Uma Vida Substituida e Não uma Vida Modificada


 

UMA VIDA SUBSTITUÍDA, E NÃO UMA VIDA MODIFICADA

 

Watchman Nee

 

Irmãos e irmãs, a vitória se relaciona com uma vida substituída, e não com uma vida modificada. A vitória não significa que alguém se corrige, mas é substituído por outro. Todos estamos familiarizados com Gálatas 2:19-20, que diz: "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus". Qual é o significado desse versículo? Significa que nossa vida é substituída. Nossa vida já não está na esfera do "eu"; já não tem nada a ver conosco. Não se trata de um "eu" mau convertido em um "eu" bom; nem de um "eu" sujo mudado em um "eu" limpo; o que se diz é "já não sou eu". O erro mais grave que cometemos hoje é pensar que a vitória supõe um progresso e que a derrota indica uma ausência de progresso. É por isso que pensamos que tudo irá bem se não perdemos a paciência ou sempre que tenhamos uma comunhão íntima com o Senhor. Achamos que se temos essas coisas, venceremos; mas devemos lembrar que a vitória não tem nada a ver conosco. Nós não temos nenhuma participação nessa vitória.

Uma vez um irmão me disse com lágrimas nos olhos: "Não consigo vencer!" Respondi-lhe: "Irmão, é claro que você não consegue vencer". Ele acrescentou: "Não sou capaz de vencer e nada posso fazer a esse respeito". Sendo assim, eu lhe disse: "Deus não tem a intenção de que você vença por sua própria conta. Não é a intenção Dele que o mau gênio que você tem seja mudado por uma personalidade calma, nem que sua obstinação torne-se mansidão. Deus não tem a intenção de mudar sua tristeza em gozo. A maneira de Deus agir é fazer uma substituição da sua vida por outra. Isso não tem nada a ver com você".

Uma irmã dizia: "Para outros é fácil vencer. Mas para mim é muito difícil. Meu gênio é pior que o de qualquer um; meus pensamentos são mais impuros que os dos demais e minha natureza é pior que a dos outros. Não consigo controlar-me". Respondi-lhe: "Você tem razão. Não apenas é difícil que vença; é impossível que consiga". Você crê, por acaso, que se alguém for um pouco mais honesto, simples ou com personalidade calma será mais fácil para ele vencer? Nunca! Por um lado, ainda que uma pessoa mude e torne-se mais amável, mais santa e mais perfeita, de qualquer maneira tem de ser eliminada, e Cristo tem de entrar antes que ela possa vencer. Por outro lado, mesmo que ela seja mais vil, mais perversa e mais imperfeita que todos, ainda vencerá, se abandonar o seu "eu" e deixar que Cristo entre. Um homem iracundo e moralmente corrupto precisa crer no Senhor Jesus, e um homem que tem um bom temperamento e é muito correto também precisa crer no Senhor Jesus. Da mesma forma, não apenas os iracundos e os imorais precisam da vitória, mas também os que têm bom gênio e são corretos. Agradecemos e louvamos ao Senhor porque a vitória é Cristo e não tem nada a ver conosco. Nunca vi uma pessoa a quem fosse tão difícil vencer como certa irmã que conheci. Ela passou duas horas contando-me todos os fracassos que teve desde que era jovem até chegar aos cinqüenta anos. Ela não conseguia vencer seu orgulho nem seu mau gênio. Sofreu derrota após derrota. Não havia pessoa tão desejosa de vencer como ela; mesmo assim, ninguém como ela achava tão impossível vencer. Ela me disse que se existissem pessoas que gostariam muito de vencer, ela deveria ser uma delas; e também que se existissem pessoas que não conseguiriam vencer, ela sem dúvida seria uma delas. Ela se lamentava de seus fracassos e até tentou certa vez suicidar-se por causa deles. Havia perdido toda a esperança. Enquanto contava-me tudo isso, sorri e disse-lhe: "O Senhor tem outro paciente ideal para Ele. Há, mais uma vez, trabalho para fazer em Sua clínica". Ela estava cheia de pecados, orgulho e mau gênio. Uma pessoa que não conhecesse o caminho da vitória, talvez tivesse sido contagiada pelo seu bombardeio de palavras. Alguém que não soubesse o que significa vencer, teria concluído que ela não tinha remédio. Mas devemos agradecer e louvar ao Senhor. Eis aqui boas novas: você não pode mudar; tudo o que precisa é uma substituição. Agradecemos ao Senhor porque a vida vencedora não é uma emenda, mas uma substituição. Se fosse sua responsabilidade, não seria possível você conseguir. Mas uma vez que é responsabilidade de Cristo, Ele, sim, pode conseguir. A pergunta é: quem vence, você ou Cristo? Se Cristo vence, não importaria nem mesmo que você fosse dez vezes pior do que é agora.

Irmãos e irmãs, que é vitória? A vitória não consiste em que você vença, mas em que Cristo vença em seu lugar. O tipo de vitória que vemos na Bíblia acha-se em Gálatas 2:20: "Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim". Quando as pessoas de Fukien discutem, com freqüência dizem um dito popular: si-su-bien, que quer dizer que uma pessoa não muda até que morra. Quando estive em Pequim, disse aos irmãos que todos temos de dizer si-su-bien a nós mesmos. Louvamos ao Senhor porque não somos mudados, mas substituídos.

Certa vez uma irmã perguntou-me qual era a diferença entre uma emenda e uma substituição. Usei então o exemplo de uma Bíblia velha. Se queremos restaurar a Bíblia, temos de trocar sua capa e colar a lombada. Talvez coloquemos na capa novas letras douradas. Se faltam algumas letras em algumas páginas, temos de escrevê-las. Se há partes borradas, temos de retocar as palavras originais. Depois de muitos dias e muito trabalho, ainda não estaremos seguros de que a tenhamos restaurado adequadamente. Mas se a substituirmos por uma nova, isso poderia ser feito em um segundo. Tudo o que você precisa fazer é dar-me a que está danificada, e eu lhe darei uma boa. Então, tudo estará feito. Deus nos deu Seu Filho. Não precisamos esforçar-nos. Uma vez que tenhamos feito a substituição, tudo fica resolvido!

Permitam-me dar-lhes outro exemplo. Há alguns anos comprei um relógio. A empresa que o vendeu dava dois anos de garantia. Mas o relógio ficava mais na loja do que comigo. Depois de alguns dias, o relógio quebrava e tinha de ser devolvido ao relojoeiro para que o consertasse. Isso aconteceu várias vezes. Tive de ir ao relojoeiro uma, duas, dez ou mais vezes. Por fim, fiquei exausto. O relógio havia sido consertado incontáveis vezes, mas nunca ficou bem consertado. Perguntei à empresa se podia trocá-lo por outro. Eles responderam que não podiam fazer isso; somente ofereciam-se para consertá-lo, mas o relógio nunca ficava bom. Fiquei tão esgotado que finalmente disse-lhes: "Fiquem com o relógio". A maneira humana de agir é um constante conserto. Durante os dois anos que tive o relógio, ele esteve em constante conserto. Na maneira humana não há substituição; há apenas conserto.

Mesmo no Antigo Testamento podemos ver que Deus não conserta nem remenda, mas substitui. Isaías 61:3 diz: "E a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, vestes de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória". O método de Deus consiste em substituir. Deus não modifica as cinzas, mas as substitui por uma coroa. Ele não muda o pranto, mas o substitui por alegria. A maneira de Deus nunca é a modificação, mas a substituição.

Agradecemos e louvamos ao Senhor. Nós não temos conseguido mudar-nos em todos estes anos. Agora, Deus está fazendo uma substituição. É isso que significa santidade. Esse é o significado da perfeição. Esse é o significado da vitória. Essa é a vida do Filho de Deus. Aleluia! De agora em diante, a mansidão de Cristo torna-se a minha mansidão. Sua santidade torna-se a minha santidade. Doravante, Sua vida de oração torna-se minha vida de oração. Sua comunhão com Deus torna-se a minha. De agora em diante, não existe pecado tão grande que eu não possa vencer, nem tentação tão grande que não possa suportar. A vitória é Cristo; já não sou eu! Haverá um pecado tão grande que Cristo não possa vencer? Existe alguma tentação tão grande que Cristo não possa superar? Glória ao Senhor! Não temo mais. De agora em diante, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.

 

 

0 comentários:

Postar um comentário