Contra a Heresia do Humanismo no Cristianismo


 


Humanismo Evangélico

James A. Fowler

    A tragédia das igrejas ocidentais hoje é a extensão em que a filosofia humanista foi acomodada na teologia evangélica. Como ponto de partida, tentaremos uma breve definição de "evangelicalismo" e "humanismo".

    O evangelicalismo é um movimento teológico. O nome é derivado da palavra grega euangellion , a palavra para "evangelho" ou "boas notícias". A palavra inglesa "evangelismo" também é derivada dessa mesma palavra grega e tem a ver com "compartilhar as boas novas" com os outros. O evangelicalismo, por outro lado, é um movimento não-denominacional de cristãos que acreditam nas "boas novas" de Jesus Cristo.

    No início do século XX, aqui na América, começou um movimento chamado "fundamentalismo". RA Torrey e AC Dixon publicaram um conjunto de quatro volumes intitulado The Fundamentals em 1917 através do Instituto Bíblico de Los Angeles. Na década de 1940, esse movimento fundamentalista havia se tornado bastante estreito e exclusivo – absolutista, separatista e legalista.

    Em 1942, a Associação Nacional de Evangélicos foi estabelecida. Esta era uma associação conservadora de cristãos baseada na Bíblia que permitia mais latitude de variação doutrinária, mais ênfase em uma visão de mundo cristã e nas implicações sociais do evangelho.

    O humanismo é mais difícil de definir, pois é uma filosofia ampla que se concentra na potencialidade do homem. Deve ser distinguido do "humanitarismo" (as ações benevolentes dos homens para com outros homens) e das "humanidades" (disciplinas educacionais que estudam a inculturação do homem) e "humanidade" ou "humanidade" (o que Deus nos criou para ser como cara). O humanismo é um padrão pressuposicional de pensamento que postula a potencialidade do homem para a auto-realização, auto-realização e autogeração. Envolve uma premissa do potencial humano de que o homem tem o recurso inerente de ser a causa de seus próprios efeitos, traçar seu próprio curso, dirigir seu próprio show, fazer suas próprias coisas, resolver seus próprios problemas,

    A falácia do humanismo reside no fato de que o homem não tem o potencial ou o recurso inerente para gerar e ativar seus próprios efeitos. O homem não é um criador! Deus é o Criador de todas as coisas, e o homem é uma criatura, projetada especificamente pelo Deus-Criador para funcionar apenas por dependência espiritual. O homem não é apenas um animal que funciona por padrões repetitivos de comportamento instintivo que Deus projetou na alma, mas também não é o homem um deus que origina a ação em si mesmo. Somente o Deus-Criador é independente, autônomo, auto-existente, autogerador e auto-suficiente, e Ele não criou pequenos deuses humanos para operar da mesma forma que rivais ou concorrentes. Deus criou criaturas conhecidas como "seres humanos" ou "humanidade"

    Embora o homem seja uma criatura espiritual e comportamentalmente dependente, isso não o relega a ser, mas o objeto do determinismo. Deus confiou ao homem a liberdade de escolha, a capacidade volitiva de receptividade pessoal. O homem é uma criatura que escolhe, responsável por viver pelas consequências de suas escolhas de dependência espiritual e comportamental.

    É particularmente a falácia da independência humana que está na raiz de todas as formas de pensamento humanista. Para entender a origem dessa ilusão, é preciso entender um pouco da história espiritual.

    Satanás fez uma escolha sem causa para perseguir a mentira do eu independente, dizendo: "Eu serei como o Deus Altíssimo (Isaías 14:14). Ao fazer isso, ele se tornou o mentiroso obstinado, o "pai da mentira" (João 8: 44), o oposto polarizado de Deus. Ele se tornou o "deus deste mundo" (II Coríntios 4:4), por meio do qual ele origina tudo o que é desprovido do caráter de Deus por meio de uma polaridade reversa. Satanás então tentou propagar o " mentira do eu independente" (a falácia da independência humana e da humanidade deificada) sobre a humanidade. O homem caiu na mesma mentira (Gênesis 3), mas não se fixou no mal sem oportunidade de redenção, como Satanás é, pois o homem era um causou a escolha. O homem foi enganado pelo Tentador, mentiu,e Deus graciosamente o conduziu para fora do Jardim do Éden para que ele não participasse da árvore da vida e tivesse uma representação perpétua de seu estado pecaminoso.

    O pecado é gerado por Satanás. "Aquele que pratica o pecado é do diabo" (I João 3:8). O pecado não é o resultado de um suposto recurso auto-atuante no homem que o coloca como uma "causa primeira" do mal. O pecado não é uma expressão autogerada de egocentrismo que deve ser tratado pelo autoesforço de autopunição. Se o problema é o "eu", então o "eu" pode e deve lidar com o problema, e essa é a premissa de todos os programas de auto-ajuda (sejam eles religiosos ou não religiosos). Mas se o problema da humanidade é o pecado gerado por Satanás, então somente Deus pode cuidar do problema, redentiva e funcionalmente, por Sua graça em Seu Filho, Jesus Cristo.

    Se o mal é algo que o homem faz, atuado por sua própria escolha, e o efeito do pecado é o resultado de sua própria autocausação, então somos a causa de nossos próprios efeitos, somos deuses, criadores criando "do nada" tanto nosso próprio mal e nossa própria justiça. Se nosso comportamento pecaminoso é meramente induzido por um princípio impessoal do mal ou princípio do pecado, e então acionamos ou geramos tal comportamento pecaminoso; então a alternativa lógica é que o comportamento cristão é meramente induzido por um princípio de verdade impessoal, princípio de vida ou princípio de salvação, e então atuamos ou geramos o comportamento cristão. Se a expressão de egoísmo e pecaminosidade em nosso comportamento é resultado de uma "influência" vaga e ambígua de Satanás, pelo que escolhemos ativar e gerar o comportamento pecaminoso por nosso próprio poder; então, inversamente, a expressão da vida cristã é o resultado de uma "influência" vaga e ambígua do Espírito de Cristo sobre nossas vidas, após o que escolhemos ativar e gerar a vida cristã por nosso próprio poder. Impossível!

    No entanto, esta parece ser uma pressuposição primária do "Humanismo Evangélico". A justiça é o resultado de um Deus Justo ter dado um código justo de conduta que nós, como homens, escolhemos ativar em nosso comportamento em "obras de justiça" que estão de acordo com Seus desejos justos? O profeta Isaías (Isaías 64:6) e o apóstolo Paulo (Filipenses 3:6-9) negaram isso com veemência.

    A distinção entre "Humanismo Evangélico" e Cristianismo deve ser feita. O cristianismo é Cristo; a dinâmica espiritual do Senhor Jesus Cristo operando no homem. A vida cristã é a expressão comportamental dos cristãos derivando tudo dEle pela fé, nossa receptividade de Sua atividade. Cristo funciona como Vida em nós, para viver Sua Vida. Cristo funciona como o Justo em nós, para viver Sua justiça. Cristo funciona como Deus em nós, para viver Sua piedade. Cristo funciona como Salvador em nós, para efetuar a salvação em nós, tornando-nos seguros da humanidade mal utilizada e disfuncional e restaurando-nos à humanidade funcional que Deus pretende.

    Devemos repudiar a falácia da independência humana, a mentira do eu independente, da humanidade deificada. O homem é uma criatura espiritual e comportamentalmente dependente. Este não é um determinismo mecanicista que postula o homem como mero mecanismo de estímulo-resposta. Deus nos criou com a capacidade de receptividade pessoal, uma escolha real de dependência espiritual. Nossas expressões comportamentais são derivadas de uma fonte espiritual ou outra, seja Deus ou Satanás. O fruto comportamental deve sempre ser rastreado até sua raiz espiritual. O comportamento justo só pode ser o resultado do Justo, Jesus Cristo, vivendo Seu caráter de justiça em nós. A injustiça é sempre o resultado do Maligno, Satanás, vivendo seu caráter de maldade, injustiça, impiedade,

    O Major W. Ian Thomas afirma em seu livro, The Mystery of Godliness : "Assim como a piedade é a consequência direta e exclusiva da atividade de Deus, e a capacidade de Deus de se reproduzir em você, toda impiedade é a consequência direta e exclusiva da atividade de satanás, e de sua capacidade de reproduzir o diabo em você."

    Aparentemente os teólogos do movimento evangélico se consideravam demasiado "iluminados" pelos conceitos psicológicos humanistas para serem tão categóricos, para atribuir a condição e comportamento espiritual do homem a Deus ou a Satanás. Assim, eles acomodaram premissas humanísticas para explicar tanto a irregeneração quanto a carnalidade.

    O Humanismo Evangélico predomina nas igrejas ocidentais hoje. A mensagem é: "Nós podemos fazer isso. Depende de nós. Faça o seu melhor, dê tudo de si. Seja envolvido, comprometido, dedicado e ativo." A tragédia é que aqueles nas igrejas evangélicas são suscetíveis como presas fáceis da filosofia da Nova Era do humanismo cósmico. Quando não fazemos a distinção clara de "Ou/ou" de origem e derivação espiritual, é fácil deslizar para a fusão monista do bem e do mal e aceitar o egoísmo narcisista do pensamento da Nova Era. O Humanismo Evangélico já aceitou a tese básica do humanismo cósmico a capacidade inerente de um suposto homem independente de ser seu próprio centro de referência e a causa de seus próprios efeitos.

    É imperativo que os cristãos proclamem as únicas "boas novas" disponíveis para a humanidade, que Cristo, tendo levado nossa morte por nós, deseja dar Sua Vida a nós e viver Sua Vida através de nós para a glória de Deus. A humanidade funcional é restaurada quando pela dependência espiritual e comportamental de Cristo, pela receptividade de Sua atividade na fé, nos tornamos homens como Deus pretendia que o homem fosse, o Criador funcionando dentro da criatura.

https://christinyou.net/pages/evanhuman.html

0 comentários:

Postar um comentário