II Tessalonicenses 2:3 e a Apostasia ou Arrebatamento?


 

II Tessalonicenses 2:3 e a Apostasia ou Arrebatamento?

 

Lemos na segunda carta de Paulo aos Tessalonicenses informações corretivas sobre a vinda de Cristo, o apostolo Paulo afirma que a vinda de Cristo não se dará sem que antes venha a apostasia. Alguns irmãos tentam fazer a exegese do texto, argumentando que a “apostasia” é uma retirada e não um desvio da ortodoxia. Argumentam ainda que versões mais antigas traduziam como “partida” ou “retirada” no texto acima. Acontece que a ACF está corretíssima em traduzir “apostasia’ ao invés de “partida”. O que esses irmãos têm em mente é provar o pré-tribulacionismo através da exegese de II Tessalonicenses 2:3. Porém devemos tomar cuidado para fazer uma exegese correta do texto. Não podemos enfraquecer a visão neotestamentaria que alerta para uma universal deserção da fé que a cristandade sofrerá nos últimos dias. Devemos tratar o termo apostasia como a visão histórica ensina e não forçar a passagem bíblica para ensinar o que o Espírito Santo não intencionou dizer.  A apostasia é um fato que se consumará nos tempos finais. (II Timóteo 4:1)  A confusão se dá por conta de uma falta de atenção no estudo do texto. Quando o Espírito Santo quis falar sobre o arrebatamento ele usou uma palavra : Harpazo, o próprio Paulo em suas epistola usa esse termo e o Novo Testamento segue esse princípio em Atos  8:38 e II Coríntios 12:2 porém não usa o termo grego “harpazo” em II Tessaloniceses 2:3, repetindo, todas as vezes que Novo Testamento fala sobre um arrebatamento Um mover literal de uma pessoa de um lugar a outro) ele usa o termo “harpazo”.  Já a apostasia de II Tessalonicenses 2:3 não tem conexão não é um “harpazo”. Em II Tessalonicenses 2:3 ocorre outro termo grego: “Apo e histemi” que significa: Abandonar por afastamento, partida para o erro. Esse é o sentido da Palavra, A king James e a Almeida Corrigida e Fiel estão corretas, veja que a mesma palavra também está em Atos 21:21 na ocorrência do termo, temos a chave hermenêutica para entender o verdadeiro significado da Apostasia como uma partida  (A Peshita traduzida pelo Dr. George Lamsa apresenta o termo traduzido por “rebelião” em II Tessalonicenses 2:3)  Em Atos 21:21 e  a ACF  traduz a mesma palavra que ocorre em II Tessalonicenses 2:3 (ἀποστασίαν ) por “apartarem” assim temos um contexto para verificar o verdadeiro significado da apostasia de II Tessalonicenses 2:3 porque o termo só ocorre novamente em Atos 21:21. E o sentido exato do termo ἀποστασίαν  pode ser vista no contexto como lemos “E já acerca de ti foram Informados, de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se (ἀποστασίαν) de Moises, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei”  Assim a apostasia entendido como retirada ou abandono e ainda como deserção, como no caso visto da acusação de que alguns cristãos estavam promovendo a apostasia ao pregar contra a lei de Moisés que ordenava circundar os filhos dos judeus é o modo correto de entender o tema que estou abordando aqui. Uma saída de uma posição correta para uma posição errada, da sã doutrina para a heresia. Esse mover da batalha da fé (Judas 3) para o erro doutrinário. É dessa forma que deve ser entendida a apostasia de II Tessalonicenses 2:3 quando vista como uma “retirada” ou uma “partida”, pois se trata de uma deserção, partida como que se movendo da sã doutrina para doutrinas de demônios, uma partida da verdade sendo levado por ventos de doutrinas, uma retirada da ortodoxia para a apostasia. Isso é muito claro, a apostasia na sua origem do “apo-histemi” significa exatamente esse tipo de mover, essa retirada de dentro da verdade para o liberalismo, para o relativismo e para  apostasia ou o abandono da fé. Ora a própria a palavra abandono tem em si o ato de sair, desertar, retirar-se, sair da verdade para ir após o espírito do erro, e isso denota na prática doutrinária um mover-se para fora da verdadeira fé para uma apostasia.

 

CLAVIO J. JACINTO

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