Pobres Mas ao Mesmo Tempo; Ricos





Pobres Mas ao Mesmo Tempo; Ricos

 Arthur W. Pink


Uma das orações que o Senhor ensina a Seu povo a orar é: “Inclina, Senhor, os teus ouvidos, e ouvi-me porque estou necessitado" (Salmos 86: 1). Alguns cristãos professos são vazios, mas cheios de orgulho, por suas próprias atitudes e ações, gabam-se de que são ricos, e enriquecidos com bens, e não precisam de nada (Veja Apocalipse 3:17). Mas o verdadeiro filho de Deus, cujos olhos foram abertos pelo Espírito Santo para ver sua total inutilidade, reconhece livremente que ele é (em si mesmo) "pobre e necessitado"; e o Senhor Jesus declara "Bem-aventurados os pobres de espírito" (Mateus 5: 3). Que mais e mais dessa pobreza seja nossa porção sentida.
Acima, dissemos que o filho de Deus é em si "pobre e necessitado"  essa é a qualificação mais necessária, pois em Cristo ele é rico e possui todas as coisas (1 Corintios. 3:21). Em Cristo há uma infinita "plenitude", e é o ofício e a obra da fé recorrer e tirar dessas riquezas em Cristo. É um privilégio indizível do Cristão reconhecer que ele é agora (nãosimplesmente no Céu) um "herdeiro" com Cristo. É seu privilégio glorioso perceber que Cristo é a Cabeça de Seu povo, e como uma esposa se vira para o marido em troca de dinheiro para cobrir as despesas domésticas, então Sua Esposa deve agir em relação a seu Marido - indo a Ele em busca de conselhos, ajuda, suprimentos de necessidade, com plena confiança de que Seu amor os concederá livremente.
Assim, procuramos, novamente, preservar o equilíbrio da Verdade. Até que sejamos feitos a sentir de novo nosso vazio, nada, a pecaminosidade, nessa condição de aflição, continuaremos a voltar-se para Ele, cujas riquezas inesgotáveis ​​estão sempre disponíveis quando a mão vazia da fé é estendida a Ele. Infelizmente, muitos de Seu querido povo ficaram com a impressão (se não expressamente ensinada assim) de que não há nada melhor para eles, enquanto aqui neste deserto, do que sentir sua impotência e gemer por sua miséria, permanecendo em fraqueza e necessidade espiritual. O fim de sua jornada. Sem dúvida, isso é preferível à auto-suficiência e justiça dos orgulhosos inchados e enganados por Satanás. Sim, de fato; um milhão de vezes melhor para qualquer um de nós ficar ferido, despido, gemendo e meio morto à beira do caminho, do que ser deixado por Deus completamente morto em um estado de complacência carnal. E, no entanto, amado, está longe de glorificar ao Senhor, pois está longe de entrarmos na herança que agora é nossa, para ser a "vítima das circunstâncias" desamparada, a cativa da carne ou das armadilhas de Satanás .
A vida diária pela fé em Cristo é o que faz a diferença entre o cristão doente e o saudável, entre o santo derrotado e o vitorioso. Não que estejamos sugerindo que é possível para qualquer um de nós atingir um estado ou experiência em que não seremos aqui nessa vida mais tentados  por Satanás ou feridos na nossa carne.  Não; mas antes que o cristão se recuse a continuar naquele estado ferido e continuar deitado no chão, gemendo e gemendo. Nosso dever é procurar o que havia em nós que deu a Satanás a oportunidade de nos fazer tropeçar e a carne nos ferir; confessá-lo a Deus, colocá-lo sob o sangue e buscar a graça que nos permita ser mais vigilantes contra uma vida descuidada e espiritualmente miserável.  Devemos observar e crer  na Expiação pois a  obra consumada de Cristo é todo-suficiente, contar com sua eficácia para limpar a culpa e a contaminação da queda que experimentamos; e, tendo corrigido o assunto com Deus, se recusa a permitir que agora atrapalhe nossa comunhão com Ele - nossas abordagens livres e deleitando-nos em Suas promessas.
O leitor diz, em resposta ao que acabou de ser dito: "Isso é mais fácil dizer do que fazer". Claro, para todos "fazer" requer esforço! Após a confissão de um fracasso e queda, um sentimento de vergonha e peso freqüentemente oprime a alma e torna extremamente difícil abordar o Santo com liberdade filial. O que precisa ser feito? Isto: comece agradecendo a Deus pela maravilhosa graça que fez, pois nela temos uma provisão tão completa para nossos infelizes fracassos: louve-O por ter posto todos os seus pecados em Cristo. Então o que mais? Ora, continue louvando a Ele, aceite o fato que o sangue de Cristo tem uma potência tão surpreendente, uma eficácia tão infinita que nos "purifica de todo pecado". Abençoe ao Deus de toda graça que Ele convida almas carentes a virem ao Seu trono de  misericórdia.  Esse, meu leitor cristão, é o caminho para superar o peso da alma quando cheio de vergonha (após a confissão), e o caminho para superar os esforços de Satanás para mantê-lo deprimido: ações de graças e louvores pelas provisões de misericórdia para os santos fracassados ​​darão "liberdade de acesso "e restaura a alegria da comunhão mais rapidamente do que qualquer coisa.
Está escrito "a alegria do Senhor é a vossa força" (Neemias 8 :10). Não pode haver energia espiritual para o alegre desempenho do dever, nem coração dinâmico para as provações da vida, a menos que a alegria do Senhor encha a alma. Foi pela "alegria que lhe foi proposta" que Cristo "suportou a cruz" (Hebreus 12: 2). É verdade que Ele era "o Homem de Dores" e "conhecia a tristeza" de uma maneira que nenhum de nós jamais experimentou; todavia, essas tristezas não o impediram de cuidar dos negócios de seu pai: essa profunda "tristeza" não o impediu de  continuar diariamente "fazendo o bem".  Houve uma "alegria" que sustentou,  que o fortaleceu para fazer a vontade de Deus.  Amado companheiro de peregrinação - gemer sobre as vis  corrupções sentidas por dentro, ou desanimado e consternado pelas dificuldades e obstáculos que se multiplicam – ainda assim devemos ouvir o chamado de Cristo: que Se alguém tem sede, (por alegria ou por qualquer graça espiritual)  vá até ELE e  beba "(João 7:37) – o que ELE quis dizer é que o cristão pode beber  plenitude.
É impressionante observar a definição dessas palavras "a alegria do Senhor é a nossa força" (Neemias 8:10). Essas palavras  foram ditas ao remanescente piedoso em um "dia de pequenas coisas". Esse remanescente ouviu a leitura e a exposição da lei (Neemias 8: 7, 8). Enquanto ouviam, foram repreendidos, reprovados, condenados; e, em conseqüência, "todas as pessoas choraram quando ouviram as palavras da lei". Isso foi surpreendente, incomum, abençoado: contemplar um povo contrito e de coração partido é uma visão rara e preciosa. Mas eles deveriam continuar assim? Deitados na poeira soluçando e gemendo? Não, para eles vieram as palavras: "Não fiquem tristes" - enxuguem suas lágrimas ", porque a alegria do Senhor é a nossa força". Há "tempo para chorar" e também "tempo para sorrir"; "tempo de lamentar e tempo de dançar" (Eclesiastes 3: 4)! Depois da tristeza pelo pecado, deve haver alegria pelo perdão.

A.    W. Pink.

Traduzido e adaptado por C. J. Jacinto

 


0 comentários:

Postar um comentário