A Obra Consumada de Cristo e a Eterna Redenção






Segundo o relato histórico de Gênesis 3:1 a 7, a causa do pecado foi satanás. É aceito como histórico porque o fato é corroborado pelo Novo Testamento, como vimos em Apocalipse 12:9, 20:10 e II Coríntios 11:3, ou seja o Espírito Santo que é verdade (I João 5:6) testifica através dos autores sagrados que foi um fato.”A tua Palavra é a verdade” (João 17:17)

O agente do pecado foi a serpente, pois permitiu ser seduzida por satanás, assim como satanás seduziu  a terça parte dos anjos (Apocalipse 12:4), também seduziu a serpente, e logo em seguida seduziu Eva, assim o pecado atingiu anjos, animais e os homens. Tragédia universal!”Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 6:23)

A promessa de redenção, por um animal morto, derramamento de sangue e cobertura é prefigurado em Gênesis (Gênesis 3:21) e a batalha espiritual e o triunfo da cruz é prometido em Gênesis 3:14, tendo uma declaração dessa vitoria em Hebreus 2:14 e na consumação dos séculos em Romanos 16:20

O efeito do pecado é a morte, no sentido mais exato, a morte é separação, é um salário (Romanos 6:23) ou seja, o pecado dá a morte na consumação do ato “O pecado sendo consumado gera a morte” (Tiago 1:15) assim como Adão que tinha dentro de si, o programa genético de toda a humanidade, pois a multiplicação em serie tinha que vir  através dele, ele passou essa poluição para toda a sua descendência “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte também passou a todos os homens, por isso todos pecaram” (Romanos 5:12)

Cristo não herdou a poluição espiritual de Adão, a natureza pecaminosa, mas o Espírito Santo gerou um corpo mortal não corruptível para o Verbo, porque  o corpo de carne de Cristo era 100% humano, porem não era para uma multiplicação do gênero, mas para redenção. (Hebreus 10:5 e João 1:29 e 36) o testemunho do Espírito Santo é : “ O primeiro Adão foi feito em alma vivente; o ultimo Adão em espírito vivificante” (I Coríntios 15:45) portanto se por meio de Adão entrou todas as desgraças no mundo, por meio de Cristo vem ao pobre pecador todas as graças. Ele era cheio de Graça e verdade (João 1:14) “e todos nós recebemos também da sua plenitude, graça por graça” (João 1:16) A bíblia testemunha que “Assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo” (I Coríntios 15:22) é notável que a ressurreição dos mortos alcança até os ímpios impenitentes, por causa da obra consumada de Cristo na cruz e a  Sua ressurreição, porém não creram, a obra de alcance da cruz de Cristo opera somente para a ressurreição do corpo de não para a justificação “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (João 3:18) “E muitos dos dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno” (Daniel 12:2) “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo” (Apocalipse 20:15 veja também 21:8)

A obra de Cristo na cruz, sua morte foi uma substituição penal e um sacrifício vicário (I Pedro 2:24 Isaías 53:4 com Mateus 8:17) a vitoria de Cristo após o brado de vitoria (João 19:30) teve alcance infinito pois foi:

Uma vitória sobre a morte (I Coríntios 15:55)
Uma vitória sobre Satanás (Hebreus 2:14 com Colossenses 2:25)
Uma vitória sobre o pecado (Hebreus 9:6)

Assim, a declaração de Paulo que afirma ser Cristo a nossa páscoa (I Coríntios 5:7) também diz: “Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malicia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade” (I Coríntios 5:8) o drama da redenção é uma saída, uma libertação e uma conquista, uma saída do mundo do pecado, uma libertação do poder do pecado e uma conquista de vida eterna para dentro de um mundo sem a influencia do pecado, sem a presença do pecado e sem o efeito do pecado (Apocalipse 21 e 22)
Confere essas realidades tão preciosas com as verdades bíblicas:

Cristo nossa páscoa nos deu uma saída do reino das trevas para o Reino de Deus (Colossenses 1:13)
Cristo nossa páscoa nos deu uma saída do domínio de Satanás para o Senhorio de Cristo (Atos 26:18)
Cristo nossa páscoa nos deu uma saída da vida controlada pela natureza pecaminosa para a vida controlada pelo Espírito Santo (Romanos 8:7 a 11)

Essa é a obra da cruz, uma obra de esperança eterna, de perdão e reconciliação.  Não posso terminar esse tão maravilhoso e santo assunto sem deixar de mencionar essa tão maravilhosa declaração de Bruce Milne:
“Através dos séculos, nada na experiência humana afetou tanto o coração e a mente do homem, como a obra do Calvário, e isso é justo, pois não existe nada que se compare” 

O apostolo Paulo brada: “Porventura será Deus injusto trazendo ira sobre nós?” (Romanos 3:5) mas há o convite e a advertência: “Aquele que crê no filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” (João 3:36) assim nossa redenção consiste em crer que a ira de Deus não cairá sobre nós, porque caiu totalmente sobre Cristo, que morreu em nosso lugar e sofreu a penalidade que pertencia a nós. “Muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvo da ita” (Romanos 5:9)

 ----------------------------

Nota: Todos os Textos bíblicos são da Almeida Corrigida e Fiel da Sociedade Bíblica Trinitariana, unica versão usada pelo autor em defesa da sã doutrina.


Clavio J. Jacinto. Contatos com o autor, via email:

claviojj@gmail.com

Ajuda espiritual disponivel, envie um e-mail e mando meus contatos pessoais.

0 comentários:

Postar um comentário