Cristo: Fonte de Nossa Iluminação


 


Carl Jung fez uma definição mística de autoconhecimento quando observou em uma declaração: “Conhecer sua própria escuridão é o melhor método para lidar com a escuridão de outras pessoas. A pessoa não se ilumina imaginando figuras de luz, mas tornando a escuridão consciente. O mais assustador é aceitar-se completamente. Suas visões ficarão claras somente quando você puder olhar para o seu próprio coração. Quem olha para fora sonha; quem olha para dentro, acorda.”

Significativamente as palavras de Jung soam um tanto gnósticas, a fé cristã não define iluminação como conceito de foro intimo, ela vem por uma Pessoa: Cristo.  A verdadeira lâmpada espiritual é o Senhor, a iluminação espiritual autentica não vem por meio de êxtases ou exercícios de tecnologias sagradas (mantras, meditação, preces, etc.) Ela vem por meio de uma pessoa e seus ensinos. É a glória do Evangelho e a pessoa revelada nele quem dá a verdadeira iluminação espiritual.  Cristo é o espelho pelo qual define-se o caráter de um verdadeiro homem, também é por meio dele que temos experiência de iluminação profunda. Cristo conhece nossa natureza, definitivamente é necessário estar em Cristo e ser nova criatura para vivenciar a experiência de uma cisão espiritual capaz de vislumbrar as realidades cósmicas do tempo e da criação, atual e vindoura. A verdade não jaz latente dentro do coração humano, não existe um encontro com a verdade espiritual eterna quando exploramos nosso coração, pois ele é corrupto. Cristo é a verdade, Deus é verdadeiro e todo homem mentiroso, então só quando conhecemos a Cristo e temos comunhão com Ele é que podemos experimentar a verdadeira luz que alumia aqueles que se encontram em trevas espirituais.



C. J. Jacinto

 

0 comentários:

Postar um comentário