradas Escrituras. Embora existam 'vestígios' da trindade na
natureza [2] ,
revelação natural e razão sem ajuda são insuficientes para chegar a essa
verdade. [3] “A
revelação é a base das escrituras sagradas” [4] ele
escreveu, já que "o autor das Sagradas Escrituras é Deus".[5] Para
Tomás de Aquino, segue-se que a Escritura é inerrante: "Acredito
firmemente que nenhum de seus autores errou ao compô-los" [6] De
fato, “é herético dizer que qualquer falsidade está contida nos evangelhos ou
em qualquer escritura canônica”.[7] A
própria Bíblia é 'Escritura divinamente inspirada'[8] ,
citando 2 Timóteo 3:16 ('Toda a Escritura é inspirada por Deus'). Sem essa
revelação, Tomás de Aquino argumenta: "a verdade sobre Deus, como a razão,
poderia descobrir, só seria conhecida por poucos, e isso depois de muito tempo,
e com a mistura de muitos erros".[9] Além
disso, ao discutir a relação do conhecimento sagrado nas Escrituras com outras
ciências, Tomás de Aquino ensina: “A doutrina sagrada deriva seus princípios
não de nenhum conhecimento humano, mas do conhecimento divino, através do qual,
como através da mais alta sabedoria, todos nosso conhecimento está em ordem ”.[10]
Vejamos também o Catecismo
Católico (1992) : ARTIGO 3 , ESCRITURA
SAGRADA: Para se revelar aos homens, na condescendência de sua bondade,
Deus nos fala em palavras humanas: "De fato, as palavras de Deus,
expressas nas palavras dos homens, estão em de toda maneira, como a linguagem
humana, assim como a Palavra do Pai eterno, quando assumiu a carne da fraqueza
humana, tornou-se como homens ". Deus é o autor da Sagrada
Escritura . "As realidades divinamente reveladas, que estão
contidas e apresentadas no texto das Sagradas Escrituras, foram escritas sob a
inspiração do Espírito Santo." "Visto que, portanto, tudo
o que os autores inspirados ou escritores sagrados afirmam deve ser considerado
como afirmado pelo Espírito Santo, devemos reconhecer que os livros das
Escrituras firmemente, fielmente e sem erro ensinam a verdade que Deus, por
causa de nosso salvação, desejava ver confiado às Sagradas Escrituras.
" 72
A Confissão de Fé de Westminster
(1647 ). 1, IV. A autoridade da Sagrada Escritura, na qual
ela deve ser crida e obedecida, não depende do testemunho de qualquer homem ou
igreja; mas totalmente sobre Deus (que é a própria verdade) o seu autor;
e, portanto, deve ser recebido, porque é a Palavra de Deus. '
John Wycliff. ( Tradutor da Bíblia
do século XIV ): “A Escritura Sagrada é a lei de
Deus sem defeito, mais verdadeira , mais perfeita e mais santa, que é
o dever de todos os homens de aprender a conhecer, defender e observar, na
medida em que pois são obrigados a servir ao Senhor de acordo com ele, sob a
promessa de uma recompensa eterna. ”(De Veritate Scipturae Sacrae C 7, fol 17,
col 4).
Hugo de São Vitor
( século XII ). As Escrituras Divinas têm como objeto as
obras de restauração. Portanto, acredita-se, com razão, que é superior a
todos os outros escritos, na medida em que o assunto é o mais digno e o mais
sublime em relação a sua consideração e discurso. '[11]
Pseudo-Dionísio
(6 º século) concorda que a razão natural é impotente
para chegar ao Transcendente Aquele que “só poderia dar uma peremptória do que
ele realmente é.”[12] :
”as escrituras que o próprio Deus transmitiu e que nos revelam tudo o que
podemos conhecer de Deus, todas as suas obras, palavras e manifestações, tudo
que é sacrificado feito e dito por Deus.”
Agostinho (354 -
430) : “Somente os livros das Escrituras que são canônicos eu aprendi
a ter em honra a ponto de acreditar que seus autores não cometeram nenhum erro
ao escrevê-los”. [13]
Orígenes (c. 184-254) : “ os
livros sagrados não são composições humanas, mas que foram escritos e chegaram
até nós por inspiração do Espírito Santo, de acordo com a vontade do Pai de
Todos através de Jesus Cristo “.[14]
Clemente de Roma : "Olhe com
cuidado para as Escrituras, que são as verdadeiras declarações do Espírito
Santo."
Irineu ( 202) “as Escrituras
são perfeitas, visto que são ditas pela Palavra de Deus e Seu Espírito.”
Policarpo. (aluno de João, o
apóstolo) chamou-o de “primogênito de Satanás”, a quem “perverte esses
oráculos do Senhor”.
A teologia liberal tem abandonado
esta posição seguindo a filosofia de David Hume o empirista e Immanuel
Kant . O empirismo absoluto de Hume levou ao ceticismo, rejeitando
assim, não apenas da existência de Deus, mas também de si mesmo como sujeito
experimentador e de causa e efeito. As dúvidas de Hume perturbaram Kant,
que passou a acreditar que causa e efeito são apenas uma categoria da mente
humana e não algo da própria natureza. Como a revelação seria Deus
causando algo, segue-se que, para Kant, a revelação é impossível por definição.
Aqui temos a razão humana impondo a falência moral no próprio homem caído. A
incredulidade torna-se a escuridão onde a razão adormece.
Um argumento histórico diferente para a
inspiração da Bíblia é seu poder absoluto de transformar toda
uma cultura. Para dar apenas um exemplo temos a história da Bíblia em
inglês. Este tem sido um dos maiores presentes no desenvolvimento de nossa
cultura. Antes de William Tyndale ser estrangulado e seu corpo queimado
por traduzir ilegalmente a Bíblia para o vernáculo, ele orou: “Senhor abra os
olhos do rei da Inglaterra”. Esta oração foi respondida apenas dois anos
depois com um edital de Henrique V !!! para imprimir a Grande Bíblia, que
foi enviada a todas as igrejas da Inglaterra e se tornou a base da posterior
Bíblia do rei Tiago. Assista ao documentário de Melvyn
Bragg sobre a Bíblia King James para ver o enorme impacto que a Bíblia
teve para sempre na Grã-Bretanha e na América. Ele moldou nossa linguagem,
alem de estabelecer os direitos humanos na Constituição Americana, na luta
contra a escravidão e nos discursos de Martin Luther King Jr e William
Wilberforce.
3. TEOLÓGICO
Para os cristãos tradicionais, a
autoridade máxima são as declarações de Jesus . O próprio
Jesus declarou: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão”. (Marcos
13:31). Jesus usou a autoridade do Antigo Testamento para resistir ao
diabo (Mt 4: 4, 7, 10; Lc 4: 4-8) e disse que “A Escritura não pode
ser anulada”. (João 10:35 ) em referência a um discussão sobre uma
única palavra "deuses", cf. Salmo 82: 6, que Jesus chama de
"Lei" ("Não está escrito em sua lei" João 10:34, fornecendo
uma seção da autoridade legal dos Escritos ). Dizer que a escritura
“não pode ser quebrada” é usar uma palavra normalmente usada para violar a lei,
por exemplo, a lei do sábado (João 5:18). Ele proclamou ainda no
Sermão da Montanha que “nenhum jota ou til passará da Lei até que tudo seja
cumprido”. (Mateus 5:18). Jota = menor letra hebraica (yod) e 'til' é
um pequeno sinal no topo de uma letra hebraica. Isso indica que a
inspiração se estende às letras dentro das palavras. Quando Jesus
apareceu após a ressurreição para os dois discípulos no caminho de Emaús “começando por Moisés e todos os profetas,
explicou-lhes o que foi dito em todas as escrituras relativas a si mesmo.” (Lucas
24: 2 6-2 7). Lucas 24:44 “Convinha que se cumprisse tudo o que
de mim estava escrito na lei de Moises, e nos profetas e Salmos”.” é uma
testemunha do cânon judaico (e seu conteúdo profético), que foi
dividido em lei, profetas e escritos. (Salmos foi o primeiro livro dos
escritos). Mateus 23:35 sangue de Abel em sangue de Zacarias = Gênesis em
Crônicas (o último livro da seção de Escritos). Mesmo quando ele estava
pendurado na cruz, ele estava citando as Escrituras. “Nas tuas mãos
entrego o meu espírito” etc.
Uso do termo plural “Escrituras” por Cristo,
que são tratadas como um todo: Mateus
26:54 “escrituras”; Mateus 21:42 (Você não leu nas escrituras a
pedra que os construtores etc.)'; 22:29 (Você está errado por não conhecer
as escrituras nem o poder de Deus.); Marcos 14:49 (As Escrituras devem ser
cumpridas'); João 6:45; ('Está escrito nos profetas, e todos serão
ensinados por Deus. Todo homem, pois, que ouviu e aprendeu sobre o pai, vem a
mim.').
Jesus no NT, confira os ensinos e afirmações
de Cristo em João 14:26; 15: 26-27; 16:13 -14. Jesus
confiou sua mensagem aos apóstolos e ao Espírito Santo e deu-lhes autoridade
para dar.
Os apóstolos do NT cobram os escritos
para uso público (com autoridade), por exemplo, 1 Tessalonicenses
5:27; Colossenses 4:16; Apocalipse 22:18; 1 Timoteo 4: 1 (O
Espírito diz claramente que ...). Os apóstolos estavam conscientes da
ajuda do Espírito Santo: 1 Pedro 1:12; 1 Corintios 2:13; Galatas 1:
7-8; 2 Pedro 3: 15-16. Eles emitem as ordens do Senhor. 1 Tessalinicenses
4: 2; 2 Ts 3: 6
Hebreus 3-4 Hebreus 3: 7 confirma a voz do
Espírito Santo (continua presente) .. Cita
o Salmo 95. As palavras do salmista são as palavras do Espírito Santo e ainda
falam “hoje” se você ouvir a voz dele.
Qual é a relação entre Jesus como a Palavra
de Deus e a Bíblia como a Palavra de Deus? Esta é uma área profunda e
ainda estou pensando nisso. Você já teve a experiência de tentar encontrar
a palavra para alguma coisa. Você tem algo que quer dizer, mas está
tentando encontrar a palavra certa para dizê-lo? Agostinho diz algo
semelhante sobre a linguagem em um sermão de João 1. Existe o Verbo e há o você. Jesus
é a expressão significativa de Deus que é então traduzida para a língua ou voz
das Escrituras. A voz é João Batista. Uma voz não tem sentido sem o
Verbo, é um ruído sem sentido. Por extensão, a voz da Bíblia medeia a
Palavra encarnada. (João 1 de Agostinho).
Catecismo Católico diz “Por meio de
todas as palavras da Sagrada Escritura, Deus fala apenas uma única Palavra, sua
única Expressão na qual ele se expressa completamente: Você se lembra que
uma e a mesma Palavra de Deus se estende por toda a Escritura, que é uma só. e
a mesma enunciação que ressoa na boca de todos os escritores sagrados, uma vez
que quem estava no princípio com Deus
não precisa de sílabas separadas; pois ele não está sujeito ao
tempo. Isso está implícito em Lucas 24:44.
CONCLUSÃO:
Examinamos argumentos do texto de 2 Timóteo e
outras passagens das próprias escrituras que atestam sua própria inspiração,
que identificamos como a posição cristã histórica e a posição dos apóstolos e
do próprio Cristo. Vimos também que somente essa visão fornece respostas
adequadas às questões filosóficas da existência e do significado.
Pergunta:
E as variantes nos
manuscritos ?
William Lane Craig cita 99% de
precisão. 138 000 palavras gregas no NT, 1 400 incertas.
Os Manuscritos do Mar Morto são de
particular valor a esse respeito por pelo menos duas razões: (1) todo livro do
cânon hebraico tradicional, exceto Ester, é representado (até certo ponto)
entre os materiais de Qumran (Collins, 1992, 2: 89); e (2)
forneceram aos críticos do texto manuscritos antigos com os quais podem
comparar o texto aceito para precisão do conteúdo. Este segundo ponto é de
particular importância, uma vez que, antes da descoberta dos manuscritos de
Qumran, os textos mais antigos do Antigo Testamento existentes eram os conhecidos
como Texto Massorético (MT), datado por volta de 980 dC.
E o cânon das
Escrituras?
A igreja primitiva herdou essa idéia do
judaísmo. (Paulo e Jesus afirmaram o cânon do AT (Romamos 3: 2 e 15: 4; Lucas
24: 44; Mateus 23:35 sangue de Abel em sangue de Zacarias = Gênesis em
Crônicas) ( Divrei ha-Yamim, o último livro do Seção de escritos)
O cânon do NT precisava preservar a igreja de heresias, que apareceram
muito rapidamente, como Paulo havia previsto. (Por exemplo, o montanismo) Os
gnósticos escreveram um comentário sobre João em 160 mostrando que ele tinha
status canônico até então.
Exemplos de pessoas que rejeitaram a
autoridade do AT: Marcion, Adolf Von Harnack, os 'cristãos alemães' de
Hitler, MAS: “Os primeiros seguidores de Cristo foram ao mesmo tempo o
último remanescente crente da antiga comunidade e dos primeiros núcleos crentes
do Novo Testamento como inspirado . “(Bruce F., p.75) . O AT
fornece os antecedentes históricos do Novo Testamento, por exemplo: Criação,
êxodo, exílio e temas de aliança, sacrifício, Messias, Reino, etc. Filho do
homem Daniel 7; Marcos 10:45 , Abraão em Romanos 4. Tema do
caminho da salvação.
Todo livro do NT cita ou faz alusão ao
AT. (contra a reivindicação marcionista).
O livro do Apocalipse era conhecido por
Clemente, Irineu e Teófilo, e no segundo século. Lucas e
João 3º e 4º Evangelhos também já eram aceitos,
Atos, 13 epístolas de Paulo, 1,2 João, Judas,
Apocalipse não foi contestado até depois da época de
Orígenes. (254AD).
Canon do Antigo Testamento. Sobre o
livro da Sabedoria, Hugo de São Vitor escreve: “Além desses (os livros
canônicos), existem alguns outros livros que certamente são lidos - como a
Sabedoria de Salomão, o livro de Jesus, filho de Sirach, o livro de Judith e
Tobias e os livros dos Macabeus - mas não são incluídos no
cânon. ( “Sobre a Escritura Sagrada e seus autores”, seção 6, em
Franklin T.Harkins e Frans Van Liere).
Era necessário um cânon do NT para preservar
a igreja devido à heresia, que veio muito rapidamente, como Paulo havia previsto. (por
exemplo os gnósticos). Dentro do NT, vemos como os apóstolos cobram certos
escritos para uso público (com autoridade), por exemplo, 1 Tessalonicenses
5:27; Colossenses 4:16; Apocalipse 22:18; 1 Timóteo 4: 1 (O
Espírito diz expressamente). Os apóstolos estavam conscientes da ajuda do
Espírito Santo: (1 Pedro 1:12; 1 Coríntios 2:13; Gálatas 1: 7-8; 2 Pedro 3:
15-16). Eles emitiram ordens do Senhor de acordo com 1 Tessalonicenses 4:
2; 2 Tessalonicenses 3: 6. A lista de Eusébio no quarto centavo
é substancialmente a mesma que a nossa. Alguns livros são
"disputados, mas são conhecidos pela maioria".
E as passagens difíceis do Antigo Testamento
sobre o abate de crianças cananitas etc.?
Revelação e inspiração são uma
questão separada para a hermenêutica (como interpretar a
Bíblia). "Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos
face a face" (1 Cor 13:12). Mas os cristãos seguem o Antigo
Testamento , pois é interpretado por Cristo e pelos apóstolos. Por
exemplo: Mulher apanhada em adultério, discípulos que querem incendiar os
incrédulos, etc.
[1] Austin
Farrar, 'Vida de Paulo' 1,49
[2] Ibidem
1a, q. 42, art. 7
[3] Ibidem
1a, q. 32, art. 1
[4] Tomás
de Aquino , Summa Theologiae 1a 1,10
[5] Tomás
de Aquino , Summa Theologiae 1a 1,10
[6] Tomás
de Aquino , Summa Theologiae 1a.1,8.
[7] Tomás
de Aquino , Comentário ao Livro de Jó, 13, aula 1
[8] Tomás
de Aquino , Summa Theologiae 1a 1, 1
[9] Ibidem
1a 1,1.
[10] Ibidem
1a 1,6.
[11] Hugh
de São Victor, 'Sobre os sacramentos da fé cristã', (Trans Deferrari,
pub Wipf & Stock), Prólogo, 2 (página 4).
[12] DN
1, 1, 588B.
[13] ST
1a, 1, 8 e 2.
[14] A
Filocalia de Orígenes, 1,9.
[i] .Hugh
de São Victor, 'On Scripture Sagrado e seus autores' 1 em Franklin
T.Harkins e Frans Van Liere, ' Interpretação da Escritura:
teoria, (Brepols, 2012), p 213.
Sobre esse trabalho. A presente obra foi
traduzido por mecanismo da web, e depois passou por uma revisão, para ajustar o
texto, houve alguns pequenos acréscimos e os textos bíblicos foram introduzidos
usando a Corrigida e Fiel da Sociedade Bíblica Trinitariama. O responsável pela
revisão, não fez uma obra perfeita, mas devido ao fato de servir para a
edificação de muitos, dedicou-se a elaborar o texto de tal modo que sirva para
os que deseja começar a se aprofundar na defesa da autoridade e inspiração das
Escrituras.
Responsável pela revisão e introdução de
alguns ajustes no texto:
Clavio J. Jacinto
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