Cuidado Com a Apostasia!


 



 

Tem cuidado de ti mesmo e persevera na doutrina, disse Paulo em I Timoteo 4:16. Nos últimos dias devemos dobrar nossa vigilância e o cuidado com relação a verdade, além de estar preparado contra todo ataque contra a fé, de tal modo devemos estar firmes que não devemos ser levados por nenhum vento de doutrina.

 

Cuidado com as revelações extrabíblicas. Elas surgem no cenário místico cristão e são o gérmen de novas doutrinas e outros evangelhos. As novas revelações nunca são um complemento, mas uma adulteração. A negação da suficiência das Escrituras constitui-se um problema que tem desviado muitos da sã doutrina. A palavra inspirada (Teopneustos) pelo Espírito santo constitui-se na autoridade final, elas as Escrituras são os limites da revelação sobrenatural, ultrapassar o que está escrito é um perigo, recorrer a novas revelações é um campo minado, desde então temos visto que quase todas as seitas mais nocivas da história, receberam suas doutrinas por revelação de anjos, espíritos portando uma (pseudo) luz, a perversão da fé Cristã e a negação da verdade está intimamente ligada com as doutrinas de demônios.

 

Cuidado com os Falsos profetas. Eles surgem no cenário religioso com todos os aparatos necessários para enganar, vestem-se de cordeiros, pronunciam o nome do Senhor, usam metódicamente versículos das escrituras, tem aparência de piedade, mas negam o seu poder, falam muito sobre coisas que os homens gostam de ouvir, usam fabulas artificialmente compostas, empacotam suas heresias mais tenebrosas com a embalagem de ortodoxia mas brilhante, usam o veneno espiritual sob o frasco de com rotulo de balsamo de Gileade, então tome cuidado, pois satanás se transfigura em anjo de luz e seus ministros de ministros de justiças, não menos que isso. É algo tenebroso que se esconde por trás de uma fantasia competente, o legado do engano é o modo sistemático como consegue iludir pelo disfarce de coisas belas e atraentes, e fazendo assim, consegue arrastar os incautos e cegos espirituais pelas vias do precipício do engano. Os falsos profetas são sinais do fim de uma era, a missão deles é desviar cristãos de uma igreja bíblica e manter os incrédulos num cativeiro religioso, eles não pregam arrependimento, a mensagem da cruz e o sangue da expiação do Calvário está fora de seus sermões. Eles preferem falar sobre coisas mui agradáveis, nada que ofenda ou suscite a fúria dos incrédulos.

 

Cuidado com os Falsos Cristos. Geralmente eles surgem para negar a eficácia e suficiência da obra consumada e perfeita de Cristo na cruz. Surgem para atrair após si as almas desavisadas, clamam uma mensagem de acréscimo contra a completitude do evangelho, tomam emprestado o nome do Bendito Salvador para benefícios próprios, eles são uma aviso contra os que não crêem nas Escrituras, eles são um aviso ao mundo em trevas, eles são um sinal da vinda do verdadeiro Cristo que ressuscitou dos mortos, assentou-se a destra de Deus pai e retornará literalmente e triunfante, eles são um aviso aos ateus, eles são um aviso aos pecadores, são um  aviso aos apóstatas, todos esses enxergam um sinal evidente de que a aparição de muitos falsos cristo é uma prova irrefutável de que o Novo Testamento diz a verdade, é uma prova irrefutável da vinda bendita do Salvador para buscar a sua igreja.

 

Cuidado com as vãs filosofias.  Um certo irmão piedoso certa vez disse que a cultura avançada é compatível coma cegueira espiritual. Um homem pode dispor-se de um raciocínio robusto e ao mesmo tempo padecer de um profundo equívoco. Pode cair nos laços atrozes de uma falsa crença, ou ser vítima dos tentáculos de um sofisma bem elaborado para se ajustar a uma mente cientificamente esclarecedora. Mas uma intelectualidade avançada pode ser um atributo de um homem natural, e o homem natural não entende das coisas do Espírito porque elas se discernem espiritualmente. Então pode ser sofisticado nas suas idéias e ao mesmo tempo ser completamente fechado as verdades do evangelho. As filosofias se tornam vãs quando não buscam a glória de Deus, quando negam as doutrinas centrais da fé cristã, quando infligem ao homem um sofrimento causado por suas mais cruéis doutrinas como o niilismo e o naturalismo, o deísmo ou o modernismo, o evolucionismo ou o humanismo, o pragmatismo e o materialismo, etc. Todas essas vãs filosofias conduzem o homem para as incertezas e para o desespero existencial.

 

Cuidado com visões.  Desde cedo, o homem caído começou a buscar novas experiências visionárias, a começar usando drogas psicodélicas, depois desenvolveu “tecnologias sagradas” e assim desde tempos imemoriais, as aparições de supostas entidades angelicais, divinas ou espíritos desencarnados tem sido uma experiência comum entre os homens. O mundo religioso está cheio de falsas aparições, muitas seitas e religiões surgiram e ainda outras dependem totalmente das visões de aparições e as mensagens do além. Tome cuidado, pois desde então, o mundo sobrenatural e paranormal tem sido um engodo, e muitas vezes têm passado dos limites e entrado de forma sutil no cristianismo através de falsos avivamentos e novas revelações.

 

Cuidado com outros evangelhos. É verdade que a sutileza do diabo é criar outros evangelhos, por imitação. Uma cédula falsa é muito parecida com a verdadeira, a imitação tem sido um projeto bem sucedido do diabo. A. W. Pink escreveu um maravilhoso artigo sobre o falso evangelho, deve o amado leitor procurar esse artigo e Lê-lo muitas vezes, pois é muito esclarecedor. Falsos evangelhos circulam em nosso dia com a capa da ortodoxia, estejamos, pois cientes das advertências, pois é imposto um anátema contra qualquer outro evangelho que não configura com o Novo Testamento. Assim temos falsos evangelhos que pregam a salvação pelas boas obras, evangelhos que negam a eficácia da redenção e a perfeita obra da cruz, evangelhos que negam o senhorio e a divindade de Cristo e a Sua filiação distinta do Pai, evangelhos que negam a suficiência das Escrituras e a inspiração verbal e plena, evangelho que negam a encarnação do Verbo, evangelhos que negam os fundamentos da fé cristã. Foge pois dessas terríveis heresias, deve-se evitar quem dissemina tais falsos evangelhos (Tito 3:10)

Por fim, devemos tomar cuidado, muito cuidado, pois o engano se alastra sobre o mundo como o fogo na palha, é isso que sinaliza o fim dos tempos, nesses dias de engano devemos nos apropriar das verdades fundamentais da fé cristã e viver de acordo com as palavras os ensinos das Escrituras.


Clavio J. Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário