Sobre o Milênio e Corpos Glorificados.


 

 

 

 

Os amilenistas apresentam uma serie de problemas no debate contra o pre-milenismo, os argumentos são vários, mas segundo um famoso pregador amilenista, o problema teológico maior com respeito ao milênio literal, seria o fato de homens glorificados viverem lado a lado com pessoas normais. No entendimento de alguns amilenistas esse é o problema mais difícil e suponho que alguns achem isso impossível, salvos glorificados interagindo num mundo milenar com pessoas em corpos não glorificados. Mas será que essa é uma postura coerente com a revelação bíblica. Não posso acreditar que pessoas que lêem e estudam as Escrituras, encontre nesse fator, um dos maiores problemas para argumentar contra um milênio literal. A bíblia tem uma resposta clara sobre essa possibilidade, qualquer estudante das Escrituras percebe isso, ou pelo menos poucos tem se dado conta do peso das evidencias bíblicas para essa possibilidade de interação, quero citar apenas alguns exemplos, pois eles serão suficientes como provas de meu argumento, sendo eles claramente bíblicos, pois tem as Escrituras como apoio para a doutrina de que pessoas não regeneradas podem interagir no mundo físico com seres glorificados. Antes, quero deixar claro que Jesus foi quem ensinou que os santos ressuscitados serão como os anjos do céu: Mateus 22:30 3 Marcos 12:25 são uma provas irrefutáveis. Agora vamos para as provas:

Primeira: Os anjos interagiram com pessoas em Sodoma e Gomorra, eles interagiram com os habitantes de Sodoma e com o justo Ló e sua família. (Genesis 19:1 a 15)

Segunda: Os anjos interagiram com Agar, eles estavam lá no espaço geográfico e no tempo, agindo de modo natural com ela, debaixo do sol, anjos e humanos interagindo sobre o mundo. Genesis 16:7 a 20.

Terceira: Jacó estava lá naquela madrugada, noite escura e uma luta se travava, entre Jacó e um varão (Um anjo de acordo com a descrição de Atos 1:10 e 11.) Homem e anjo juntos num conflito, no mesmo espaço e tempo. Genesis 32:24 a 30

Quarta: Anjos estavam interagindo com as mulheres na madrugada da ressurreição, elas estavam ali e os anjos também. elas interagiram com eles. João 20:12.

Quinta: Da mesma forma os anjos interagiram com alguns seguidores de Cristo por ocasião da ascensão. Atos 1:10 e 11.

Sexta: De acordo com Hebreus 13:2 a prática da hospitalidade fez com que alguns santos da antiguidade hospedaram anjos. Anjos hospedados na casa de homens.

Sétima: Houve uma conexão ativa no sentido prático do termo entre Moisés e os anjos, quando o líder do Êxodo recebeu a lei no monte Sinai (Veja Atos 7:53) e isso é confirmado por outras passagens como Gálatas 3:19 e também serve como prova definitiva de que seres celestiais revestidos de uma substância de glória interajam com pessoas mortais em corpo corruptível (I Coríntios 15:54)

Conclusão: a bíblia revela, ensina e apóia a possibilidade de seres de substância celestial transcenderem através do espaço geográfico e o tempo para interagir com homens normais.

A dificuldade encontra-se dentro do coração que não aceita um milênio literal e não nas páginas das Escrituras.

Autor: C. J. Jacinto

 

 

 

 

A Palavra de Deus é a Verdade que santifica (Separa joio de trigo, justificados de condenados, redimidos de perdidos e os que pertencem a esse mundo e os pertencem ao reino do Filho de seu amor). Se uma alma confessa a Cristo e não se dispõe a acreditar, amar e buscar conhecer mais sobre as doutrinas da vida, tal procede de uma fé doente e está com uma consciência obscurecida. Uma disposição em crer e aceitar que as Escrituras são na sua revelação completa dentro da economia do plano divino, que é a palavra de Deus inspirada, inerrante e viva e eficaz é um sinal de que há vida espiritual dentro do coração e realmente o Espírito de Cristo está operando dentro dessa alma. Não deve permanecer a escuridão da dúvida, mas a luz de uma fé santificada pelo amor a Deus. Quem ama a Deus, ama a Palavra de Deus e não vai contra ela e nem mesmo reduz a importância das Escrituras, mas mantém o nível de importância dentro dos absolutos inegociáveis da sua vida espiritual. Essa é a regra, aceitar com fé e amor que a Palavra é divinamente inspirada e eficaz, como disse D. M Panton: “Nossa atitude para com a Palavra de Deus, antes de entendê-la , nos faz saber que ela é divina quando a vemos”. Se não estivermos dispostos a crer piamente na voz do Espírito Divino através das Escrituras, sempre reduzimos a importância da pregação bíblica e adotamos um estilo de vida espiritual paganizado, buscando nos sentimentos e emoções e nas experiências místicas que procedem de um coração carnal, o modo como se sustentam as crenças, e isso freqüentemente produz uma vida sem verdadeira santidade mais apenas de aspectos exteriorizados e falsificados. (Leia João 17:17 12:48 II Timoteo 3;16 Salmos 119:105)

C. J. Jacinto.

  

0 comentários:

Postar um comentário