Intoxicados com o Esoterismo-Parte II





Muitas igrejas evangélicas principalmente as que aderiram a Nova Reforma Apostólica, incluindo também a igreja emergente, introduziram técnicas da nova era dentro da igreja com o intuito de promover espiritualidade.  A oração contemplativa e outras técnicas de espiritualidade que foram introduzidas dentro da cristandade a partir dos escritos de Pseudo-Dionisio Aeropagita e tomadas como técnicas espirituais por muitos devotos católicos medievais, tornaram-se populares e estão sendo promovidos vias normais para se alcançar experiências de unidade com o divino. O problema é que muitos elementos gnósticos foram promovidos e introduzidos na cristandade a partir das idéias de Pseudo-Dionisio Aeropagita, e elas foram aceitas e colocadas em pratica ou desenvolvidas a partir de outros mestres espirituais, que agora influenciam através do legado escrito, muitos lideres csrismaticos atuais, a gnose constitui-se como base experimental um conhecimento místico interior. Na verdade esse fato predomina em muitos círculos pentecostais, a experiencia como base para autenticar uma verdade é muito perigoso, principalmente para os últimos dias.  Porem parte da cristandade acabou cedendo e agora está flertando os escritos e as técnicas bem como os ensinos de vários místicos que deram abertura para o gnosticismo em menor ou em maior grau, entre eles posse citar Meister Eckhart, Henry Suso, John Tauler, John Rusbroeck, Plotino, Angelus Silesius, Juliana Norwich, Jacob Boehme, William, Walter Hilton, Catarina de Siena, William Kingsland, William Law, Madame Guyon Evelyn Underhill,  etc. Muitos desses místicos foram promovidos por Richard Foster por exemplo. Conheço os escritos de quase todos, sei que nem tudo o que escreveram e ensinaram foi errado, porém eles pertenciam a um sistema que promovia toda sorte de heresias, e eles estavam aparelhados ao sistema, até onde sei, somente Jacob Boehme era protestante, mesmo assim, ser protestante não significa ser bíblico, assim como em hipótese alguma ser evangélico dará o direito de alguém mostrar-se ortodoxo, só por professar uma identidade confessional. Também não duvido da seriedade de nenhum deles, acredito que a intenção deles eram boas, pode ser que alguns tenham realmente experimentado coisas genuínas, devido ao fato da misericórdia de Deus ser maior do que nossas falhas, porém é lógico uma questão sensata admitir que os escritos de Pseudo Dinisio aeropagita contribuiu por influenciar muito esses mestres espirituais com um neoplatonismo encapsulado numa forma de cristianismo, e o resultado foi a infiltração de elementos gnósticos que prevaleceram no misticismo medieval bem como também prevalece hoje em dia em nosso meio, e assim como prevaleceu naquela época por pura falta de discernimento, pois além disso, prevalecia no catolicismo romano a tese de que a experiência e a revelação mística extra bíblia tinha valor doutrinário e autoritário em questões de fé, essa abertura contribui para o gnosticismo.  Pois não eram adeptos do  “Sola Scriptura” nem advogavam na prática a autoridade final e total suficiência das Escrituras.



Clavio J. Jacinto

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