CG Jung e Sua Influência no Movimento Carismático


 



Admite-se abertamente o quão influente é CG Jung.

 Erhard Griese escreveu sobre esse fato:
“CG Jung desempenha um papel importante em muitos dos responsáveis
​​pela renovação carismática.” (1)

Sem exagero, pode-se descrever CG Jung como um dos maiores espiritualistas do século passado. Ainda como estudante, ele organizou sessões espíritas com sua prima Helly Preiswerk como médium. A carreira científica de CG Jung, ... começou com sessões espiritualistas. (2)

Havia todos os tipos de fenômenos assombrados em sua casa, ele se preocupou com ocultismo e espiritualismo durante toda a sua vida e seu espírito particular "Filemom" era tão real para ele quanto uma pessoa de carne e osso. (3)

 Ernst Benz escreve sobre sua psicologia: Ele (CG Jung, nota) relata em sua autobiografia como seu próprio sonho e experiências visionárias o levaram a estudar a literatura visionária e espiritualista, e como ele encontrou referências surpreendentes à literatura sistemática, especialmente na literatura espiritualista. descobriu o registro e o controle dos processos mentais que foram pioneiros no desenvolvimento de sua própria psicologia e de sua teoria dos arquétipos.(4)

De acordo com o julgamento da Bíblia, as descobertas desse homem são exemplos quase clássicos do ensino de demônios ( 1Tm 4,1 ).

Agora é notável como muitos carismáticos conhecidos avaliam CG Jung positivamente ou representam seus ensinamentos. (Nota do Tradutor, o catolicismo tambem endossa os ensinos de Jung) Um dos mais influentes e proeminentes no mundo de língua inglesa é Morton Kelsey. Em seu popular livro Encounter with God (5 ), Kelsey pega a interpretação de Jung sobre Deus e o Espírito Santo e a veste em uma linguagem bíblica. O estudante de L'Abri Ranald Macaulay escreve: As visões de Platão e Jung são equiparadas por alguns hoje à cosmovisão bíblica. Um exemplo famoso é Morton Kelsey ... De acordo com Kelsey, o principal problema humano não é a moralidade, mas a necessidade de estar em contato com o mundo espiritual. Sua ênfase central não está na reconciliação por meio de Cristo, mas nas experiências espirituais por meio das quais, diz ele, a pessoa entra em contato com o reino espiritual. Conseqüentemente, ele enfatiza o falar em línguas, curas, limpeza emocional, enchimentos espirituais, meditação, adivinhação e sonhos. A mente traz integridade principalmente dessa maneira. O extraordinário se torna o caminho normal da mente ... Esse pensamento é semelhante aos  gnósticas, que atormentaram as primeiras igrejas e é totalmente consistente com o renovado interesse pela experiência religiosa e pelo ocultismo em nossa cultura. O que é particularmente perigoso sobre o pensamento de Kelsey é que ele é apresentado em uma linguagem bíblica. Ainda assim, não é o cristianismo bíblico ... Enfatizamos isso porque o livro de Kelsey, Encounter with God, obviamente já confundiu muitos cristãos verdadeiros a ponto de eles acreditarem que o cristianismo bíblico é o que Kelsey descreve. Por exemplo, um líder carismático proeminente é citado na capa: "O livro de Kelsey ... leva as pessoas a uma realidade que pode ser descoberta ... poderia ter os mesmos efeitos na teologia que um Copérnico na astronomia ... Ele fornece a teologia mais elaborada e bem documentada já desenvolvida para os carismáticos. Além disso, oferece uma perspectiva totalmente nova para ensinar a fé cristã ... É meu desejo vê-lo usado como um livro didático. "(Comentário de Larry Christenson na contracapa de" Encontro com Deus ".) prefácio deste livro, outro carismático importante escreve: "Ele dá à experiência um fundamento de teologia."(John L. Sherrill em "Encontro com Deus", p. 7).
Embora Encontro com Deus tenha sido considerado um dos livros mais importantes de 1974 pelos líderes evangélicos na Inglaterra, sentimos que a teologia que sustenta essas experiências tem muito pouco em comum com a teologia bíblica. É ingênuo pensar que Cristo será honrado onde quer que “experiências com o Espírito” Espírito Santo é mencionado ou recomendado nos ordena o Novo Testamento para testar reivindicações espirituais através de ensino bíblico ( 1 João 4: 1-3 ; Gal 1: 6 a 9 ). 6

Tanto John Sherrill quanto Larry Christenson não são mais personagens marginais. Sherrill, que recebeu seu batismo do Espírito com os empresários do evangelho completo, se tornou um dos pioneiros do movimento carismático por meio de seu livro They Speak in Other Tongues . Juntamente com o best-seller de David Wilkerson, A Cruz e o Punhal , tornaram-se os livros que desencadeou o movimento carismatico católico. Além disso, John Sherrill é co-autor de muitas obras importantes da corrente carismática.

Larry Christenson foi convidado para a Alemanha por Arnold Bittlinger. Bittlinger testemunhou o despertar carismático nos EUA no início dos anos 1960. Com a conferência de Enkenbach em 1963, na qual Larry Christenson desempenhou um papel fundamental, o movimento carismático ganhou espaço em solo alemão. Assim, de certa forma, Arnold Bittlinger pode ser descrito como o indireto e Larry Christenson como o pai direto do movimento carismático na Alemanha.

M. Kelsey também é citado positivamente por Bittlinger: Na escola de CG Jung, a glossolalia é explicada como uma linguagem que vem do inconsciente coletivo. Por exemplo, escreve sobre o jovem estudante Prof. Morton Kelsey: "A glossolalia é  um       fenomeno verdadeiro da consciência uma manifestação que vêm das camadas mais profundas do inconsciente coletivo está acontecendo." (7)

Heribert Mühlen, chefe da Renovação Carismática Católica, traz a mesma citação em um tratado sobre o tema da oração em línguas. (8)

Arnold Bittlinger também escreve no mesmo artigo: Há vários psicoterapeutas, especialmente da escola de CG Jung,que confirmam a função curativa de falar em línguas. (9)

A psicologia moderna e as experiências carismáticas evidentemente formam uma simbiose contínua.

Para explicar o glossário, Arnold Bittlinger também menciona o fenômeno da "linguagem interna" em Friedericke Hauffe. (10) Mas esse foi um famoso meio espiritualista sobre o qual o poeta e ocultista alemão Justinus Kerner escreveu o livro “Die Seherin von Prevorst”. Por meio desse trabalho e da literatura de Swedenborg, entretanto, CG Jung foi novamente induzido a realizar sessões espíritas. (11)

No livro 2000 Years of Glossolalie, que não assume nenhuma posição negativa sobre o movimento carismático, é afirmado para a época (1968): A investigação mais completa que foi realizada até agora está no livro "Tongue Speaking" (do qual a citação de Bittlinger e Heribert Mühlen e do pastor episcopal Morton Kelsey, que retrata o fenômeno sob uma luz muito favorável. (12)

Dave Hunt explica sobre Kelsey em seu livro informativo "Gods, Gurus and Mysterious Forces": Não faz muito tempo, a clarividência, a psicocinesia, as experiências fora do corpo e outros fenômenos sobrenaturais eram chamados de ocultos pelos líderes da igreja. Essa atitude mudou muito rapidamente. Morton Kelsey, um notável sacerdote episcopal e professor da Universidade Notre Dame, defendeu publicamente o cultivo de experiências psíquicas em 1977. Em seu livro "O Cristão e o Sobrenatural" ele descreve Jesus como comparável a um xamã e encoraja os Cristãos a desenvolverem poderes psíquicos como clarividência, precognição e telepatia. Embora ele também veja perigos nisso, ele é, no entanto, da opinião que o desenvolvimento da percepção extra-sensorial, poderia ajudar a confirmar a autenticidade dos milagres bíblicos. (13)

Foi também Kelsey quem apresentou a escritora pró-carismática Catherine Marshall, que é influente na América, à interpretação dos sonhos: Bem na época em que eu estava aprendendo como exatamente os sonhos podem trazer coisas diante de nossos olhos, encontrei o teólogo reformado Morton Kelsey que é um psicólogo de alto nível científico. Li alguns de seus livros e escrevi a ele para me instruir sobre como interpretar meus sonhos. (14)

Por que é que as pessoas-chave nesta corrente, que tão abertamente se gabam de seu equipamento espiritual especial, têm uma atração tão clara por fenômenos e doutrinas que a Bíblia chama de espiritualismo e ensinamentos demoníacos?

Também é preocupante ver como, apesar dessas complicações com fontes impuras, muitos crentes tomam apenas medidas indiferentes ou nenhum passo contra isso ou tomam contra-medidas. Mas as Sagradas Escrituras também predisseram esse desenvolvimento para o fim dos dias.

Alexander Seibel

1 Erhard Griese, You Are God's House , Charismatic Community Renewal in the Evangelical Church, Renewal in Church and Society, No. 1, 1977, p. 23.

2 Stefanie Zumstein-Preiswerk, Das Medium des CG Jung , Basler Magazin, No. 42, 23 de outubro de 1982.

Dicionário pictórico de símbolos , Trikont-Verlag, página 550.

4 Ernst Benz, Die Vision , Ernst Klett Verlag Stuttgart, 1969, página L1.

5 Morton Kelsey, Encounter with God , Londres: Hodder and Stoughton, 1972.

6 Ranald Macaulay & Jerram Barrs, Being Human , Inter-Varsity Press, 1978, pp. 48-50, traduzido por AS

7 MT Kelsey, Tongue Speaking , New York 1964, p, 199, citado em Arnold Bittlinger "O Serviço de Adoração Carismática do Novo Testamento à Luz da Renovação Carismática de Hoje da Igreja", p. 204.

8 Heribert Mühlen, Das Sprachgebet , Renewal in Church and Society, Volume 9, 1981, p. 37.

9 Arnold Bittlinger, The New Testament Charismatic Divine Service , p. 204, de Johannes Panagopoulos, "Profética Vocação no Novo Testamento e hoje", Leiden, Brill 1977.

10 Arnold Bittlinger, ibid., P. 203.

11 Paul J. Stern, Carl Gustav Jung-A Cross Section , Tagesanzeiger Magazin, No. 22, 4 de junho de 1977, p. 6.

12 2.000 anos de falar em línguas , Oncken Verlag, Kassel, 1968, p. 16.

13 Dave Hunt, Gods Gurus and Mysterious Forces , Brunnen Verlag Basel, 1984, p. 12.

14 Catherine Marshall, passo a passo , Friedrich Bahn Verlag Konstanz, 1975, p. 122.

https://www.alexanderseibel.de/c_g_jung_und_sein_einfluss_auf_die_charismatische_bewegung.htm

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