Aflições: Sete Verdades Sobre Ela



A dor e o sofrimento nos convidam a reflexão profunda sobre a existência do ser em meio das turbulências da existência no atual sistema de coisas. Estejamos cientes de que muitas vezes a dor é um mistério que muito mais do que ser explicado, precisa ser vivido pelo homem. Então devemos entender essas sete seguintes preposições:

O sofrimento é inevitável ao homem no atual estagio de sua existência, pois isso é a conseqüência dos pecados pessoais e coletivos da própria humanidade. “No mundo tereis aflições, mas tende bom animo, eu venci o mundo” (João 16:33)

O preço da nossa rebelião é estarmos debaixo das conseqüências que ela produz só na consumação de todas as coisas o salvo estará gozando de plena felicidade, tudo o que ocorre nesse estagio serve para o aperfeiçoamento na fé “Tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a gloria que em nós há de ser revelada” (Romanos 8:18)

A dor é uma escola que nos ensina de modo real a condição da nossa existência num mundo caído, e deve nos fazer lembrar que pelo caminho da dor DEUS em seu Filho também nos deu a redenção. “Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo que é a igreja” (Colossenses 1:24)

O sofrer do cristão é um caminho que possibilita um encontro com a glorificação eterna, por isso DEUS permite o sofrimento na vida espiritual. “Se sofremos, tambem com ele reinaremos” (II Timóteo 2:12)

A dor na vida cristã nos leva para fora do conformismo e nos tira do campo da neutralidade ética. “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e cada dia tome a sua cruz e siga-me” (Lucas 9:23)


A dor ensina que não devemos amar a vida material, mas que devemos nos desprender das coisas mundanas e passageiras, , não amar a própria vida na alma, é o ensino de Cristo o Salvador (João 12:25) é por meio do desprendimento da vida passageira que alcançamos a vida eterna, e isso evita a causa de sofrimentos terrenos. “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”(João 6:33)

Devemos portanto crer, mesmo sofrendo, porque a vida cristã é uma batalha contra a incredulidade do mundo. “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (II Timóteo 3:12)

A vida é cheia de problemas, dores e aflições, essa é a forma como a lapidação da alma acontece na vida de um cristão. A cruz na vida espiritual pode causar rasgos profundos no nosso ser, mas o brilho produzido por isso terá duração eterna. Se o grão de trigo não morrer não pode produzir muitos frutos. “Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só, mas se morrer, dá muito fruto” (João 12:24)


Conclusão: O falso evangelho hedonista que busca o alivio e o prazer em todas as coisas, é extremamente antibiblico, a falsa propaganda do "Não sofra mais" denuncia a farsa dessa religião egocentrica e utilitarista.

Clavio J. Jacinto



0 comentários:

Postar um comentário