Humanismo secular e Meritocracia


 Pesquisando sobre o humanismo secular e suas inclinações anticristãs, acabei me deparando com essa perola, tirada de um site católico:

"O catolicismo ensina a fé com obras, o protestantismo afirma erroneamente a fé sem obras, enquanto o humanismo secular amplia o erro dos protestantes um passo adiante, proclamando obras sem fé." (1)

Eu não acreditei quando li isso, simplesmente porque essa declaração é muito tipica de quem gosta de falacias, mas muitos gostam mesmo de confrontar o bom senso e ultrapassam os limites do absurdo. Então aqui temos um bom exemplo, de como conduzir um discurso com meias verdades, fazer uma driblagem verbal, como se estivesse dominando o assunto e chegasse a máxima conclusão numa forma tal que se adeque ao que se deseja acreditar. Mas foi isso mesmo que o diabo fez lá no jardim, toma as palavras para dar um sentido diferente para que chegue ao seu proposito filosófico, e então existe aquela manipulação das palavras aos caprichos do raciocínio circular. Ora em nenhum momento um cristão bíblico ensina que a fé não esta divorciada das obras, nenhum cristão bíblico jamais pensa assim, o que precisamos entender é que a justificação pela fé é uma doutrina bíblica, e isso significa que a obra de Cristo fez tudo o que foi necessário para a salvação do homem, não há espaço pata a meritocracia no plano salvífico e isso está bem claro em passagens como Tito 3:5 e Efésios 2:8 e 9, a salvação não é o resultado das boas obras, mas as boas obras são o resultado da salvação, até porque a vida regenerada é a vida do ramo ligado na verdadeira verdadeira para que de o fruto do Espirito Santo (João 15:1 a 6 e Galatas 5:22).  o humanismo é crença de que o homem pode alcançar o que deseja pelos méritos próprios, é confiar nas suas obras e ações, é o inverso do evangelho e que dá á Cristo todo o mérito de ser o Salvador e não o homem (João 14:6) é a supervalorização das obras, a confiança em si mesmo, o apanagio da visão católica, de dar as obras o mérito de merecer segundo o esforço humano, a graça divina, e não seu como pode ser graça, sendo que o trocadilho das boas obras precisa estar na frente na negociata para fazer da fé uma religião utilitarista, isso sim é humanismo religioso. No final das contas em ambos os pensamentos é o homem  acreditando em si mesmo, para alcançar um fim, isso é puro humanismo, só que ao invés de ser secular é o humanismo religioso, pasmem, que ao tentar inverter a lógica dos fatos, acabam dando um tito pela culatra, humanismo é na sua essência, confiar nas próprias obras

0 comentários:

Postar um comentário