A Piedade é Proveitosa para todas as Coisas



 

 Isaac Barrow.

Em todos os lugares e em todas as sociedades, a piedade — ou santidade — produz, promove e estabelece ordem, paz, segurança, prosperidade, tudo o que é bom, tudo o que é amável e agradável, e tudo o que é conveniente e prazeroso para a sociedade humana e a vida cotidiana.

A piedade é o interesse especial de todos os que se dedicam ao governo e à educação. A piedade é a sua maior sabedoria e política; ela preservará a sua condição exterior aqui neste mundo, satisfará as suas consciências e salvará as suas almas. Todas as artes e truques maquiavélicos nada valem em comparação com esta única e simples maneira de assegurar e promover os interesses dos homens. A piedade não se deixa levar por mudanças desnecessárias. A piedade preza o valor e incentiva a indústria, com o que a virtude floresce e a riqueza aumenta e, como resultado, as ocasiões e os meios de desordem são interrompidos e as pretensões à sedição e à facção são eliminadas.

Se cada governador quisesse que o povo fosse honesto e diligente, se cada pai quisesse que seus filhos fossem prestativos e gratos, se cada homem quisesse que seus amigos fossem fiéis e gentis, se quiséssemos que os outros agissem de maneira justa e sincera, então cada um de nós deveria se esforçar para promover a piedade da qual procedem todas as boas disposições e práticas.

A piedade é uma cerca que protege cada indivíduo — tornando cada homem civilizado, condescendente, gentil e prestativo aos outros. A piedade é o único e correto lastro da sociedade.

 

Mais artigos edificantes, esclarecedores, mantimento sólido para a jornada espiritual e desfrute, além de uma apologética cristã e defesa contra heresias e o  pós-modernismo entre em contato:

 

claviojj@gmail.com

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário