A NOVA ERA E O MOVIMENTO CARISMÁTICO


 



A NOVA ERA E O MOVIMENTO CARISMÁTICO

Clavio J. Jacinto

 

 

“E ainda assim, algumas pessoas realmente imaginam que a revelação na Palavra de Deus não é suficiente para atender às nossas necessidades. Eles acham que Deus de vez em quando mantém uma conversa real com eles, conversando com eles, esclarecendo suas dúvidas, testificando Seu amor por eles, prometendo-lhes apoio e bênçãos. Como resultado, suas emoções aumentam; eles estão cheios de uma alegria borbulhante que se mistura com autoconfiança e uma opinião elevada de si mesmos. A base para esses sentimentos, entretanto, não está na própria Bíblia, mas sim nas criações repentinas de sua imaginação. Essas pessoas estão claramente iludidas. A Palavra de Deus é para todos nós e cada um de nós; Ele não precisa dar mensagens específicas a pessoas específicas. ”

- Jonathan Edwards

 

 

“Não é que eu quisesse me tornar um adepto da Nova Era, eu só queria descobrir se talvez eles tivessem descoberto algumas verdades que a igreja não tinha.” (Livro: The Physics of Heaven. Autor Ellyn Davis. A obra Apresenta contribuições de Bill e Beni Johnson, Larry Randolph, Jonathan Welton, Bob Jones, Cal Pierce, David Van Koevering e Ray Hughes)

 

O escritor evangélico carismático Gary L Greenwald faz uma declaração surpreendente no livro “Desmascarando as Seduções” (Editora Atos) ele admite que há praticas de feitiçaria dentro das igrejas carismáticas em todo o mundo (Pagina 91) ele admite que muitos ficariam horrorizados com esse fato, mas que há (supostamente) filhos de Deus agindo por meio de feitiçaria.  Ora, o apologista Dave Hunt, já na década de 1990 advertia os cristãos bíblicos sobre a influência do ocultismo na cristandade. Seu Livro “A Sedução do Cristianismo” foi um brado de alerta para todos nós.  Os livros “A Sedução do Cristianismo” e “Escapando da Sedução”  deveriam estar presente na biblioteca de todo bom líder e qualquer que esteja comprometido com a sã doutrina e a ortodoxia.

O movimento carismático amadureceu, e agora expõe seu engano de forma mais clara, os frutos dessa arvore podem ser visto por qualquer um, não quero que o leitor creia em minhas palavras, mas busque a verdade por si mesmo e pesquise sobre o assunto abordado aqui. Vá e consulte as fontes que apresento, pois não desejo ser muito longo no assunto aqui tratado, apenas desejo ressaltar que o bom senso nos manda prosseguir avante, para encontrar a realidade por si mesmo, o que é um grande mérito de causa, para aplicar o discernimento espiritual e evitar qualquer herege (Tito 3:10)

A nova era teosófica se infiltrou no movimento carismático, isso vem ocorrendo de modo claro, como veremos mais a frente. A base pelo qual a maioria dos carismáticos se orientam é o pragmatismo, e experiência como aferidor de verdades é pura mística gnóstica.  Essa tendência da experiência além da razão, como autoridade aplicada para testar se algo é ou não verdadeiro, é uma tendência hinduísta como podemos observar:

“As reformas na espiritualidade religiosa hinduístas, valorizam mais a experiência pessoal do que qualquer autoridade escrita”(1)

Os gnósticos antigos também pendiam para a experiência, o sentir como um meio de salvação e iluminação, a libertação pelo conhecimento como podemos ver na seguinte declaração:

“Para os gnósticos, era a compreensão da origem da alma, sua condição neste mundo e a saída desta condição. Segundo afirmavam, esse conhecimento não pode ser apenas intelectual, mas precisa passar pelo sentir...”(2)

 

A nova era ergue-se dos escombros de uma mentira esfacelada desde o Jardim do Eden, a velha mentira se renova e engana o mundo e a igreja, sem duvida, o carismatismo não apenas abre as portas do ecumenismo mas escancara as portas do ocultismo, das bizarrices espirituais e por fim naufraga num falso evangelho que na verdade é por natureza um anátema (Galatas 1:8 e 9)

No Livro “Deus Uma Presença” organizado por Jonathan Robinson e publicado pela Editora Nova Era (Seção Esotérica da Editora Record) lemos a declaração de uma mística da Nova Era, a narrativa é esta: “Eu poderia dizer que a maneira pela qual encontro Deus é fazendo sexo com Ele”. A explicação é prática de princípios taoístas, assim os principios do Ying e Yang, são formulas básicas de um esoterismo que aplica pólos opostos dentro do ser como vertentes do sexo masculino e feminino, produzindo assim um “auto-coito’ de acordo com a narradora da experiência.  “Eu encontro Deus unindo meu próprio espírito imortal com o Espírito Santo. Pode-se dizer que eu me caso ou faço sexo com Deus, e fazendo isso chegou a experimentar o céu” (3)

A experiência de um êxtase “sexual” uma experiência inefável por um caminho místico numinoso, parece não ser uma característica distinta dos adeptos da Nova Era, mas está de forma implícita, na experiência de alguns carismáticos também. Paul Gowdy, que depois de perceber a decepção da “bênção de Toronto” saiu do movimento, em seu testemunho afirma que A esposa do Pastor dôo movimento carismático em que estava envolvido, Carol Arnott, afirmava ser levada para a presença de Jesus, e que o amor que experimentou nesse êxtase místico era ainda melhor do que o sexo (4)

Essa tendência a uma relação erotica com Deus parece refletir em algumas músicas cristãs contemporâneas, é notável também que do erótico vem outras tendências bizarras, como a teoria de uma “pastora’ carismática norte americana Jennifer Givaz (Harvest Church Center) segundo Jennifer, um cristão com discernimento espiritual pode sentir o odor corporal exalado por Cristo, segundo essa “pastora” Jesus tem um cheiro de gás...” (5)

Portanto vimos que a questão da espiritualidade carismática é o experimentar algo, sentir alguma coisa,  eis o motivo da procura por novas experiências de êxtases, sentimentos numinosos, busca por “encontros de poder” a essência desse modo de vivenciar a fé pelo experimentalismo é denominado de pragmatismo religioso, a base pelo qual se sustenta essa teoria apóstata é “sinto logo creio” ao invés de “Está escrito, portanto é a verdade”. O modo como um cristão argumenta que a bíblia é a autoridade final em questões de fé e prática para logo em seguida na práxis desenvolver toda uma espiritualidade fundamentada no sentir é uma atitude desonesta

O movimento carismático começou em meados de 1960, ela alcançou até mesmo o catolicismo romano, constitui-se por a força promotora de um ecumenismo,  é de fato notável que  desde então um dialogo inter-religioso se intensifica, fazendo com que a renovação carismática católica torne-se muito parecida com o movimento carismático protestante, tanto na forma litúrgica quanto na musica, e isso é apenas um meio de unir todos debaixo de uma idéia de que todos sentimentos a mesma experiência espiritual, glossolalia, milagres , sinais e maravilhas, dom de profecias falíveis, arrebatamentos, êxtases, revelações e visões, escrita automática, tudo isso pode ser encontrado dentro do movimento carismático tanto protestante quanto católico, essa unidade de experiências espirituais e místicas pavimenta a unidade ecumênica, acelera a instituição de uma religião mundial que será um dos tentáculos do anticristo. Lideres carismáticos como o americano John Crowder vem promovendo essas experiências de êxtases, arrebatamentos de sentidos, embriaguez espiritual e outras experiências espirituais místicas que eram comuns aos santos católicos da era medieval.

 

Espiritismo protestante?

 

“Quando fomos agraciados nesta terra com a princesa do povo, Lady, Diana, o mundo era um lugar mais brilhante. O mundo parecia muito mais esperançoso quando ela estava aqui. A tragédia aconteceu naquele dia fatídico em que ela foi tirada de nós tão cedo em sua vida.”

 A notícia então toma a direção espiritualista:

“Nos últimos anos, Matthew Robert Payne tem recebido visitas de Diana em visões espirituais. Para marcar o vigésimo aniversário de sua morte, Jesus Cristo o encarregou de entrevistá-la e levar suas respostas às pessoas neste pequeno livro.”

 

O resultado são dois livros:

 

1)Princess Diana Speaks from Heaven: A Divine Revelation

2)Michael Jackson Speak From Heaven (6)

O autor dos livros, dos contatos com a princesa Diana e com Michael Jackson e o “profeta” carismático Matthew Robert Payne. Carismáticas como Sarah Young, ganhou fama com a série “Jesus Calling” onde tomando caneta e papel recebia as mensagens “quentinhas” diretas de “Jesus”, e lançando em forma de livro, lucrando como com a nova modalidade de escrita automática evangélica carismática. Porém receber mensagens de mortos “salvos” e transmiti-los ao mundo dos vivos é de fato algo que deveria causar horror em quem conhece a bíblia. Mas os tempos são outros, então temos um número enorme de  outros falsos mestres e pseudo pastores, com títulos possantes de eruditos, que nunca denunciam essas coisas, pelo contrario endossam, através do silencio, pois comprometem a verdade pela omissão em defendê-la denunciando a mentira e o engano. Matthew Robert Payne, tem um ministério carismático/pentecostal voltado para novas revelações, conversas com “Jesus” (7) e também oferece viagens ao céu a quem se interessar (8) note porém que a passagem não é de graça, você precisa apagar 50 dólares pela viagem!  É claro que a passagem para o céu através de Cristo e tão somente por Ele é de graça (João 14:6) r que o Espírito Santo nada cobrou para levar Paulo ao terceiro céu, não resta dúvida nenhuma, mas se tratando de outro evangelho, é notável que a simonia é uma prática variável e tolerável.

Outra prática variável no meio carismático é a prática de supostamente receber unção de falecidas, indo até a sepultura de líderes pentecostais ou carismáticos falecidos, e respirar o ar próximo a sepultura do falecido para receber a unção do morto, acreditam que dos ossos do cadáver do falecido “santo’ são liberados unção espiritual. John Crowder, líder carismático americano é um exemplo notável dessa heresia.

Alguns pesquisadores como Bernard Bastian propõe que o movimento Nova Era e o movimento carismático, ambos  cresceram no mesmo solo cultural (9)

No livro “Entre Nova Era e Cristianismo’ a autora faz uma abordagem “cristã” de pessoas que se envolveram com o espiritualismo da nova era e (algumas) retornaram ao catolicismo pela renovação carismática católica. Bernard Ranquin, uns dos entrevistados afirma: “Nova Era e Renovação (N.A. Carismática Católica) são primas-irmãs....e irmãs inimigas!” (10) Outro entrevistado, Bernard Bastian (Já citado no presente artigo) que envolveu-se com o ocultismo durante muitos anos, quando questionado se existe algum parentesco entre o movimento carismático e a Nova Era, responde: “Enorme! Historicamente a Renovação Carismática e o ocultismo nasceram e cresceram no mesmo terreno, exatamente na busca de experiências místicas...” (11)

Essa percepção em observar similaridades pode ser vista hoje em dia pelo tipo de experiências promovidas pelos carismáticos, há um vício por sentimentos, uma dependência por experiências místicas; bilocação, viagens astrais, libertação de energias (kundalini no conceito ocultista) visões, levitação, prognósticos do futuro, contatos com anjos, este ultimo marcou muito a vida de diversos lideres carismáticos desde o inicio da década de 1980 até nossos dias passando por Bob Jones até Todd Bentley, um anjo (Do sexo feminino?) chamado Emma tem sido contatado por muitos pastores, “profetas” e “apóstolos” carismáticos. (12)

 

Hoje em dia, algumas experiências místicas levam as pessoas a ficarem como sob efeito de drogas,  a mais comum é chamada de embriaguez  espiritual (intoxicação mística) efeito de experiência comum entre muitos carismáticos evangélicos, Jacques Verlinde afirma que quando se envolveu com a Meditação Transcendental, soube que Maharishi tinha sido censurado por outros gurus, por ensinar tecnologias sagradas muito poderosas para pessoas inexperientes, algumas dessas técnicas, como certos tipos de mantras, tinham um poder vibratório tão grande, que provocavam efeitos devastadores, comparável ao efeito de drogas (13)

 

Concluindo: Alexander Seibel faz uma anotação esclarecedora sobre o assunto ao escrever: “Não é sem fundamento rotular o Movimento Carismático como a "irmã branca" da Nova Era. Mesmo nas igrejas evangélicas, tais irmãos "dotados do Espírito" surgem em todos os lugares para nos dizer o quão importante é permitirmos que o dom profético floresça novamente” esse dom profético nada tem a ver com o a função de profeta bíblico, no termo usual, os profetas denunciavam o erro e não se conformavam com o sistema vigente, Elias, Jeremias e João Batista são exemplos clássicos da função de um profeta bíblico. Os profetas carismáticos, são profetas falíveis com uma mensagem ambígua, muito parecida com as mensagens dos canalizadores (Médiuns da Nova Era) inclusive adotando a mesma pratica de cobrança por consultas proféticas.(14) A mensagem de um profeta surge num momento critico da historia, não para agradar pecadores, mas de certa forma para ofendê-los. O exercício profético dentro da estrutura espiritual do antigo e novo testamento, era um ofício laborioso e sofredor, impopular e com um índice muito grande de perseguição e rejeição social.

Que o movimento Nova Era e o movimento carismático estão de alguma forma interligados, nota-se pelas similaridades e tendência do movimento carismático cada vez mais entregar-se a todas as praticas ocultistas, levando em conta apenas a cautela de usar outro nome e rotulá-las de experiências com o Espírito Santo.

Não é minha intenção persuadir alguém sobre o fato de que o Espírito Santo não atue em nossos dias, faço porém ressalvas sérias, pois por experiência própria, quase sempre e quase sem exceção,  os defensores do movimento carismático caem num erro sério, numa heresia terrível: o pragmatismo. O que eles defendem é a verdade apresentando como evidência, não as Escrituras, mas uma experiência inefável muitas vezes acompanhada de sinais e maravilhas. Uma experiência de gozo místico seguido de sinais de poder espiritual tem sido a ferramenta pelo qual usam para defender o carismatismo.  Novamente, então podemos chegar ao fim do estudo, concluindo que, depois de mais de 25 anos de pesquisas sobre a Nova Era, não tenho receio de concluir com toda certeza, que emoções, sentimentos e e experiências tem sido o meio pelo qual os espiritualistas sustentam suas convicções espirituais, por isso mesmo, o diabo se dispõe a investir muito nessas coisas, pois elas prendem e viciam as pessoas no misticismo esotérico.

 

Notas:

(1)       ancient.eu/the_vedas/

(2)       Heresia. O jogo de poder das seitas cristãs nos primeiros séculos depois de Cristo. Joan O’Grady. Mercuryo. Pagina 31

(3)       Deus Uma Presença. Nova Era. Rio de Janeiro 2004. Pagina 65

(4)       http://www.deceptioninthechurch.com/TheTorontoDeception.htm

(5)       Piratechristian.com

(6)       Veja a oferta dos livros : /www.amazon.com/Princess-Diana-Speaks-Heaven-Revelation-ebook/dp/B0758JM2GK/ref=la_B008N9R896_1_36?s=books&ie=UTF8&qid=1504532423&sr=1-36&refinements=p_82%3AB008N9R896

(7)       http://matthewrobertpayneministries.net/

(8)       http://personal-prophecy-today.com/visiting-heaven-trips/

(9)       Entre Cristianismo e Nova Era. Monique Hébrard. Paulinas. 1996. Pagina 8

(10)Idem Pagina 22

(11)Idem Pagina 82

(12)Veja sobre Emma em: https://www.alexanderseibel.de/who_is_angel_emma.htm

(13)Entre Cristianismo e Nova Era. Monique Hébrard. Paulinas. 1996. Pagina 60 e 61

(14)30 dólares por uma profecia online: https://personal-prophecy-today.com/request-a-prophecy/

 

 


0 comentários:

Postar um comentário