Exegese de II Tessalonicenses 2


 

Estudo II Tessalonicenses 2 extraido de:

 

 

The Bible Knowledge Commentary NEW TESTAMENT An Exposition of the Scriptures

 

by Dallas Seminary Faculty Based on the New International Version

 

John F. Walvoord and Roy B. Zuck GENERAL EDITORS  Paginas 713 a 718:

 

 

A. O início do dia do Senhor {2: 1-5) Paulo instruiu os tessalonicenses do Antigo Testamento sobre o dia do Senhor quando ele pregou para eles pessoalmente. O dia do Senhor é o período da história mencionado repetidamente e no Antigo Testamento durante o qual Deus irá trazer julgamento e bênção sobre as pessoas da terra de uma forma mais direta, dramática e drástica do que nunca(cf. Isa. 13: 6, 9; Sof. 1: 14-16). De outra revelação do Novo Testamento sobre este período de tempo, acredita-se que isso vai começar após o arrebatamento do igreja, e incluirá a Tribulação e o Milênio.

Em sua primeira carta aos tessalonicenses Paulo havia ensinado a eles que o dia daSenhor viria como um ladrão na noite (1 Tes. 5: 2). Esta instrução levantou um questão na mente de seus leitores. Isso deve pareceu a alguns deles que o o dia do Senhor já havia chegado. Depois de tudo, as perseguições que eles estavam enfrentando pareciam ser o que os profetas tinham previsto quando escreveram sobre o grandes calamidades vindo sobre o povo de Deus e o mundo no dia do Senhor. 2 Tessalonicenses 2: 1-3 Aparentemente, os tessalonicenses receberam instrução de outros professores para o efeito que eles estavam de fato experimentando os julgamentos do dia do Senhor, que é, a Grande Tribulação. Mas se isso fosse então, como poderia a instrução anterior de Paulo que eles seriam apanhados e escapariam a ira de Deus vindo sobre a terra seja verdadeiro? Paulo escreveu esta seção (2 Tes. 2: 1-5) para esclarecer o assunto. 2: 1. Os comentários anteriores sobre a vinda de Cristo (1: 5-10) estimulou o pensamento dos leitores sobre este assunto, mas agora Paul se lançou a ele mais particularmente. A vinda (parusias, "presença") de nosso Senhor Jesus Cristo enosso ser reunido a Ele se refere ao Êxtase. "Suplicar", embora arcaico, é talvez uma palavra mais eficaz do que perguntar (erotomen) ao transmitir a atitude de Paulo de afeto pessoal caloroso. Ele iluminou seus espíritos com um lembrete de que seu leitores eram seus irmãos e irmãs em a fé. Paul provavelmente usou o título completo para Deus o Filho - "nosso Senhor Jesus Cristo ", a fim de adicionar solenidade ao sujeito.

2: 2. Paulo alertou seus leitores contra acreditando no falso ensino que foi sacudindo seu equilíbrio espiritual e desencadeando seus medos. Aparentemente o teoria de que eles estavam no dia do Senhor estava vindo para eles de vários fontes (profecia, relatório ou carta),tornando os tessalonicenses mais inclinados para aceitá-lo como oficial. Alguns foram dizendo que este ensino foi revelado a eles pelo Senhor. E alguns relatavam ensinamentos que haviam ouvido de outros. E os tessalonicenses receberam uma carta, que supostamente era de Paulo, que ensinou o mesmo erro (cf. 3:17). Não admira que os novos convertidos tenham ficado abalados.

A mensagem errada que todos essas vozes ecoaram era que o dia de o Senhor havia chegado; os tessalonicenses estavam nele. Mas se assim fosse, os crentes estavam se perguntando, como poderia Paulo falar da volta do Senhor como precedendo o dia do Senhor? (1 Tes. 1:10) E  aquelas promessas que eles não veria a ira de Deus? (1 Tes. 1:10; 5: 9) É claro que Paulo lhes ensinou um Arrebatamento pré-tribulacional. A confusão deles surgiu porque eles não conseguiam distinguir seus problemas atuais daqueles do dia do Senhor.

2: 3. Tendo declarado o problema e 2 Tessalonicenses 2: 4-5 identificou as fontes do falso ensino, Paulo passou a alertar seus leitores contra ser enganado. Os tessalonicenses não devem ser enganados por qualquer pessoa, não importa o quão confiável ele possa parecer ser, ou pela forma como qualquer um pode apresentar seus ensinamentos, reivindicando a autoridade de Deus ou homens piedosos. Cristãos Novos tendem a ser crédulos porque não são ainda fundamentado na verdade da Palavra de Deus (cf. Ef 4:14). Mas todos os cristãos podem ser enganado por. personalidades impressionantes e apelos espetaculares. O antídoto para a heresia venenosa é uma boa dose forte de a verdade que Paulo passou a administrar.Ele se referiu a três eventos que deve ocorrer antes dos julgamentos dodia do Senhor aconteceu. Eles são o apostasia (2 Tes. 2: 3), a revelação do homem sem lei (w. 3-4, 8), e o remoção da restrição contra a ilegalidade (w. 6-7). (Estes não são necessariamente fornecidos em estrita ordem cronológica. Veja o comentários seguintes em w. 3 e 7.)

Um grande evento é a rebelião (lit., "a apostasia", oi apostasia, de daí vem a palavra inglesa "apostasia"). Esta é uma revolta, uma partida, uma abandono de uma posição uma vez ocupada. este rebelião, que acontecerá dentro do igreja professa, será uma partidada verdade que Deus revelou em Sua Palavra. É verdade que a apostasia caracterizou a igreja quase desde o seu início, mas Paulo se referiu a uma apostasia distinguível específica que virá no futuro(cf. 1 Tim. 4: 1-3; 2 Tim. 3: 1-5; 4: 3-4; Tiago 5: 1-8; 2 Pedro 2; 3: 3-6; Judas 1;3). Ele já tinha contado a seus leitores sobre isso (2 Tes. 2: 5).

Alguns intérpretes levaram isso "partida" como uma referência ao Arrebatamento

da igreja (por exemplo, E. Schuyler English, Rethinking the Rapture, New York: Loizeaux Brothers, 1954, pp. 67-71), mas este não é muito provável. D. Edmond Hiebertrefuta esta visão de que apostasia aqui se refere ao Arrebatamento (As Epístolas de Tessalônica, p. 306). Alguns estudiosos acreditam que este apostasia (chamada por Paulo de "a" apostasia) consistirá em pessoas se afastando de Deus verdade para adorar o Anticristo, que irá estabelecer-se no templo de Deus e reivindicar ser Deus (v. 4). Se for assim, então o julgamentos do dia do Senhor irão ocorrer na segunda metade dos sete anos período anterior à segunda vinda de Cristo. Outro evento que deve ocorrer antes dos julgamentos do dia do Senhor ocorrer é a revelação de "o homem da ilegalidade "(ho anthropos 'tis anomias). Paulo usou um tempo para o verbo é revelado o que indica que esta revelação será um ato decisivo que ocorrerá em um momento definido na história (cf. w. 6, 8). Ele estará totalmente associado e caracterizado por "ilegalidade" (ou "pecado", como alguns mss. e a ICJV tem). Ele é também descrito como o homem condenado a destruição (lit., "o filho da perdição", ICJV), A destruição a que ele está destinado é a oposição da salvação; isto é tormento eterno. Parece provável que o homem do pecado será identificado por algumas pessoas vivem então quando ele faz um aliança com Israel no início de a 70ª semana de Daniel (Dan. 9: 27a); mas quando ele quebra a aliança três e um meio anos depois (Dan. 9: 27b), ele será amplamente reconhecido por quem ele realmente é (Charles C. Ryrie, Primeiro e Segundo Tessalonicenses, p. 104). Este último evento pode ser o tempo que Paulo tinha em mente para a "revelação" do homem da iniquidade. 2: 4. Este homem é posteriormente descrito como o adversário de Deus. Ele vai procurar substituir a adoração ao Deus verdadeiro e todos os falsos deuses com a adoração de si mesmo,e se proclamará Deus. A besta vai tolerar a adoração de ninguém ou nada além de si mesmo (cf. Ap 13.5-8). Ele se estabelecerá no trono de Deus em o santuário interno do templo de Deus. este provavelmente se refere a um templo literal, mas alguns sugerem que é uma referência figurativa ao fato de ele ocupar o lugar santíssimo na adoração humana, que pertence por direito apenas a Deus. A igreja primitiva pais e vários bons modernos os comentaristas aceitam a visão literal. Este homem também é chamado de "besta que vem fora do mar "(Apocalipse 13: 1-10)," um escarlate besta "(17: 3), e simplesmente" a besta " (17: 8, 16; 19: 19-20; 20:10). Ele é o Anticristo (1 João 2:18), um pseudo-Cristo hostil ao Salvador. Ele será um verdadeiroser humano, não um princípio ou sistema ou uma sucessão de indivíduos. Tal pessoa ainda não foi destacada o palco da história humana.

2: 5. Este ensino não era nada novo para os tessalonicenses; Paul ensinou sobre o dia do Senhor quando ele estava com eles em Tessalônica. Ele chamou sobre eles para relembrar essas lições. Para o primeira vez nesta epístola, Paulo escreveu que ele pessoalmente (sing.) os havia ensinado. Ele disse isso para enfatizar a verdade de sua mensagem, pois ele era o chefe porta-voz em Tessalônica. Paulo não considerar a verdade profética como muito profunda ou sem importância ou controverso para novo Cristãos. Ele acreditava que era uma parte vital de todo o conselho de Deus, então ele ensinou sem hesitação ou desculpas.


Tradução Livre: C. J. Jacinto

 

 

0 comentários:

Postar um comentário