Muitas
igrejas evangélicas principalmente as que aderiram a Nova Reforma Apostólica,
incluindo também a igreja emergente, introduziram técnicas da nova era dentro
da igreja com o intuito de promover espiritualidade. A oração contemplativa e outras técnicas de
espiritualidade que foram introduzidas dentro da cristandade a partir dos
escritos de Pseudo-Dionisio Aeropagita e tomadas como técnicas espirituais por
muitos devotos católicos medievais, tornaram-se populares e estão sendo
promovidos vias normais para se alcançar experiências de unidade com o divino.
O problema é que muitos elementos gnósticos foram promovidos e introduzidos na
cristandade a partir das idéias de Pseudo-Dionisio Aeropagita, e elas foram
aceitas e colocadas em pratica ou desenvolvidas a partir de outros mestres
espirituais, que agora influenciam através do legado escrito, muitos lideres
csrismaticos atuais, a gnose constitui-se como base experimental um
conhecimento místico interior. Na verdade esse fato predomina em muitos
círculos pentecostais, a experiencia como base para autenticar uma verdade é muito perigoso, principalmente para os últimos dias. Porem parte da cristandade acabou cedendo e
agora está flertando os escritos e as técnicas bem como os ensinos de vários
místicos que deram abertura para o gnosticismo em menor ou em maior grau, entre
eles posse citar Meister Eckhart, Henry Suso, John Tauler, John Rusbroeck,
Plotino, Angelus Silesius, Juliana Norwich, Jacob Boehme, William, Walter
Hilton, Catarina de Siena, William Kingsland, William Law, Madame Guyon Evelyn
Underhill, etc. Muitos desses místicos
foram promovidos por Richard Foster por exemplo. Conheço os escritos de quase
todos, sei que nem tudo o que escreveram e ensinaram foi errado, porém eles
pertenciam a um sistema que promovia toda sorte de heresias, e eles estavam
aparelhados ao sistema, até onde sei, somente Jacob Boehme era protestante,
mesmo assim, ser protestante não significa ser bíblico, assim como em hipótese
alguma ser evangélico dará o direito de alguém mostrar-se ortodoxo, só por
professar uma identidade confessional. Também não duvido da seriedade de nenhum
deles, acredito que a intenção deles eram boas, pode ser que alguns tenham
realmente experimentado coisas genuínas, devido ao fato da misericórdia de Deus
ser maior do que nossas falhas, porém é lógico uma questão sensata admitir que
os escritos de Pseudo Dinisio aeropagita contribuiu por influenciar muito esses
mestres espirituais com um neoplatonismo encapsulado numa forma de
cristianismo, e o resultado foi a infiltração de elementos gnósticos que
prevaleceram no misticismo medieval bem como também prevalece hoje em dia em
nosso meio, e assim como prevaleceu naquela época por pura falta de
discernimento, pois além disso, prevalecia no catolicismo romano a tese de que
a experiência e a revelação mística extra bíblia tinha valor doutrinário e autoritário
em questões de fé, essa abertura contribui para o gnosticismo. Pois não eram adeptos do “Sola Scriptura” nem advogavam na prática a
autoridade final e total suficiência das Escrituras.
Clavio J. Jacinto
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