Evangelho de Paulo


 



William R. Newell

(1868-1956)

Existem dois grandes reveladores que revelam a Verdade Divina na Bíblia - Moisés e Paulo.

Alguém pode dizer: "Não é Cristo o Grande Mestre?" Em certo sentido, isso é verdade; mas em um sentido real Cristo é a pessoa sobre a qual se ensina, ao invés de ensinar. A lei e os profetas apontaram  para Cristo; as epístolas apontam para ele. O próprio Cristo, portanto, é o tema da Bíblia. Moisés revela o pecado humano e a total desesperança e desamparo do homem. Paulo em suas grandes epístolas revelam Cristo como nossa Justiça, Santificação, Redenção e Tudo em Todos. Os doze apóstolos deveriam ser as "testemunhas" (Atos 1:22) da ressurreição de Cristo - isto é um fato. Eles não deveriam desdobrar completamente a doutrina disso como Paulo o fez. Assim como Deus escolheu Moisés para ser o revelador a Israel de tudo relacionado com a dispensação da Lei; então Deus escolheu Saulo de Tarso para ser o revelador do grande corpo de doutrina para esta era; Essas poderosas verdades relacionadas com a morte, sepultamento e ressurreição de nosso Senhor, e Sua ascensão Pessoal (e a Sua vinda triunfante). Todos os "mistérios" ou "segredos" revelados ao povo de Deus nesta dispensação pelo Espírito Santo são revelados por Paulo.(Ele é o expositor principal das doutrinas centrais da fé cristã a espinha dorsal da teologia cristã no Novo Testamento) Finalmente, Paulo é o revelador da grande de muitas verdades divinas, inclusive sobre os eleitos, chamados de Igreja, o Corpo de Cristo, os indivíduos de cujo corpo são chamados de membrosdo Corpo de Cristo - membros do próprio Cristo.

Nenhum outro apóstolo fala dessas coisas. O próprio Pedro teve que aprendê-los de Paulo (II Pedro 3: 15-16). Aprouve a Deus escolher Paulo para ser o grande proclamador e revelador do Evangelho  para esta dispensação.

Você pode julgar a pregação ou ensino de qualquer homem por esta regra - ele é Paulino? A doutrina dele começar e terminar de acordo com aquelas declarações de doutrinas proferidas por Paulo, o apóstolo?

Paulo é o declarante e revelador do Evangelho para nós. Paulo é o grande revelador de muitos misterios divinos ocultos desde os séculos passados, mas agora revelado aos escolhidos.

As grandes doutrinas que Paulo revela podem ser resumidas da seguinte forma:

1. A injustiça diante de Deus de todos os homens.

2. A impossibilidade de justificação por obras diante de Deus - isto é, de qualquer homem atingir uma posição de justiça diante de Deus, por qualquer coisa feita por ele.

3.  (O homem só pode ser justificado gratuitamente por Deus por intermédio da obra consumada e perfeita de Cristo

4. Propiciação: A satisfação da natureza sagrada de Deus e da lei através do Sangue de Cristo.

5. Reconciliação: A remoção, pela morte de Cristo para o homem, desse obstáculo à justiça que o pecado do homem estabeleceu entre Deus e o homem.

6. Justificação: O plano de conferir o dom da justiça a todos os que acreditem, sem qualquer distinção. A mudança da posição de um pecador diante de Deus, de um condenado a um justificado.

Negativamente, é a libertação da culpa por causa do sangue derramado de Cristo, e libertação da velha criação, pela identificação na morte com Cristo na cruz.

Positivamente, é uma nova posição no Cristo ressuscitado diante de Deus.

7. Redenção: a compra de alguém na condição de escravo do pecado pelo sangue de Cristo; e um regaste e libertação da  maldição da lei,

8. Perdão: a manifestação da ternura divina em remir a pena pelo pecado, em vista do sangue de Cristo confiado; e em complacência e companheirismo, para criaturas que antes estavam necessariamente sob o julgamento divino.

9. Remissão de pecados: isto é, a remoção real da transgressão ou transgressão do pecador, para que por todo o tempo e eternidade seu pecado não caia novamente sobre ele.

10. Identificação: (veja acima, Justificação - # 6) o grande fato de que aqueles que estão em Cristo foram unidos a Ele na cruz, pelo ato inescrutável e soberano de Deus; foram crucificados com Cristo e sepultado com Ele; de modo que sua história agora está terminada diante de Deus; e quando Cristo foi levantado como o Primogênito da nova criação, eles também foram ressuscitados com Ele, e sua história começou como novas criaturas aos olhos de Deus, em Cristo, o Último Adão.

Claro, na experiência do crente, chega um momento em que ele está em Cristo e  realmente tornou-se participante desta nova vida - aquele momento em que ele é, como dizemos, salvo. (Justificado para receber a vida eterna e não o dano da segunda morte)

No entanto, a vida que está em cada crente saiu do túmulo e está em Cristo Jesus, pois é através da vida de Cristo que um homem torna-se uma nova criatura.

11. Incorporação: Esta tremenda doutrina que Paulo menciona sozinho e ele a torna praticamente o fundamento de todas as suas exortações aos santos no que diz respeito às suas conduta e vida. Por "incorporação" queremos dizer o fato de que todos aqueles que são salvos e são novas criaturas em Cristo Jesus que se tornam membros de um organismo, que é mais real do que a própria terra sobre a qual pisamos, chamada de "Corpo de Cristo" - o próprio Cristo no céu sendo a Cabeça deste Corpo, e todo verdadeiro crente um membro dele.

Os crentes são, portanto, membros uns dos outros aqui na terra. Não admira que Paulo seja capaz de exortar os santos a amarem-se uns aos outros quando são membros uns dos outros!

(Romanos 12, I Coríntios 12 e Efésios 4)

12. Habitação: O maravilhoso fato de que o Corpo de Cristo e cada membro dele são individualmente habitada e (corporativamente) habitado pelo próprio Espírito Santo.

Este mistério é grande e maravilhoso, o fato de que somos salvos, agora somos participantes da vida do Senhor na glória, que o Espírito Santo habita em nós.

13. Divina exibição - isto é, que por meio da igreja, nos tempos que virão, ela será feita conhecido que Deus conta como Suas “riquezas”, sim, Sua Graça (Efésios 2: 7).

A falha ou recusa em discernir o Evangelho Paulino como uma nova revelação separada e não uma "desenvolvimento do judaísmo" é responsável por dois terços da confusão na mente de muitas pessoas hoje no que diz respeito apenas ao que o Evangelho é. O Evangelho de Paulo não sofrerá mistura com obras  por um lado, ou pretensões e atuações religiosas, por outro. É tão simples e claro quanto a luz do sol do céu.

O fim do homem é onde Deus começa em Romanos 3, no que pode ser chamado de abertura da Revelação Paulina. A maioria das pessoas não salvas hoje acredita em seus corações que a razão pela qual eles são não salvos é por causa de algo que eles ainda não fizeram, alguma etapa que resta para eles tomarem antes que Deus os aceite. Mas isso é absolutamente falso. Quando Cristo disse: "Está consumado "(devemos entender literalmente como uma obra perfeitamente concluída) Ele (Cristo, nosso Bendito Salvador) quis dizer que Ele tinha, naquele momento, pago a dívida de toda a raça humana." ou seja: deu a si mesmo em resgate por todos "(I Timóteo 2: 6),

Agora Paulo, em sua maravilhosa revelação, declara que Deus reconciliou Consigo mesmo o mundo; que Deus estava em Cristo (na cruz) reconciliando consigo o mundo (II Coríntios 5:19).

Os homens não sabem disso, mas concebem que algo se interpõe entre eles e Deus, antes Deus irá aceitá-los ou perdoá-los.

Se você disser a um homem que Deus não exige nenhuma boa obra dele, nenhuma observância religiosa ou ordenanças da igreja, que Deus não está pedindo a ele para realizar quaisquer deveres, mas que Deus o convida a acreditar em uma mensagem alegre de que seus pecados já foram tratados na cruz, e que Deus espera que ele acredite nestas boas novas e seja extremamente feliz com isso - se você contar a um homem não salvo uma história como esta, ele ficará surpreso e oprimido - ainda assim (Este é de fato a suma do)  Evangelho!

 

 

A presente tradução foi realizada por C. J. Jacinto, as palavras em colchetes são de autoria do tradutor, o texto foi adaptado, seguindo as limitações, portanto não apresentam um texto perfeito, mas o possível foi feito para manter a essência da mensagem.

 

Clavio J. Jacinto - Paulo Lopes- SC -Brasil

0 comentários:

Postar um comentário