O Antigo Engano da Antiga Serpente





 

Crenças antigas e novas estão unidas com o laços do engano primordial, a partir de Genesis 3 com Apocalipse 12:9 I João 5:19 II Corintios 4:4. Observamos que desde Genesis até Apocalipse a velha mentira do diabo de que o homem pode ser igual á Deus, tornar-se um Deus ou ser parte emanada da Divindade ecoa desde todos os seculos.

 

Vimos isso citando alguns exemplos:

 

As doutrinas órficas entraram na Grécia no século VI aC. A maioria dos fragmentos da doutrina órfica (cerca de 600) são transmitidos desde a antiguidade tardia

 

As obras de Pindar estão imbuídas de orfismo. Os órficos acreditavam que a alma era uma centelha divina aprisionada no corpo, e que com o corpo que dorme ela desperta.

 

O orfismo é uma crença revolucionária para a Grécia, um elemento de um novo esquema de civilização. Começamos a falar da presença no homem de algo divino e não mortal, que vem dos deuses e habita no próprio corpo, de natureza antitética à do corpo, de modo que é verdadeiramente ele mesmo quando o corpo dorme ou até ele se prepara para morrer e, portanto, quando ele afrouxa seus laços com ele e o deixa livre

 

A concepção órfica do homem é dualista, contrasta a alma imortal com o corpo mortal e considera a primeira como o homem real, ou melhor, o que realmente conta como tal no homem. Esta é uma concepção primorosamente órfica de gênese.

 

O corpo é o túmulo da alma, enquanto a alma é divina e em algumas folhas douradas lemos "você será deus ao invés de mortal"

 

Os órficos acreditavam na metempsicose e em seu valor moral de metempsicose: se você fizer algo ruim, será feito a você em uma vida posterior, porque você aprende a se abster disso.

 

A literatura grega anterior ao século VI fala de punições e recompensas no além, mas apenas em um sentido muito restrito: são punições por alguns pecados excepcionalmente graves e recompensas por méritos excepcionais e, acima de tudo, destinos que afetam muito poucos indivíduos. Em Homero, os homens do presente não são recompensados ??nem punidos.

 

Um importante mito órfico é o de Dionísio e os Titãs. Os titãs rasgam Dionísio para se vingar de Zeus e ele os incinera e os homens nascem de suas cinzas. Os titãs são o corpo, Dionísio é a centelha divina

 

As cerimônias consistiam em reviver o mito de Dionísio, mas também eram realizados ritos e pronunciadas fórmulas de natureza mágica. Regras morais também foram seguidas, como não comer carne

 

---

 

O que Marco Aurélio quer dizer com logos?

 

Análise do Termo do Logos Marco Aurélio usa logos para se referir tanto ao divino que infunde e dirige todas as coisas na natureza quanto ao “fragmento” de Deus, a mente racional, que se encontra em cada pessoa. É o logos que é treinado pela filosofia e serve como base de terreno comum entre os seres humanos.

 

https://www.rampfesthudson.com/what-is-the-meaning-of-the-greek-word-logos/

 

 

"Para começar, eu acredito em Deus. De fato, acredito que todos nós somos Deus. O que isso significa? Eu acredito que fomos feitos à semelhança de Deus. Não estou falando de características humanas, mas de qualidades espirituais. Podemos parecer diferentes, exteriormente, mas nosso íntimo é absolutamente o mesmo. Quando nos tornamos conscientes da presença espiritual, começamos a ver a Luz Divina dentro de cada pessoa e, com esse saber, começamos a nos dar conta de que somos todos uma única coisa, a mesma coisa. Todos fomos feitos da Chama de Deus. Mesmo a mais baixa das criaturas, rastejando pelo chão, é feita dessa mesma matéria-prima. Mesmo os que parecem cruéis, perversos, são feitos da Chama Divina. As pessoas cruéis são talvez as mais distantes do que é Deus. Deus é perfeição em tudo. Deus é criatividade em todas as coisas. Cada um de nós é perfeito, se procurarmos apenas nossa parte divina. No entanto, a maioria de nós se apega ao ego ou à nossa parte humana, e assim raramente se

aproxima da verdade de quem somos."

 

(James Van Praagh Conversando com os Espíritos Pagina 25)

 

"Para Angelus Silesio, a conversão de chumbo em ouro equivale à transformação do homem em Deus pelo próprio Deus"

 

(Citado por Mario Satz em: O Tesouro Interior Editora Record/Nova Era Pagina 8)

 

O Homem redimido passa pela transformação, um termo técnico no grego é usado: palingenesia, é a metamorfose da regeneração. Desde então em Cristo ele se torna nova criatura (II Coríntios 5:17 e Gálatas 6:15)

 

Essa foi a afirmação do Pai da Mentira à Eva: "Sereis como Deus..." (Genesis 3:4)

 ----


Clavio J. Jacinto

 

0 comentários:

Postar um comentário