AS BELEZAS DE CRISTO - NOSSA VITÓRIA


 



            “Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.” I Cor 15:57

Antes de conhecer Cristo pela pregação da Palavra de Deus (Rom 10:17) achamos que tínhamos a vitória.  Só éramos enganados, pois, na verdade, éramos presos com os laços do diabo (II Tim 2:26).  Pensamos o que Satanás intentou, fizemos o que a nossa natureza corrupta desejou e “andamos segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar” (Efés 2:2, 3).

            Nessa situação de perdição estávamos sem querer fazer o bem, não buscávamos a Deus (Rom 3:10-18).  Se tivéssemos o querer, estávamos sem o poder de fazer o bem, não podíamos agradar a Deus (Rom 8:6; I Cor 2:14).  Estávamos numa situação terrível, pois éramos mortos em ofensas e pecados (Efés 2:1) e nisso éramos inescusáveis (Rom 1:20).  Não tínhamos nenhuma esperança melhor do que a ira de Deus sobre nós permanecendo pela eternidade (João 3:36), no lago de fogo que arde para sempre (Apoc 20:11-15).

            “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo” (Efés 2:4,5). Em Cristo temos a vitória sobre tudo que nos prendia antes.  Cristo é a nossa vitória:

A. Sobre o Pecado

Heb 9:26-28

            Que gozo interno de coração o crente tem quando medita nessa benção de ter a vitória sobre o pecado!  O pecado é tão forte que nenhum homem sozinho pode dizer: “Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado” (Prov. 20:9).   “O pecado, tomando ocasião pelo mandamento” nos engana e pelo mandamento, nos matou (Rom 7:9-11).  O mandamento pede só perfeição (Tiago 2:10), mas o pecado em nós traz a condenação da lei sobre nós pois estamos enfermos pela carne a resistir o pecado (Rom 8:3).

            “Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne” (Rom 8:3) e pela morte de Cristo na carne nos livrou “da lei do pecado e da morte” (Rom 8:2) aniquilando o pecado “pelo sacrifício de Si mesmo” (Heb 9:26).  Por isso, “agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo” (Rom 8:1).

            Sendo “libertados do pecado” somos feitos “servos da justiça” (Rom 6:18).  Agora, sendo feitos novos,  devemos e podemos ter o fruto das nossas vidas para santificação, e por fim a vida eterna (Rom 6:22).  Mesmo que a presença do pecado esteja em nossa carne, o poder e o preço do pecado já foram cancelados por Cristo.

            Tendo a vitória sobre o pecado é uma beleza que temos em Cristo.  Está conhecendo esta vitória?  Entre em Cristo já!

 

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” João 8:36

B. Sobre a Carne

Rom 7:21-25; Col. 2:13

            O homem que já saboreou as delícias de ser em Cristo logo tem amargas lembranças que ele ainda está na carne.  O homem espiritual sente miserável por ter ainda o embaraço do pecado tão perto dele (Rom 7:24; Heb 12:1). O Espírito quer soar para viver na vitória, mas o pecado na carne força uma aterrissagem e isso na lama e sujeira do pecado.

            As verdades desagradáveis da carne são:

        A carne é enferma - Rom 8:3

        Pecado reside na carne - Rom 7:20

        A inclinação da carne é morte - Rom 8:5,6

            Não são poucos os que, na tentativa de ter a vitória sobre a carne, já tentaram derrubar o pecado sozinhos, mas a verdade é que o pecado:

        derruba homens sem pecado - Adão e Eva, Gên. 3:1-6

        derruba homens escolhidos por Deus - Saul, I Sam 15:2-9

        derruba homens consagrados - Davi, II Sam 11:1-27

        derruba servos de Deus - Jonas, Jonas 1:3

        corrompe filhos com educação Cristã - Salomão, I Reis 11:1-8

        destrua intenções famosas - Pedro, Mat. 26:33-35 (Mat. 26:69-74) Mat. 20:23; Êx 19:8

 

Quando se trata da carne é essencial que se lembre do aviso destes versículos: Prov. 16:18; 28:25; Jer 17:9

            Os que já estão em Cristo conhecem as belezas de Cristo mesmo na luta do dia a dia contra o pecado.  Estes podem testemunhar destes fatos:

        O poder de Cristo é maior do que o pecado. Dan 4:35, “não há quem possa estorvar a sua mão”

        Por Cristo temos a salvação completa (Efés 2:11-22).

        No julgamento final Cristo é maior (Fil. 2:9-11; Apoc 21:22-27; 20:12-15)

            Em resumo podemos entender que se Cristo é a vitória da carne e é por Ele que temos a salvação completa tanto agora como no futuro, por que devemos confiar na carne onde o pecado reside?  A única solução é de se submeter a Deus para nunca mais confiar na carne. A natureza da carne sempre se inclina para morte.  A beleza é que temos Cristo que nos dá sempre a vitória completa sobre a carne.

C. Sobre a Morte - I Cor 15:53-57

            Desde a entrada do pecado no jardim do Éden, a morte existe (Gên. 2:17; 3:1-6). A morte pode ser definida como separação.  O homem no jardim do Éden primeiramente experimentou separação da alma de Deus (espiritual) e depois separação da alma do corpo (físico).  Sem a intervenção de Deus, nunca teve e nunca terá homem mortal algum que pode vencer a morte em qualquer sentido.

            A morte é universal.  Pelo pecado veio a morte.  Todos os homens pecaram então a verdade é que “a morte passou a todos os homens” (Rom 5:12). Deus declara claramente, “A alma que pecar, essa morrerá” (Eze 18:20). 

            A morte é forte. Muitas vezes, nos juramentos, é dito que alguém faria o voto só, senão a morte o proibiria (Rute 1:17) pois é universalmente entendido que a morte ninguém pode vedar.

            A morte é a mais forte.  Para enfatizar o quanto Deus ama o crente é dito que “o amor é forte como a morte” (Cantares de Salomão 8:6) nos relatando tanto podemos quebrar o amor imutável de Deus quanto podemos escapar da morte.  “A força do pecado é a lei” de Deus e “o aguilhão da morte é o pecado” (I Cor 15:56).  Se pode aniquilar o pecado, pode também aniquilar a morte.

            Por Cristo, o crente tem essa esperança de vencer até a própria morte. A verdade é que “a justiça livra da morte” (Prov. 10:2).  Cristo, o Filho de Deus, já nasceu “de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei” (Gál 4:4,5).  Cristo cumpriu a lei pela sua vida (Fil. 2:8), recebeu a condenação dos pecados dos pecadores na sua carne e morreu (Rom 5:6,8).  Mas as Escrituras não param aí.  Cristo triunfou sobre a morte pois Ele ressuscitou da morte (Mat. 28:5,6; I Cor 15:1-8), aniquilando “o pecado pelo sacrifício de si mesmo” (Heb 9:26), sim, derribando até aquele “que tinha o império da morte, isto é, o diabo” (Heb 2:14). Cristo ressuscitou! Cristo vive!

            Ou se está em Cristo que é o único que venceu a morte que vem a todos, pois todos são pecadores, ou está confiando em algo, mesmo que não parece agora por um pouco de tempo, logo em verdade sucumbirá à morte, sim à morte eterna.

D. Sobre o Mal

Col. 2:14,15; Heb 2:14; I João 4:4

            Só depois de deixar este mundo é que não experimentaremos mais nenhum mal.  É no céu não entrará “coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira” (Apoc 21:27).  Aqui nesta vida teremos aflições (II Cor 6:4-10; I Ped 5:9). O mal, aqui nesta vida, está tão perto quanto a nossa nova natureza.  O mal está sempre conosco (Rom 7:21).

            Cristo despojou os principados e potestades triunfando deles em si mesmo (Col. 2:15).  O poder do mal foi ferido pela morte e pela ressurreição de Cristo (Gên. 3:15; Heb 2:14).  A pessoa que confia pela fé em Cristo como o Salvador segundo as Escrituras estão livres da sujeição que eram sujeitos antes (Heb 2:15).  Tudo isso pela vitória de Cristo.

            O crente tem capacidade por Cristo de viver uma vida com vitória, hoje em dia, mesmo na presença do mal (Fil. 4:13).  O poder do mal tem sido quebrado por Cristo e nenhum mal pode proibir nos de entrar no céu. Mas aqui na terra, neste tempo atual até que estamos no céu, temos que vigiar para não cair nas armadilhas do mal.  Só o fato de ter Cristo e por Ele ter a vitória final não sempre nos dá a vitória no dia a dia.  Temos responsabilidades pessoais para termos a vitória constantemente.  Há a necessidade de aplicar os princípios e mandamentos de Deus à nossa vida aqui na terra para termos mesmo a vitória agora.

Para ter a vitória diária do mal é necessário ser vestido com a armadura de Deus

Efés. 6:10-20

Ë  verdade - João 8:32, procurando o escape das tentações - I Cor 10:13

Ë  justiça - Efés 4:23-27 (coração limpo sempre; pecados perdoados)

Ë  evangelho da paz - Mat. 13-16 (vida testemunhando da verdade) ser sóbrio e vigilante - I Ped 5:6-8

Ë  fé - leitura Bíblica e obediência constante - Rom 10:17, resistindo firmes na fé - Tiago 4:7; I Ped 5:9

Ë  salvação - sua vida transformada por Cristo  - João 3:5-7, 14-21

Ë  palavra de Deus - conhecida em pratica - II Tim 2:15; 3:15,16

Ë  oração - constantemente - I Tess 5:17; Mat. 17:21; 6:13, chegando a Deus - Tiago 4:7,8; I Ped 5:7

            Deve ser relembrado que mesmo que há uma luta, a luta é espiritual (Efés 6:12).  Por isso não devemos entrar em contendas com o mal (Judas 9).  Resiste com convicção e firmeza, mas fique firme na verdade chegando a Deus deixando que Deus trave a guerra espiritual.  A nossa guerra é de ser mortos na carne.  O mal está sempre conosco, mas graças a Deus que Cristo já despojou os principados e potestades e deles triunfou em si mesmo (Col. 2:15).  Ô, que vitória temos em Cristo!

E. Sobre o Mundo

Col. 2:20-23; João 16:31, “eu venci o mundo”

Quando se pensa da palavra  ‘mundo’, pode pensar da terra natural que engloba a natureza e todo o sistema solar  que Deus criou e sobre qual Cristo tem poder, ou se pode pensar daquele que envolve o efeito do pecado sobre o qual Cristo também tem a vitória. Cristo tem a vitória sobre qualquer maneira que pensa do ‘mundo’.

 

 


Mundo Físico

Mundo de Pecado

  • Criar Tudo - Gên. 1; Col. 1:16
  • Fender a terra - Núm. 16:30; Gên. 7:4,7
  • Estacionar o Sol e Lua - Josué 10:12,13
  • Fazer serpentes ardentes - Núm. 21
  • Trazer doenças aos homens, Tornar rios e fontes de águas em sangue, Fazer o sol queimar os homens, etc. - Apoc 16
  • Trazer água da rocha - Êx 17:6
  • Suprir fome no deserto com cordonizes e maná - Êx 16:11-21
  • Morrer e Ressuscitar dos mortos - João 10:18
  • Curar qualquer enfermidade - Mat. 11:5
  • Usar a cólera do homem para a glória de Deus - Sal 76:10; Atos 2:23; 4:27,28; Col. 1:12-17
  • Dar escape de tentação - I Cor 10:13; Mat. 4:1-11
  • Aniquilar o império da morte - Heb 2:14
  • Fazer com que Satanás fuja de nós - Tiago 4:7; I João 4:4
  • Lançar a morte e o inferno no lago de fogo - Apoc 20:14
  • Salvar perfeitamente os pecadores - Heb 7:25; Col. 2:20-23
  • Dar graça sobre a dor, tristeza - Mat. 27:39-44; Isa 53:7; Apoc 21:4

Entendendo que Cristo tem tal poder sobre o mundo, nós que estamos no mundo, não precisamos viver do mundo ou como o mundo (João 17:15,16).  Se Cristo, o Salvador da nossa alma, tem a vitória sobre a eternidade, também podemos recorrer a Ele para ter a vitória no nosso dia a dia.

            Cristo pode controlar o mundo físico em respeito de você e pode também controlar o efeito do pecado em você.  Não há razão, a não ser por causa da enfermidade da carne, que não vivemos com a vitória sempre.

Portanto: Vive com a vitória, com ousadia, com fé e com gozo numa vida que agradeça a Deus pela situação em que se encontra Heb 13:14-16; 4:14


  Autor: Pr Calvin Gardner

0 comentários:

Postar um comentário