Uma defesa da visão tradicional da inspiração e autoridade das Escrituras.



Uma defesa da visão tradicional da inspiração e autoridade das Escrituras. 


   Alan P.Darley , MA

Introdução.

O que é REVELAÇÃO ? É a comunicação de algo que de outra forma não seria conhecido, isto é, Deus se revelando às pessoas.
Crer na revelação é um humilde reconhecimento de que os seres humanos são não autônomos. O homem não é "a medida de todas as coisas". (Protagoras 5 aC)
A revelação é teocêntrica. ( ilustração do filme 'Matrix'. (Neo não poderia saber sobre a Matrix sem informações externas) . Ninguém pode ler sua mente - eles só sabem o que você está pensando se lhes contar.   Da mesma forma, apenas Deus sabe o que Deus está pensando a menos que ele nos diga por revelação

A posição cristã histórica   afirma dois tipos de revelação:
Revelação geral : o que Deus havia comunicado por natureza, razão e consciência.
Revelação especial: o que Deus comunicou sobrenaturalmente, por exemplo, através da teofania, profetas, milagres, encarnação de Cristo e a atividade superintendente do Espírito na inspiração das Escrituras. O que não é: Não é ditado  por Deus para os autores humanos. (Visão muçulmana). Não está relacionado às cópias da Bíblia que podem conter erros dos copistas, mas apenas aos autógrafos comuns.  ( Por que nenhum autógrafo original? Uma resposta possível é que isso levaria à idolatria, como aconteceu com a serpente de bronze de Moisés.)
Nota do Tradutor. Acredito que as traduções que seguem o Textus Receptus e o massoretico mantém o status de copia fiel das Escrituras como dado a partir dos primeiros manuscritos originais.

O que é INSPIRAÇÃO ? : definição: É a obra interior do Espírito Santo nos corações e mentes dos homens escolhidos que escreveram as Escrituras, para que Deus tenha escrito o que queria. '(Harold Lindsell, “ A Batalha pela Bíblia”). Analogia dos aspectos humanos e divinos das Escrituras com a encarnação de Cristo, duas naturezas humanas e divinas, 100% ambas. As escrituras estão livres de erros em seus autógrafos originais e corretamente interpretadas como Cristo estava livre de pecados. 1 Cor 2: 9-12. Na visão tradicional, O Espírito Santo, é o Autor divino, também autentica a crente por Seu testemunho interior  e abre as suas mentes para entender seu significado. Isso se chama ILUMINAÇÃO .
Oponentes à visão tradicional: ateus (sem Deus) , panteístas (tudo é Deus) , deístas (Deus não intervém nem diz nada - o Deus desconhecido da filosofia grega) .
Os cristãos liberais e os anti-realistas às vezes usam a palavra 'revelação' para se referir à experiência interior ou a uma nova consciência da verdade, em vez da comunicação proposicional de um Deus transcendente que está fora da criação mas interage com ela, mas isso pode ser criticado como uma falácia de equívoco.

OBJETIVO: Apresentar nossos argumentos em apoio à visão tradicional: textuais, filosófica, históricas com  evidencias  teológicas.

TEXTUAL

Primeiro, vejamos o texto de 2 Tim 3 , que deve mostrar que a visão tradicional é a própria visão da Bíblia. Isso pode parecer circular, mas o ponto é que, se a Bíblia não reivindicar isso sobre si mesma, não haveria razão para defender tal opinião.

1.     O capítulo é um aviso sobre as atitudes das pessoas nos últimos dias, que elas se desviarão com ouvidos irritados em relação a falsos ensinamentos. Paulo lembra a Timóteo que desde criança conhece as sagradas escrituras. (v 15 ), então ele chega ao nosso texto, que é uma das afirmações mais claras sobre inspiração em toda a Bíblia: 'Toda a escritura é divinamente inspirada por Deus'. Entendemos a partir dos originais  que  “toda escritura” é realmente soprada, porque é criada por Deus (theopneustos), um produto de seu hálito criativo (cf. Sl 33: 6). É por isso que esse texto é uma forte evidencia para o ensino da inspiração e autoridade das Escrituras..

2.  Nesta passagem, a pessoa histórica de Paulo é importante para nossa interpretação da passagem. Tanto os estudiosos conservadores quanto os liberais geralmente concordam que Paulo compartilhou os pontos de vista das escolas judaicas posteriores conhecidas como Tannaim e Amoraim, que consideravam certas escrituras hebraicas canônicas e inspiradas. ( n'amarah b'ruach hakodesh - ' falado pelo Espírito Santo ' ) [1] . Isso pode ser visto da maneira como Paulo, às vezes, aparentemente confunde o termo Escritura com Deus, por exemplo, em Romanos 9:17 “Porque as escrituras dizem a Faraó, por esse mesmo motivo eu te levantei”. Ou “A escritura, prevendo que Deus justificaria os gentios pela fé, pregou o Evangelho de antemão a Abraão”. Só podemos concluir com isso que, na mente de Paulo, a palavra das Escrituras é a palavra de Deus.  Paulo era um hebreu de hebreus, que estudou com Gamaliel. Mesmo após sua conversão, ele diz que é vantajoso ser judeu porque a eles foram dados os oráculos de Deus (Romanos 3: 2 ta logia tou theou). Esse versículo em Romanos é uma forte evidência em apoio ao reconhecimento de Paulo ao cânon, reconhecido pelos judeus e certamente estabelecido na época do Concílio de Jamnia em 90 dC. Quando ele está preso em Roma, Paulo pede uma capa para mantê-lo aquecido e os livros (Biblia = pergaminhos), mas ESPECIALMENTE os pergaminhos  (2 Tim 4:13). Os pergaminhos eram as Escrituras Hebraicas.

Hugo de São Victor ( século XII ) escreve: '’O leitor das Sagradas Escrituras deve primeiro aprender quais escritos são especialmente dignos do nome “sagrado”. Para certas pessoas, escreveram muitas obras inspiradas no espírito deste mundo. Lemos os versos dos poetas, nos quais há deleite e até alguma utilidade, como um escritor diz: “Os poetas querem ser úteis ou agradáveis”. Lógica, matemática e física ensinam a verdade até certo ponto, mas elas não atingem a verdade na qual há salvação da alma, sem a qual tudo é inútil ...... Aqueles que escrevem então nos quais não há verdade sem o contágio de erro e pelo qual a alma não é restaurada para o verdadeiro conhecimento ou amor de Deus nunca são dignos de serem chamados de sagrados” (Nas Escrituras Sagradas e seus autores)

3. Outros textos que apóiam a inspiração. 2 Pedro 1:19 -21. Há algo "mais certo" até do que o testemunho ocular, e essa é a palavra profética que brilha como em um lugar escuro. É algo que 'temos', ele diz em nossas mãos. Este versículo mostra que estamos lidando com inspiração profética, como vemos em Jeremias 1: 4 “A palavra do Senhor veio a Jeremias dizendo”. Como não apresenta uma teoria específica, devemos ter cuidado para não ir além do que está escrito. Mas há uma dupla atividade humana e divina. Escritores humanos são carregados como uma árvore que dá frutos. ( Pherein no  grego ). Isso representa o cuidado providencial de Deus por toda a vida do profeta. Isaías disse: “Eu e os filhos que Deus me deu são para sinais e maravilhas”. (Isaías 8:18). Toda a vida deles foi preparada por Deus para cumprir Sua palavra.

Nesse contexto de profecia, a evidência mais notável para a inspiração verbal e plenária é a profecia cumprida, por exemplo, Isaias 53. Gostaria de perguntar aos meus leitores : “De quem o profeta fala a si próprio ou a algum outro?” (Atos 8:34). Isaías foi chamado o quinto Evangelho). 


FILOSÓFICO

A questão filosófica mais básica é provavelmente  é essa: “Por que há algo em vez de nada? " Não há muitas respostas possíveis. 1. Nada , 2. Algo, 3. Alguém. Vamos examinar a primeira resposta:
1.      Nada: Steven Hawking parece argumentar a terceira opção: “Como existe uma lei como a gravidade, o universo pode e se cria a partir do nada”. Mas isso é coerente? Em primeiro lugar, para que o universo se "criasse", ele teria que existir antes que existisse, o que é impossível. Em segundo lugar, se existe uma lei como a gravidade, isso não é nada. Mas Hawking diz que o universo "se cria do nada", o que é, portanto, contraditório. Uma lei não é um nada. Lawrence Krauss também escreveu um livro recentemente chamado "Um universo do nada". Mas um exame mais detalhado revela que ele não significa nada absoluto, mas apenas um vácuo quântico que é algo!

2.     Algo? Mas pode algo impessoal explicar significado, propósito, razão , vida, consciência etc.? Os efeitos compartilham de suas causas. Se os efeitos são pessoais, a Causa não pode ser menor que pessoal.

Portanto, a melhor explicação é 
3.      Alguém. Mesmo muitos pensadores seculares são repelidos pela idéia de estar “sozinho em casa” ou no universo. Eles buscam refúgio nas ETs. João 1: 1. Dá uma base profunda para a eternidade do amor e da comunicação. (Veja Francis Schaeffer : “Ele está lá e não está calado”). Deus que criou a humanidade à Sua imagem usou a linguagem como um meio de revelação. Os cristãos liberais tentam  manter uma ética de amor, mas o que é a base para esta ideia se Deus é “amor” não-pessoal e é apenas uma metáfora equivocada de Deus? Se não há revelação de Deus para nos dizer como ele é, como podemos saber que o um Deus Supremo é amoroso?


A resposta cristã a por que existe algo em vez de nada evita uma regressão infinita , terminando com um fato bruto auto-explicativo. João 1:18 O Filho explica claramente o pai dentro da Deidade.

Também poderíamos usar um argumento de Tomás de Aquino para revelação. Se Deus é o “Bem” supremo que todas as coisas deseja: “De fato, seria contra a natureza da bondade divina que Deus retenha para si todo o seu conhecimento e não o comunique a mais ninguém de qualquer maneira, uma vez que pertence ao natureza do bem que deve se comunicar com os outros. ”( Tomás de Aquino : Comentário sobre os Nomes Divinos).

2. HISTÓRICO

O crer na autoridade e na inspiração não é uma invenção do fundamentalismo americano, nem simplesmente uma posição reacionária em resposta as críticas negativas que muitos fazem à Bíblia. É a posição tradicional do judaísmo e da igreja cristã desde os primeiros tempos. Portanto, são os liberais que se afastaram dessa tradição e se apostataram das crenças originais.
Kirsop Lake: “É um erro freqüentemente cometido por pessoas instruídas que têm pouco conhecimento da teologia histórica, supor que o fundamentalismo é uma nova e estranha forma de pensamento. Não é nada disso, é a sobrevivência parcial e sem instrução de uma teologia que já foi universalmente mantida por todos os cristãos. Quantos, por exemplo, havia nas igrejas cristãs do século XVIII que duvidavam da inspiração infalível de todas as escrituras? Alguns, talvez, mas muito poucos. Não, o fundamentalista pode estar errado; Eu acho que ele é. Mas somos nós que nos afastamos da tradição, não eles, e lamento o destino de quem tenta argumentar com um fundamentalista com base na autoridade. A Bíblia e o corpus theologicum da igreja estão do lado dos fundamentalistas.”
Para Tomás de Aquino (c. 1225-1274), A razão não pode nos levar tão longe. Deus tem se revelado na natureza, mas algumas verdades, por exemplo, a verdade da encarnação ou que “Deus é Triuno”, só pode ser conhecido através das Sagradas Escrituras. Embora existam 'vestígios' da trindade na natureza [2] , revelação natural e razão sem ajuda são insuficientes para chegar a essa verdade. [3] “A revelação é a base das escrituras sagradas” [4] ele escreveu, já que "o autor das Sagradas Escrituras é Deus".[5] Para Tomás de Aquino, segue-se que a Escritura é inerrante: "Acredito firmemente que nenhum de seus autores errou ao compô-los" [6] De fato, “é herético dizer que qualquer falsidade está contida nos evangelhos ou em qualquer escritura canônica”.[7] A própria Bíblia é 'Escritura divinamente inspirada'[8] , citando 2 Timóteo 3:16 ('Toda a Escritura é inspirada por Deus'). Sem essa revelação, Tomás de Aquino argumenta: "a verdade sobre Deus, como a razão, poderia descobrir, só seria conhecida por poucos, e isso depois de muito tempo, e com a mistura de muitos erros".[9] Além disso, ao discutir a relação do conhecimento sagrado nas Escrituras com outras ciências, Tomás de Aquino ensina: “A doutrina sagrada deriva seus princípios não de nenhum conhecimento humano, mas do conhecimento divino, através do qual, como através da mais alta sabedoria, todos nosso conhecimento está em ordem ”.[10]
A Confissão de Fé de Westminster (1647 ). 1, IV. A autoridade da Sagrada Escritura, na qual ela deve ser crida e obedecida, não depende do testemunho de qualquer homem ou igreja; mas totalmente sobre Deus (que é a própria verdade) o seu autor; e, portanto, deve ser recebido, porque é a Palavra de Deus. '
John Wycliff. ( Tradutor da Bíblia do século XIV ): “A Escritura Sagrada é a lei de Deus sem defeito, mais verdadeira , mais perfeita e mais santa, que é o dever de todos os homens de aprender a conhecer, defender e observar, na medida em que pois são obrigados a servir ao Senhor de acordo com ele, sob a promessa de uma recompensa eterna. ”(De Veritate Scipturae Sacrae C 7, fol 17, col 4).
Hugo de São Vitor ( século XII ). As Escrituras Divinas têm como objeto as obras de restauração. Portanto, acredita-se, com razão, que é superior a todos os outros escritos, na medida em que o assunto é o mais digno e o mais sublime em relação a sua consideração e discurso. '[11]
Pseudo-Dionísio (6 º século)   concorda que a razão natural é impotente para chegar ao Transcendente Aquele que “só poderia dar uma peremptória do que ele realmente é.”[12] : ”as escrituras que o próprio Deus transmitiu e que nos revelam tudo o que podemos conhecer de Deus, todas as suas obras, palavras e manifestações, tudo que é sacrificado feito e dito por Deus.”
Agostinho (354 - 430) : “Somente os livros das Escrituras que são canônicos eu aprendi a ter em honra a ponto de acreditar que seus autores não cometeram nenhum erro ao escrevê-los”. [13]
Orígenes (c. 184-254) : “ os livros sagrados não são composições humanas, mas que foram escritos e chegaram até nós por inspiração do Espírito Santo, de acordo com a vontade do Pai de Todos através de Jesus Cristo “.[14]
Clemente de Roma : "Olhe com cuidado para as Escrituras, que são as verdadeiras declarações do Espírito Santo."
Irineu ( 202) “as Escrituras são perfeitas, visto que são ditas pela Palavra de Deus e Seu Espírito.”
Policarpo. (aluno de João, o apóstolo) chamou-o de “primogênito de Satanás”, a quem “perverte esses oráculos do Senhor”.

A teologia liberal tem abandonado esta posição seguindo a filosofia de David Hume o empirista e Immanuel Kant . O empirismo absoluto de Hume levou ao ceticismo, rejeitando assim, não apenas da existência de Deus, mas também de si mesmo como sujeito experimentador e de causa e efeito. As dúvidas de Hume perturbaram Kant, que passou a acreditar que causa e efeito são apenas uma categoria da mente humana e não algo da própria natureza. Como a revelação seria Deus causando algo, segue-se que, para Kant, a revelação é impossível por definição. Aqui temos a razão humana impondo a falência moral no próprio homem caído. A incredulidade torna-se a escuridão onde a razão adormece.

Um argumento histórico diferente para a inspiração da Bíblia é seu poder absoluto de transformar toda uma cultura. Para dar apenas um exemplo temos a história da Bíblia em inglês. Este tem sido um dos maiores presentes no desenvolvimento de nossa cultura. Antes de William Tyndale ser estrangulado e seu corpo queimado por traduzir ilegalmente a Bíblia para o vernáculo, ele orou: “Senhor abra os olhos do rei da Inglaterra”. Esta oração foi respondida apenas dois anos depois com um edital de Henrique V !!! para imprimir a Grande Bíblia, que foi enviada a todas as igrejas da Inglaterra e se tornou a base da posterior Bíblia do rei Tiago. Assista ao documentário de Melvyn Bragg sobre a Bíblia King James para ver o enorme impacto que a Bíblia teve para sempre na Grã-Bretanha e na América. Ele moldou nossa linguagem, alem de estabelecer os direitos humanos na Constituição Americana, na luta contra a escravidão e nos discursos de Martin Luther King Jr e William Wilberforce.



3. TEOLÓGICO

Para os cristãos tradicionais, a autoridade máxima são as declarações  de Jesus . O próprio Jesus declarou: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão”. (Marcos 13:31). Jesus usou a autoridade do Antigo Testamento para resistir ao diabo (Mt 4: 4, 7, 10; Lc 4: 4-8) e disse que “A Escritura não pode ser anulada”. (João 10:35 ) em referência a um discussão sobre uma única palavra "deuses", cf. Salmo 82: 6, que Jesus chama de "Lei" ("Não está escrito em sua lei" João 10:34, fornecendo uma seção da autoridade legal dos Escritos ). Dizer que a escritura “não pode ser quebrada” é usar uma palavra normalmente usada para violar a lei, por exemplo, a lei do sábado (João 5:18). Ele proclamou ainda no Sermão da Montanha que “nenhum jota ou til passará da Lei até que tudo seja cumprido”. (Mateus 5:18). Jota = menor letra hebraica (yod) e 'til' é um pequeno sinal no topo de uma letra hebraica. Isso indica que a inspiração se estende às letras dentro das palavras.  Quando Jesus apareceu após a ressurreição para os dois discípulos no caminho de Emaús  “começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que foi dito em todas as escrituras relativas a si mesmo.” (Lucas 24: 2 6-2 7). Lucas 24:44 “Convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moises, e nos profetas e Salmos”.” é uma testemunha do cânon judaico (e seu conteúdo profético), que foi dividido em lei, profetas e escritos. (Salmos foi o primeiro livro dos escritos). Mateus 23:35 sangue de Abel em sangue de Zacarias = Gênesis em Crônicas (o último livro da seção de Escritos). Mesmo quando ele estava pendurado na cruz, ele estava citando as Escrituras. “Nas tuas mãos entrego o meu espírito” etc.
Uso do termo plural “Escrituras” por Cristo, que são tratadas como um todo: Mateus  26:54 “escrituras”; Mateus 21:42 (Você não leu nas escrituras a pedra que os construtores etc.)'; 22:29 (Você está errado por não conhecer as escrituras nem o poder de Deus.); Marcos 14:49 (As Escrituras devem ser cumpridas'); João 6:45; ('Está escrito nos profetas, e todos serão ensinados por Deus. Todo homem, pois, que ouviu e aprendeu sobre o pai, vem a mim.').
Jesus no NT, confira os ensinos e afirmações de Cristo em João 14:26; 15: 26-27; 16:13 -14. Jesus confiou sua mensagem aos apóstolos e ao Espírito Santo e deu-lhes autoridade para dar.
Os apóstolos do NT cobram os escritos para uso público (com autoridade), por exemplo, 1 Tessalonicenses 5:27; Colossenses 4:16; Apocalipse 22:18; 1 Timoteo 4: 1 (O Espírito diz claramente que ...). Os apóstolos estavam conscientes da ajuda do Espírito Santo: 1 Pedro 1:12; 1 Corintios 2:13; Galatas 1: 7-8; 2 Pedro 3: 15-16. Eles emitem as ordens do Senhor. 1 Tessalinicenses 4: 2; 2 Ts 3: 6
Hebreus 3-4 Hebreus 3: 7 confirma a voz do Espírito Santo  (continua presente) .. Cita o Salmo 95. As palavras do salmista são as palavras do Espírito Santo e ainda falam “hoje” se você ouvir a voz dele.
Qual é a relação entre Jesus como a Palavra de Deus e a Bíblia como a Palavra de Deus? Esta é uma área profunda e ainda estou pensando nisso. Você já teve a experiência de tentar encontrar a palavra para alguma coisa. Você tem algo que quer dizer, mas está tentando encontrar a palavra certa para dizê-lo? Agostinho diz algo semelhante sobre a linguagem em um sermão de João 1. Existe o Verbo e há o você. Jesus é a expressão significativa de Deus que é então traduzida para a língua ou voz das Escrituras. A voz é João Batista. Uma voz não tem sentido sem o Verbo, é um ruído sem sentido. Por extensão, a voz da Bíblia medeia a Palavra encarnada. (João 1 de Agostinho).
Catecismo Católico diz “Por meio de todas as palavras da Sagrada Escritura, Deus fala apenas uma única Palavra, sua única Expressão na qual ele se expressa completamente: Você se lembra que uma e a mesma Palavra de Deus se estende por toda a Escritura, que é uma só. e a mesma enunciação que ressoa na boca de todos os escritores sagrados, uma vez que quem estava no princípio  com Deus não precisa de sílabas separadas; pois ele não está sujeito ao tempo.  Isso está implícito em Lucas 24:44.  


CONCLUSÃO:

Examinamos argumentos do texto de 2 Timóteo e outras passagens das próprias escrituras que atestam sua própria inspiração, que identificamos como a posição cristã histórica e a posição dos apóstolos e do próprio Cristo. Vimos também que somente essa visão fornece respostas adequadas às questões filosóficas da existência e do significado.





Pergunta:
 E as variantes nos manuscritos ? 

 William Lane Craig cita 99% de precisão. 138 000 palavras gregas no NT, 1 400 incertas.
Os Manuscritos do Mar Morto são de particular valor a esse respeito por pelo menos duas razões: (1) todo livro do cânon hebraico tradicional, exceto Ester, é representado (até certo ponto) entre os materiais de Qumran (Collins, 1992, 2: 89); e (2) forneceram aos críticos do texto manuscritos antigos com os quais podem comparar o texto aceito para precisão do conteúdo. Este segundo ponto é de particular importância, uma vez que, antes da descoberta dos manuscritos de Qumran, os textos mais antigos do Antigo Testamento existentes eram os conhecidos como Texto Massorético (MT), datado por volta de 980 dC.

 E o cânon das Escrituras?  

 A igreja primitiva herdou essa idéia do judaísmo. (Paulo e Jesus afirmaram o cânon do AT (Romamos 3: 2 e 15: 4; Lucas 24: 44; Mateus 23:35 sangue de Abel em sangue de Zacarias = Gênesis em Crônicas) ( Divrei ha-Yamim, o último livro do Seção de escritos) O cânon do NT precisava preservar a igreja de heresias, que apareceram muito rapidamente, como Paulo havia previsto. (Por exemplo, o montanismo) Os gnósticos escreveram um comentário sobre João em 160 mostrando que ele tinha status canônico até então.

Exemplos de pessoas que rejeitaram a autoridade do AT: Marcion, Adolf Von Harnack, os 'cristãos alemães' de Hitler, MAS: “Os primeiros seguidores de Cristo foram ao mesmo tempo o último remanescente crente da antiga comunidade e dos primeiros núcleos crentes do Novo Testamento como inspirado . “(Bruce F., p.75) . O AT fornece os antecedentes históricos do Novo Testamento, por exemplo: Criação, êxodo, exílio e temas de aliança, sacrifício, Messias, Reino, etc. Filho do homem Daniel 7; Marcos 10:45 , Abraão em Romanos 4. Tema do caminho da salvação.

Todo livro do NT cita ou faz alusão ao AT. (contra a reivindicação marcionista).
O livro do Apocalipse era conhecido por Clemente, Irineu e Teófilo, e no segundo século. Lucas e João 3º e 4º Evangelhos também já eram aceitos,

Atos, 13 epístolas de Paulo, 1,2 João, Judas, Apocalipse não foi contestado até depois da época de Orígenes. (254AD). 

Canon do Antigo Testamento. Sobre o livro da Sabedoria, Hugo de São Vitor escreve: “Além desses (os livros canônicos), existem alguns outros livros que certamente são lidos - como a Sabedoria de Salomão, o livro de Jesus, filho de Sirach, o livro de Judith e Tobias e os livros dos Macabeus - mas não são incluídos no cânon. ( “Sobre a Escritura Sagrada e seus autores”, seção 6, em Franklin T.Harkins e Frans Van Liere).

Era necessário um cânon do NT para preservar a igreja devido à heresia, que veio muito rapidamente, como Paulo havia previsto. (por exemplo os gnósticos). Dentro do NT, vemos como os apóstolos cobram certos escritos para uso público (com autoridade), por exemplo, 1 Tessalonicenses 5:27; Colossenses 4:16; Apocalipse 22:18; 1 Timóteo 4: 1 (O Espírito diz expressamente). Os apóstolos estavam conscientes da ajuda do Espírito Santo: (1 Pedro 1:12; 1 Coríntios 2:13; Gálatas 1: 7-8; 2 Pedro 3: 15-16). Eles emitiram ordens do Senhor de acordo com 1 Tessalonicenses 4: 2; 2 Tessalonicenses 3: 6.  A lista de Eusébio no quarto centavo é substancialmente a mesma que a nossa. Alguns livros são "disputados, mas são conhecidos pela maioria".

E as passagens difíceis do Antigo Testamento sobre o abate de crianças cananitas etc.?

  Revelação e inspiração são uma questão separada para a hermenêutica (como interpretar a Bíblia). "Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face" (1 Cor 13:12). Mas os cristãos seguem o Antigo Testamento , pois é interpretado por Cristo e pelos apóstolos. Por exemplo: Mulher apanhada em adultério, discípulos que querem incendiar os incrédulos, etc.




[1] Austin Farrar, 'Vida de Paulo' 1,49
[2] Ibidem 1a, q. 42, art. 7
[3] Ibidem 1a, q. 32, art. 1
[4] Tomás de Aquino , Summa Theologiae 1a 1,10
[5] Tomás de Aquino , Summa Theologiae 1a 1,10
[6] Tomás de Aquino , Summa Theologiae 1a.1,8.
[7] Tomás de Aquino , Comentário ao Livro de Jó, 13, aula 1
[8] Tomás de Aquino , Summa Theologiae 1a 1, 1
[9] Ibidem 1a 1,1.
[10] Ibidem 1a 1,6.
[11] Hugh de São Victor, 'Sobre os sacramentos da fé cristã', (Trans Deferrari, pub Wipf & Stock), Prólogo, 2 (página 4).
[12] DN 1, 1, 588B.
[13] ST 1a, 1, 8 e 2.
[14] A Filocalia de Orígenes, 1,9.

[i] .Hugh de São Victor, 'On Scripture Sagrado e seus autores' 1 em Franklin T.Harkins e Frans Van Liere, ' Interpretação da Escritura: teoria, (Brepols, 2012), p 213.

Sobre esse trabalho. A presente obra foi traduzido por mecanismo da web, e depois passou por uma revisão, para ajustar o texto, houve alguns pequenos acréscimos e os textos bíblicos foram introduzidos usando a Corrigida e Fiel da Sociedade Bíblica Trinitariama. O responsável pela revisão, não fez uma obra perfeita, mas devido ao fato de servir para a edificação de muitos, dedicou-se a elaborar o texto de tal modo que sirva para os que deseja começar a se aprofundar na defesa da autoridade e inspiração das Escrituras.

Responsável pela revisão e introdução de alguns ajustes no texto:

Clavio J. Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário