O Caminho da Transformação Espiritual


 

O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO ESPIRITUAL

Clavio J. Jacinto

 

O Senhor Jesus passou parte da sua vida orando, era uma prioridade, Ele buscava momentos de silencio e solidão para orar.  A lição espiritual é que sendo Deus feito homem, nessa condição ele precisava orar, devemos seguir seus passos e aprender com suas lições espirituais, orar é uma dádiva e uma necessidade.

A oração é o caminho da intimidade, comunhão e relacionamento e amor.  Intimidade e comunhão são marcas de um homem espiritual, notemos os níveis de intimidade em três casos distintos nos evangelhos.

Quem ora sai do nível do conhecimento morto para a pratica da experiência da vida espiritual, pois é em comunhão com a Videira Verdadeira que recebemos vida em abundancia.

1-    Jesus escolheu doze apóstolos para viver com ele

2-    Somente três deles subiram no monte da transfiguração para ver Cristo glorificado

3-    Maria irmã de Marta se sentou aos pés de Dele. (Lucas 10:38 a 42)

 

Aos pés de Cristo, uma posição de humildade e quebrantamento, um despojar-se das coisas secundarias e uma prioridade as coisas mais necessárias, permanecer aos pés do Salvador, aqui temos o princípio da revolução espiritual e do avivamento pessoal, trata-se de uma atitude abençoada, transformadora e recompensadora.

O contraste entre Marta e Maria no episodio narrado por Lucas 10:38 a 42 é interessante, pois as atividades de Marta contrastaram com o descanso de Maria, perceba os contrastes:

1-    Marta, estava movendo-se distante de Cristo, era frenética, demonstrava ansiedade, deixou-se levar pelo espírito critico e acusatório e murmurou contra a atitude de Maria ela estava envolvida em ações seculares num momento que as coisas espirituais deveriam ter prioridade.

2-    Maria: Estava próxima de Cristo, numa posição de entrega absoluta ao Senhor, sentada aos pés de Cristo, focada nEle e nas Suas palavras, era atenciosa e paciente, descansando o coração na presença de Cristo, admirando, adorando, agradecendo e aprendendo, em outra parte vimos que ela também chorava diante de Cristo (João 11:32). Aqui temos todo o elemento de uma adoração verdadeira e um culto espiritual.

É necessário descer, quebrantamento e arrependimento, confissão de pecados, colocar o rosto no pó, clamar e buscar ao Senhor. Precisamos ir aos pés de Cristo em santa humildade e devoção, para recebermos consolo, calma, paciência, amor, iluminação espiritual, abrigo, orientação, cura e acima de tudo, para obtermos percepção das coisas mais profundas do Novo Testamento, redenção, justificação, glorificação, segunda vinda de Cristo, etc.

A atitude mais revolucionaria de um cristão é descansar, orar e buscar a presença do Senhor numa atitude de quebrantamento da alma e um coração contrito, descemos aos pés do Senhor, entregando parte do nosso tempo para o Pai da eternidade, Ele é o começo e o fim de todas as coisas.

As coisas espirituais têm seus valores eternos, porquanto vimos que uma seguidora devota lavou com lagrimas os pés de Cristo e enxugou com os cabelos, que houve um derramar de perfumes sobre Jesus, e essas coisas ficaram na memória da eternidade, o registro eterno mencionará atos radicais de humilhação e sacrifício pela causa de Cristo, o que há registrado no memorial celestial sobre você?

Também vimos como o Senhor desce aos pés dos apóstolos para lavar os pés deles e depois também é elevado na vergonha da cruz para derramar Seu sangue imaculado que lava os nossos pecados. O mover-se da vida espiritual autentica é pela via do quebrantamento e da oração. Na cruz, o Senhor ora para entregar o Seu espírito, ora para perdoar seus carrascos. Nossas iniqüidades são apagadas e nossa condenação removida por causa da obra redentora que Cristo efetuou uma vez por todas no Calvário. Como não devemos ir até Ele em santa devoção e humildade como Maria, escolhendo a melhor parte?

Maria sabia que a presença de Cristo era preciosa, Sua presença era algo extremamente valioso. Perfumes e lagrimas derramadas sobre Cristo, são sinais de que o caminho da adoração consiste em ir aos pés de Cristo, chorar por um mundo enfermo e perdido, derramar a nossa alma com todo o peso de ansiedades, significa prestar atenção as Palavras do Senhor e ficar aos seus pés, interromper a vida secular por um instante e concentrar-se em Cristo.  A oração é a hora em que tudo deve tornar-se absolutamente cristocentrico.

Precisamos correr constantemente aos pés de Cristo, para encontrarmos:

1-    Misericórdia. Pois a misericórdia de Deus oferece o perdão á todos os pecadores e também aos nossos pecados. Sabemos que duas coisas são necessárias para recebermos a Salvação, a libertação da culpa e do castigo do pecado e a libertação do poder e da presença do pecado. Temos que orar em busca da compreensão da misericórdia de Deus em Cristo Jesus, para que as realidades espirituais acima seja reais em nossa vida diária.

2-    Graça: Pois a graça divina nos concede a salvação como um dom gratuito de Deus.

3-    Providencia: Pois a providencia de Deus nos concede tudo o que precisamos para viver a vida em piedade e contentamento.

4-    Poder: um poder que se aperfeiçoa na fraqueza, mas é divino, eficiente para restaurar a vida e suprir nossas necessidades, para termos ousadia em nosso testemunho, coragem de não negar a Cristo e se possível morrer por Ele.

A oração aos pés de Cristo é o caminho da santidade particular, devemos ir á Ele com muita freqüência, confessar nossos pecados sempre, devemos cultivar essa pratica na nossa igreja e na vida privada. Somente quando Cristo começa a derramar amor sobre nós, teremos percepção da necessidade de amar os irmãos e as coisas santas. Há uma frase de um tratado sobre oração de um manuscrito judaico antigo que afirma: “Deus está tão perto de nós que basta invocá-lo em voz baixa em um canto para que sua oração chegue até Ele imediatamente”

Quando lemos Hebreus 10, vimos que hoje temos um acesso livre ao Trono da Graça, Cristo entronizado á destra da Majestade nas Alturas e nós aos pés do Senhor, diante do Seu Trono.

É ali que devemos interceder pedir misericórdia, agradecer, pedir ajuda e chorar e comungar de modo intimo com o Senhor.

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário