Marcas Distintas de um Verdadeiro Culto Cristão


 

Marcas Distintas de um Verdadeiro Culto Cristão

 



 

“Para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade” (I Timóteo 3:15)

 

Temos alguns exemplos no Antigo Testamento do tipo de culto não aceitável, Deus rejeitou o culto e adoração de Caim (Genesis 4:3 a 5) No novo Testamento Judas o irmão do Senhor adverte contra aqueles que entraram pelo caminho de Caim (Judas 1:11) O problema estava também presente no Novo Testamento e com certeza também em nossos dias.

Outro exemplo, Adabe e Abiú que morreram quando apresentaram fogo estranho perante o Senhor (Números 26:61) Mais tarde, Jeremias compara a Palavra de Deus como fogo (Jeremias 23:29) Cristo cumpriu na cruz os sacrifícios da antiga aliança, incensos e fogo para queimar as ofertas cessaram, só o fogo da palavra de Deus deve continuar aceso no culto. Pois a igreja é o candelabro com o fogo aceso, símbolo da lâmpada que ilumina o homem “Lâmpada para os meus é a tua Palavra e luz para meu caminho” (Salmo 119:105) no contexto histórico das Escrituras a luz era produzida pelo fogo aceso.

É necessário que tenhamos discernimento, o único fogo que deve permanecer aceso dentro da igreja verdadeira é o fogo e a luz da Palavra de Deus, a luz que revela o poder, a redenção, a glória e o Senhorio de Cristo. Quando Jesus discorria acerca da Palavra de Deus aos discípulos no caminho de Emaus o coração deles ardeu, estava queimando com a pregação expositiva de Jesus Cristo (Lucas 24:32) O Espírito Santo inspirou (soprou) sobre os hagiógrafos, para que a Palavra de Deus tivesse essa eficácia poderosa. No livro de Apocalipse Jesus identifica a Sua igreja como Castiçais ( Apocalipse 1:20) A função de um castiçal é emitir luz através do fogo produzido por óleo de oliva puro. (Um fogo sem fumaça) que esclarece e não confunde! Símbolo perfeito da Palavra de Deus proclamada pelo poder do Espírito Santo de forma correta e fiel.

A Restauração do culto

Foi Esdras quem iniciou a restauração do culto após o exílio (Esdras 3:1 a 13) também foi estabelecido uma parte fundamental dele, a Palavra de Deus “E Esdras abriu perante a vista de todo o povo, e abrindo-o ele, todo o povo se pôs de pé” (Neemias 8:5)

A reverencia é uma marca distinta, ordem e decência são princípios essenciais que marcam o verdadeiro culto a Deus que deve ser em espírito e em verdade, pois foi o que Jesus ensinou em João 4:23. E deve ser racional (Romanos 12:1) Veja que essa é a procura do Pai Celestial, verdadeiros adoradores que adorem em espírito e em verdade. Deve ser racional, no grego encontramos a palavra “lógikos” de onde se origina a lógica. (oposto a confusão, engano, perturbação, erro, distorção, etc) Em espírito, por ser uma afeição do coração, que tenha seu fluir do homem interior purificado pelo sangue de Cristo, em verdade porque deve ser fundamentado na santificação produzida pela verdade da Palavra: Santifica-os na verdade, a Tua Palavra é a verdade” (João 17:17) “ Cristo amou a  igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra” (Efésios 5:25 e 26)

Trata-se de um assunto sério, a Palavra de Deus deve ser a parte principal e central do culto, você não deve comportar-se de maneira a atrapalhar a sua proclamação. Homem algum deve ignorar o fato de que será condenado se rejeitar as Palavras de Cristo, se a ouvindo use de desdém e desprezo as Sagradas Escrituras que foram inspiradas por Deus (Veja João 12:48  com II Timóteo 3:16) A bíblia será testemunha contra aqueles que rejeitaram ela.

Reverencia, prudência, paixão, amor, zelo, devem ser marcas distintas de um verdadeiro adorador. “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas, destruindo argumentos e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (II Coríntios 10:4 e 5)

Comporte-se de maneira decente, com ordem e decência como manda as Escrituras “Faça-se tudo decentemente e com ordem” (I Coríntios 14:40) Uzá não teve respeito as coisas sagradas e morreu (I Samuel 6:7) Uzias não foi autorizado a queimar incenso no lugar mais santo e foi atacado de lepra (Leia II Samuel 26)

Então seja reverente, atencioso, concentrado, com o coração aberto, recebendo a Palavra de Deus, pois assim como o homem biológico necessita do pão físico, o homem espiritual necessita da Palavra que procede da boca de Deus.

 

Conclusão: Caim alterou o sentido da ordem do sacrifício, ele fez isso com desdém, como se fosse algo secular, não havia percepção do nível da sacralidade do ato de adorar a Deus em sua vida, ele tinha tendências malignas e era do maligno, por esse motivo, seu culto era superficial, desordenado, confuso.

Adabe e Abiu apresentaram fogo estranho perante o Senhor, seu fogo era impuro, profano era luz adulterada. Não se iluda, se a Palavra de Deus não é pregada com fidelidade então o pregador está colocando fogo estranho no castiçal que é a igreja, se está pregando engano e heresias, está colocando fogo estranho no castiçal que é a igreja, se está discursando com base em técnicas de retórica para manobrar as pessoas, está colocando fogo estranho no castiçal que é a igreja, se a mensagem não é bíblica e não é cristocentrica, mas egocêntrica e antropocêntrica, é fogo do culto de Caim que o pregador está colocando no castiçal que é a igreja.

O zelo cristão tem um exemplo: os Bereianos (atos 17:11) Receberam a Palavra com toda avidez (Porque era Paulo quem estava pregando e a mensagem dele era sempre Cristo crucificado e a Palavra da cruz) e examinavam todos os dias nas Escrituras para saber se as coisas eram de fato como Paulo tinha anunciado.

 

Autor: Pr C. J. Jacinto

 

Estudo Bíblico/Sermão

Dia 13 de Maio de 2023

Igreja Verdade e Vida – Garopaba SC

0 comentários:

Postar um comentário