Novo Nascimento ou Reencarnação?


Novo Nascimento ou Reencarnação? 

Refutando a Heresia Reencarnacionista

 

 

Jesus disse para Nicodemos em João 3:3: “Necessário vos é nascer de novo” o conceito bíblico deve ser aplicado como uma prova de que Cristo ensinou nesse texto a doutrina da reencarnação?

Em primeiro lugar, Cristo na conversa com Nicodemos não estava tratando sobre Reencarnação, mas sobre “ver o Reino de Deus” o que significa entrar no reino.

Em segundo lugar, a própria versão do Novo Testamento publicado pela Federação Espírita Brasileira (pagina 600) traduz corretamente como “nascer do alto”. Trata-se de uma ação divina no homem pecador, o que deve ser aplicado como regeneração, não reencarnação.

 

A Explicação de Cristo

A exegese correta do texto é atentar para João 3:5 e 6, nascer de novo, segundo a explicação do Senhor é nascer da água e do Espírito Santo. Então Ele faz a distinção, o que nasce da carne é carne, o que nasce do Espírito é espírito. Com essas palavras, é claro que Ele não estava falando sobre reencarnação, pois estava falando sobre um nascimento espiritual e não sobre um nascimento físico! 

Arrancar João 3:3 de seu contexto é desonesto, é um erro, pois induz a outro erro, a aplicação de uma eisege (colocar a opinião pessoal dentro do texto) ao invés de uma exegese (deixar o contexto explicar o texto)

A reencarnação é uma doutrina que se sustenta pelos méritos humanos como algo necessário para o sistema salvífico fundamentado no reencarnacionismo, e contradiz em absoluto a doutrina da regeneração do Novo Testamento, que ensina claramente que a justificação e a regeneração do pecador não é resultado das obras humanas (Efésios 2:8 e 9 e Tito 3:5). Mas da obra consumada e perfeita de Cristo na cruz (João 3:16) essa é uma verdade sustentada pelo livro de Hebreus e Romanos e muitas outras passagens do Novo testamento (I Pedro 2:24)

 

C. J. Jacinto

 

 

0 comentários:

Postar um comentário