PEREGRINOS


 



 

Amados, peço-vos, como a peregrinos e  forasteiros, que vos abstenhais da concupiscências carnais que combatem contra alma (I Coríntios 2:11 veja também Hebreus 11:13)

Há um chamado bíblico para uma vida peregrina, essa ordem é uma ordem do Espírito Santo. Quase sempre não compreendemos a natureza espiritual desse chamado. Mas esla está no texto sagrado. A palavra peregrino (grego
παρεπιδήμους parepidēmous que significa a permanecia em um lugar estranho) tem a idéia de um estrangeiro residente, alguém de uma outra nacionalidade vivendo e permanecendo dentro de outra nação que não é a sua. A questão principal é de natureza bem peculiar, estrangeiro, porém fixo, como um embaixador,(II Coríntios 5:20) e de fato quando a Palavra de Deus chama os cristãos de embaixadores, remete a compreensão para dentro dessa doutrina muito importante, mas negligenciada hoje em dia. Crentes como Abraão tinham um lugar fixo no mundo em tempos antigos.  A verdade suprema de que vivemos daqui sem ser daqui deve ser compreendida sobre um ângulo espiritual mais nobre. O Senhor nos chama para sermos peregrinos que uma vez fixos no mundo, tendo como pátria a cidade de Deus o santuário de todas as bem-aventuranças, sejamos como sal e luz, a estadia presente no mundo, como peregrinos significa que os valores do reino vindouro sejam trazidos para o agora. A verdade mais obvia é fazer com muitos atributos eternos transcendam o futuro e venham para nós no tempo presente. Deixe-me ser mais claro, temos Abrão nosso pai na fé, ele sai de Ur e se estabeleceu numa terra desconhecida, e ali meso ele estabelece também os valores do Reino de Deus, via de regra, o peregrino cristão tem a compromisso de trazer para dentro da vida presente, as qualidades inerentes das coisas mais santas e de certo modo brilhar sobre um mundo que jaz em escuridão espiritual e muita confusão religiosa (Filipenses 2:15) é nesse sentido que devemos entender as palavras de Cristo quando roga ao Pai que não tire os cristãos do mundo, mas que proteja eles de todo o mal (João 17:15)

Enquanto aqui permanecemos, residentes em uma terra estranha, somos forasteiros peregrinos, mas a luz deve brilhar em nós, os valores morais devem ser estabelecidos, temos uma representação, cartas vivas em que olhos alheios podem ler a vida de Cristo em nosso testemunho. Todos a nossa volta perceberão que não somos daqui, a decadência do mundo não nos representa, o fluxo da decadência produzido pelo pecado não nos seduz, mas retemos em oposição contra as mudanças que promovem a iniqüidade e ao mesmo tempo erguemos a bandeira da equidade.

Ainda assim, a verdade deve prevalecer sobre a práxis da vida cristã autentica. Na época do império romano, quando uma cidade era conquistada, muitos cidadãos romanos iam morar lá, ali estabeleciam a residência, representavam os valores de os interesses do império romano, até mesmo a cultura romana era promovida, estavam a ali num lugar estrangeiro para estabelecer e representar os valores, a as idéias, a cultura e os costumes do império. O cristão exerce função igual. Essa é uma doutrina importante, o exercício da influência espiritual para trazer certezas para uma sociedade cheia de incertezas, para trazer a verdade para um mundo cheio de falsidades, confusão e mentiras. Trazer a luz ao mundo que jaz em trevas e sombras, nosso papel de representantes do Reino de Deus aqui no mundo, não se conformar com ele (Romanos 12:1 e 2) mas sermos transformados pelo conhecimento da vontade de Deus e dar a impressão ao mundo de que somos evidencias e testemunhas vivas do poder do Evangelho.

A permanência do sal, como um elemento que não pertence à esfera adâmica, mas que age como agente que conserva evidente os valores do reino dos céus, de modo que a amostra representativa fala da existência do céu, o futuro mundo vindouro de bênçãos e justiça, pelo fato dos embaixadores estarem atuando no mundo, promovendo esses valores celestiais quando tudo mostra que as instituições terrenas estão falindo e caindo em ruínas. A amostra grátis do reino vindouro é a vida de um homem piedoso que vive debaixo dos conselhos divinos e norteia toda a vida segundo a Palavra de Deus (Salmos 119:105)

A grandeza da vida espiritual de um cristão se revela de modo positivo quando reage contra um mundo em decomposição, quando representa na presente era um reino que não pode ser abalado

 

“Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverencia e piedade” (Hebreus 12:28)


Clavio J. Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário