INSTINTOS E REGENERAÇÃO


 


 

 

Temos um mecanismo interno que produz os impulsos e os desejos no coração, comumente é chamado de instintos, Jesus fala sobre coisas que procedem do coração que contaminam o homem (Mateus 15:18) veja bem, Jesus usa a palavra contaminar (Grego: koinoi) então a fonte imoral e espiritual poluente está dentro do coração do homem, não era parte da natureza original, mas aparece apos a queda.

Este instinto está localizado no homem interior, nas profundezas de ser é de natureza psico espiritual, mas está arraigada nas profundezas da nossa existência e afeta tudo, por isso a natureza geme, a ação rebelde do homem e a prática do pecado polui tudo e arruinou com o universo, toda a criação foi afetada

 

É uma força que precisa ser controlada PELA NOSSA VONTADE OU PELO ESPÍRITO SANTO. Pela nossa própria vontade só podemos alcançar algum êxito em alguns momentos da vida, só uma vida controlada pelo Espírito Santo pode produzir as forças necessárias para reduzir os instintos do velho homem a morte e inatividade, está escrito que aquele que não tem o Espírito de Cristo não pertence a Ele (Romanos 8:9) devemos andar segundo o Espírito e não segundo a carne. A vida espiritual autêntica é aquela que está debaixo do controle do Espírito Santo, o contrário é andar na carne, e quem anda na carne nunca pode agradar a Deus.

 

Creio que o ego está dentro do nosso coração e corrompe os instintos de tal forma que faz do coração uma fonte de malignidade e paixões. O ego escraviza o pecador, corrompe-o de tal maneira  reduz a pessoa a escravidão

 

Todos os sentimentos, desejos, anseios, aspirações estão lá dentro de nós e o ego faz uso desses impulsos para criar os anelos e afetos necessários que precisam ser satisfeitos, as vezes o ego tem uma sede violenta e uma fome voraz por satisfação desses instintos. O homem auto-deifica-se mesmo sem perceber, infringe uma posição impossível: ser o centro de todas as coisas (Dessa inclinação surgiu o termo "egocêntrico"). Todos os que não possuem o Espírito de Cristo, não podem se sujeitar ao Senhorio de Cristo, ainda que combatam com tenacidade para tentar dominar os instintos, podem ir até um nível, muitos cristãos antigos perceberam o potencial de malignidade que flui do coração, então usaram de flagelos, mortificações e privações físicas a fim de combater essas inclinações maléficas, porém só o sangue da cruz de Cristo, só a cruz que verteu o sangue de Cristo, tem poder sobre o ego e os instintos que se alojam no homem interior.

O Espírito do Senhor precisa habitar dentro de nós e presidir a nossa vida, isso só é possível quando há uma verdadeira obra regeneradora dentro de nós, sem um verdadeiro novo nascimento, algo que procede do poder de Deus e não da religião, da carne ou da vontade humana, não haverá habitação eterna do Espírito Divino dentro de nós. Só podemos andar segundo o Espírito, se de fato houve uma regeneração dentro de nós, de outra forma, estaremos fadados ao fracasso final, ainda que tenhamos uma religião polida cheia de boas obras e boas intenções, nada disso pode nos ajudar, pois quando deixamos de fora a obra da cruz e o poder do Evangelho para a restauração do homem caído, chegaremos ao fracasso, só o ser uma nova criatura pode nos conduzir ao caminho triunfante.

 

Clavio J. Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário