INSIGHTS CONTRA A CEGUEIRA (A Heresia do Zelo Sem Entendimento)


 


“A única condição para ser sempre e verdadeiramente religioso é viver sempre intensamente a realidade”. -  Luigi Giussani

 

 

“Acredito que o ato da dificuldade implícita no ser humano traz consigo uma boa oportunidade de crescimento espiritual por causa do potencial de transformação que existe nas circunstâncias que se encontram dentro delas.”

 

 

“não te detenhas frente aos vale e montanhas de aflições, os rios percorrem todos os obstáculos até chegarem ao oceano, a semente permanece intacta perante o mais frio inverno até a chegada da primavera, assim como aquele que percorre longos caminhos cáusticos chega ao novo mundo, também aqueles que peregrinam pelos caminhos das dificuldades alcançam a transformação interior.”

 

 

A grande necessidade dos homens de hoje é um deleite, não uma falsa felicidade pela satisfação do ato de pecar, não uma alegria que perece e que nasce da rebelião contra o Criador, não um êxtase por alcançar níveis absurdos de materialismo, não uma satisfação egoísta que perdura encima da manifestação do orgulho e nem mesmo uma falsa paz de consciência que vem do ato auto-suficiente de acreditar nas forças dos instintos. Há uma carência que só os pobres de espírito percebem, porque essa é a mendicância necessária dos supra-sensíveis, e eles chegam de coração vazio, livre dos entulhos das coisas descritas acima, e encontram nas insodáveis riquezas de Cristo, a satisfação plena pelas mais valiosas coisas eternas que podem satisfazer plenamente os mais profundos anelos da existência humana.

 

 

“O tempo leva aquilo que amamos, tenta deixar no passado as coisas que se foram. Mas há um lugar dentro de nós que transforma a lembrança em algo vivo e concebe memórias no presente. As vezes isso desabrocha em saudades, mas entre uma saudade que dói e uma memória que vive, também há a possibilidade de um sorriso em meio as lagrimas. Assim, o passado nunca é hermético, não há blindagem nele. Podemos recolher lindas flores que são os momentos especiais ao lado daquelas pessoas que fizeram parte da nossa vida quando viajamos para dentro de nós mesmos em busca daqueles momentos memoráveis que estão guardados dentro do nosso coração. Entre escolher um esquecimento total das coisas especiais que frutificaram na nossa vida e uma lembrança dolorida delas, é a ultima que nos mantém sensíveis e sensatos, para valorizar aquelas pessoas que ainda permanecem na nossa vida.”

 

Cristianismo é vida celestial no coração humano que flui através da vida regenerada. Quando o fogo dessa vida se apaga pelo formalismo religioso, o que predomina é a infertilidade espiritual e a disseminação do secularismo e do materialismo.

 

Sábio é o homem que permanece fixo na missão de manter uma lâmpada de discernimento acesa, quando a maioria a sua volta já se conformou com a escuridão da ignorância

 

Na ética aristotélica entendemos que o desabrochar dos talentos é a dinâmica que dá sentido a vida. No evangelho porém temos o absoluto inegociável que o sentido para vida se encontra no ato de crer em Cristo para a vida eterna.

https://d3kvsdrdan3wbb.cloudfront.net/img/fd4d8b60/1005/tempo-de-despertamento-o.jpg

Espera no Senhor, descansa nele (Salmo 37:7) essa passagem das Escrituras é um convite a entrega confiante na providencia divina. Trata-se de um sossego profundo fruto de uma doce paz que nasce da confiança no Senhor “Deixo-vos a paz a minha paz vos dou” (João 14:21) “Não se turbe o vosso coração”(João 14:1). O animo forte nasce da confiança em Deus, a tranqüilidade de espírito é um desabrochar no coração que descansa em Deus. O Senhor às vezes trata de lapidar a nossa vida com paciência. Entender as circunstancias difíceis talvez seja uma atitude difícil, porém descansar no poder de Deus é a forma pelo qual é testada a nossa longanimidade. A dificuldade é um caminho por onde provamos a nossa paciência e reajustamos a nossa comunhão com Deus, só assim entenderemos a realidade que Paulo descreveu em Romanos 8:28,  como acontece com as arvores, que fortalecem suas raízes no vento furioso e enrijecem a madeira quando decidem viver no cume do monte, assim o cristão cresce interiormente e em direção á Deus quando decide ser paciente no cimo das tribulações e dificuldades. É pelos degraus de paciência que chegamos mais perto daquele que não nos abandona nas horas mais difíceis de nossas adversidades.

Devemos ter discernimento espiritual suficiente para fugir de toda a aparência do mal, ainda que seja apresentada na imagem de um sublime anjo de luz.

 

https://d3kvsdrdan3wbb.cloudfront.net/img/ed5a88a7/1005/A-maneira-como-devemos.jpg

IDENTIDADE E TESTEMUNHO



O que é ser cristão num mundo que está saturado de pessoas egoístas? Sim é verdade que em nossa sociedade, temos uma multidão incontável de pessoas que professam a fé num Deus Criador, que freqüentam templos, que cumprem uma agenda litúrgica mas que não vivem conforme as regras do evangelho: Ser um portador das virtudes de Cristo (Romanos 8:29) Você não encontra sinais que evidencia que tal cristão está de fato em Cristo, como diz o apostolo "Se alguém está em Cristo"(II Coríntios 5:17). De certa forma, não há expressão de vida que vem de um relacionamento tal como Cristo mesmo expressou numa comunhão de poder e vida como vemos nos primeiros versículos de João 15. Thomas Watson assim define o ser cristão, e tal verdade é muito prática para os dias de hoje, em uma sociedade saturada de organizações cristãos e pobre de verdadeiras testemunhas de Cristo: "Sejamos justos em nossos negócios, verdadeiros em nossas promessas, devotos em nossa adoração, sem manchas em nossas vidas a tal ponto de sermos figuras ambulantes de Cristo.. Assim como Cristo foi feito a nossa imagem e semelhança, lutemos para ser a semelhança dele"

 

 

Não há maior divergência, nem tão grande insulto, é aqui que jaz a alma de todo o escândalo, a força de toda a apostasia, o grande problema da igreja pós-moderna é que seus adeptos professam crer em Cristo vivendo completamente o oposto da vida que Cristo viveu.

Poderíamos muito bem definir que cristianismo é falar de Cristo, e prosseguir confirmando crer num Cristo histórico, e afinal de contas proclamar que Ele ressuscitou e voltará triunfante, tudo isso dentro de uma esfera meramente intelectual, a questão fundamental do Evangelho é que a fé cristã, sai do intelecto para tornar-se verdadeiro, não apenas uma imitação de Cristo, mas um relacionamento e uma comunhão perene, não apenas falar dele, mas estar nele, não apenas um consentimento intelectual de doutrinas, mas um relacionamento e identificação com a Sua morte e a Sua ressurreição. Cristianismo é uma religião viva que transmite vida para pessoas regeneradas. A fé cristã é esse relacionamento que faz a diferença, pois está fundamentado no relacionamento e identificação com Cristo.

 

A grande missão do cristão é transmitir presença de esperança para um mundo desesperado, real desprendimento das coisas passageiras em um mundo extremamente materialista, infinitude de vida espiritual num mundo cheio de mortes, reflexo de luz celestial para um mundo imerso nas trevas, certezas eternas para uma sociedade relativizada pela apostasia moral. A missão do cristão no mundo é apresentar os fatos do evangelho num mundo enganado pelo deus deste século, é proclamar virtudes para uma sociedade cheia de filosofias falidas, é apontar um caminho certo para uma civilização cheia de atalhos, é mostrar a verdade para um mundo intoxicado por tantas mentiras, a missão do cristão no tempo presente é representar a vida e a imagem de Cristo, quando o mundo está mais e mais abandonando a fé em um Deus pessoal, enfim, há uma frase de um autor cristão que denota bem tudo o que escrevi: "O grande escândalo de nosso século é nós cristãos, sermos exatamente como os outros"



A salvação tem como instrumento de causa, a fé em Cristo, não é a fé em si mesmo que é a causa, mas Cristo é a causa da Salvação.(Atos 3:19) A fé não é uma causa meritória, Cristo é a causa da redenção, somente por meio dEle temos justificação de nossos pecados.(Hebreus 9:26) A fé serve apenas como o meio pelo qual chegamos a realidade das coisas espirituais que estão em Cristo e somente nEle.(Hebreus 9:12 com João 14:6) Todo o Novo Testamento declara essa verdade absoluta e inegociável. Portanto a graça de Deus se manifestou de maneira a dar ao homem de forma gratuita a redenção.(Romanos 5:1) De fato, estar em Cristo, como denota Paulo em diversas passagens de suas epístolas, é viver numa liberdade.(João 8:12 com Gálatas 5:1) Cristo é a causa dessa libertação. O conhecimento da verdade que é Cristo é uma verdade libertadora. (João 8:12) Veja que a redenção não é apenas a justificação de nossos pecados, mas uma emancipação do poder do pecado. Os grilhões do pecado podem ser rompidos pelo poder do sangue da redenção, o homem liberta-se do poder e da presença do pecado pela obra consumada e perfeita de Cristo na cruz. É Cristo quem fez isso. Todos os méritos salvíficos estão na pessoa e na obra de Cristo. Homem algum tem em si qualquer força de dar um passo para fora do mundo da condenação do pecado, ele está em trevas espirituais e jaz na morte espiritual. A busca é divina e não humana. Desde a queda, o homem foge e se esconde é Deus quem busca (João 3:16 com Genesis 3:9 e e Romanos 3:11) mas ele nos resgata de todas as maldições oriundas do mundo do pecado adâmico. Assim, a salvação é um ato real que opera nas circunstâncias desde o momento do novo nascimento. É uma salvação que coloca o redimido em um novo modelo de vida: a vida transformada. Então os resultados da regeneração são maravilhosos em si mesmos, porque Deus realiza coisas maravilhosas através da sua graça. O homem não é salvo apenas da condenação, do poder e da presença do pecado para viver em novidade de vida, ele também é restaurado para ser conforme os padrões espirituais pelo qual ele foi criado; viver para a glória de Deus. Todo o verdadeiro redimido vive para a glória de Deus e do Evangelho, Cristo é glorificado no salvo. Essa é a vida transformada pela redenção.



Dizia A. D. Sertillanges que "A amizade é a união enriquecedora entre dois seres". Começo a desconfiar que ele teve razão. Pelo fato da verdadeira amizade dar benefícios mútuos, de modo que uma amizade é recíproca ao ponto de ganharmos muito com os amigos e eles ganharem de nós também, eis a causa de ter tanta gente pobreza moral e espiritual no mundo, uns parecem ser reféns de outros, há muita alienação e superficialidade na sociedade pós-moderna, frutos de amizades superficiais e não autênticas. A bíblia nos dá um bom exemplo de alguém que teve uma verdadeira amizade e recebeu toda a dignidade e respeito que um ser humano merece. Esse homem que teve um verdadeiro amigo foi Enoque, o Sétimo depois de Adão "E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou" (Genesis 5:24). O mundo pode estar cheio de amizades falsas e relacionamentos superficiais, pois a maioria das pessoas são egoístas e interesseiras, a lição é que escolher ao SENHOR como amigo íntimo de caminhada na terra é uma escolha que nenhum homem se arrepende quando chega no fim da sua peregrinação existencial aqui no mundo. Assim bem aventurado é o homem que encontra em Deus; um verdadeiro amigo

 

 

Podemos tomar um equivoco dar a ele muitas doses de versículos bíblicos, podemos somar nossos sofismas, elaborar bons argumentos e depois embalar com falsas premissas. Podemos ainda acrescentar uma boa dosagem de retórica, usar um destilado forte da nossa razão. Podemos acrescentar muitas palavras bonitas e tomar emprestado uma boa mascara de erudição, no final das contas, o que resta no núcleo  da obra final é ainda um equivoco.

 

 

A grande lição de Lucas no inicio do Evangelho de sua autoria é magistral, escreve o medico a Teófilo, e maneira como apresenta seu trabalho é de uma forma segura, uma investigação acurada e mui precisa sobre o assunto que ele vai abordar em ordem, tendo como conclusão: para ter uma plena certeza da verdade pelo qual Teófilo será instruído; as coisas concernentes ao Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo (Lucas 1:3 e 4). Aqui está a alma, o núcleo do estudo das Escrituras. A base pelo qual repousa a vida espiritual é a instrução perfeita, o cristão verdadeiro é perfeitamente instruído (II Timóteo 3:17). E, sendo a Palavra de Deus viva e eficaz (Hebreus 4:12) requer que os pregadores do Evangelho sejam aprovados e que manejem bem a palavra da verdade (II Timóteo 2:15) Assim toda a Escritura é inspirada e proveitosa (II Timóteo 3:16). O proveito é de durabilidade eterna, a plena certeza de que a Palavra de Deus torna o homem sábio para as coisas infinitas. A firmeza na fé, convicções fortes e a segurança da sã doutrina repousam na verdade que se busca através de uma cuidadosa investigação das doutrinas do Santo Evangelho. Trata-se de uma segurança contra a apostasia e todo tipo de heresias de destruição que tentar arrastar as almas para a destruição eterna. A grandeza desse fato reside na verdade de Cristo, acerca do homem prudente que constrói a sua casa sobre a rocha, e quem é este homem senão aquele que houve as instruções evangélicas e pratica na vida diária, aí temos um homem espiritualmente prudente. Você é um deles?

 

Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra (Colossenses 3:2). Há um assunto solene que deve permanecer no nosso coração, nossa afeição. O coração sempre se apega a algo. De fato sabemos que a mente pode ser o lugar onde as mais vagas imaginações desejos e intenções, ficam alojados. É um lugar secreto, acessível somente por nós e pelo Senhor. Por esse motivo, quase sempre a maneira como vimos DEUS, afeta radicalmente o nosso coração. É correto que tenhamos vergonha de ter pensamentos maus, caso tenhamos um senso da onipresença de Deus. Desde a antiguidade o Senhor tem reprovado os pensamentos perversos (Provérbios 6:18). No Novo Testamento lemos algo em torno de uma realidade pouco ensinada nas igrejas modernas: Jesus conhece nossos pensamentos (Mateus 9:4 veja também I Coríntios 3:20)

 

Hoje em dia a maioria das pessoas, mesmo aquelas que se dizem cristãs, pensam muito sobre as coisas do presente século mau. Há um apego muito grande e uma paixão muito profunda pelas coisas deste mundo. É raro encontramos cristãos que tenham o corpo na terra e o coração no céu. Mas o Espírito Santo nos ordena a pensarmos e buscarmos as coisas de que são de cima. Pois elas significam o melhor para nós. Que impacto tem sobre sua vida a promessa de Cristo de que foi preparar lugar para então voltar para levar os seus para inauguram o mundo vindouro e eterno? (João 14:1 a 6) ou será que, aquilo que ocupa o mundo de nossos anseios e desejos é o Cristo rejeitou na tentação, as coisas concernentes aos reinos deste mundo? (Mateus 4:1 a 11). Os desejos do nosso coração revelam se realmente eles estão ou não sendo cativos a Cristo.

 

 

“A contemplação dos pecados diante da cruz é dialética: ao olhar para o meu Redentor, finalmente entendo o que realmente fiz” ( Hans Urs Von Balthasar)

 

AFLIÇÕES

 

1-     O homem piedoso guarda os mandamentos (Provérbios 8;32) pois seu caráter precisa ser lapidado, ele precisa crescer na graça e no conhecimento, ele entende que o caminho da mais elevada felicidade se  alcança através da ma mais pura humildade que se apresenta a Deus pelo qual servimos.

2-    Ainda que as tribulações tragam consigo dores e feridas que podem por alguns momentos ficarem abertas dentro da nossa alma, mas o Senhor é capaz de curar todas elas pela Sua presença e consolo.

3-    O mundo nos fere, os algozes nos atacam, as pessoas nos decepcionam, mas quando descansamos aos pés de Cristo, recebemos forças para supera tudo isso.

4-    A medida da revelação da glória de Deus sobre nós vem de acordo com à medida que estamos depostos a sofrer por Ele

5-    Quando uma folha cai da arvore, não há perda real, pois  uma folha que cai pode ser um sinal de que toda a arvore está em processo de completa renovação

6-    Aquele que se sustenta do Pão da vida que é Cristo, tem as forças necessárias para vencer as tribulações do mundo presente

7-    Aos pés do Bendito Salvador Jesus Cristo, encontrarás balsamo para todas as tuas feridas e consolo para todos os teus sofrimentos.

8-    Muitas vezes Deus permite a escuridão a sua volta, para que tenhas a possibilidade de brilhar com a luz da glória do Evangelho.

9-    Quando passamos por aflições, não devemos olhar para nós mesmos, mas para Cristo. Pois quando olhamos para nós, as aflições tornam-se insuperáveis.

10-                     Sejam todas as tuas convicções como as pedras que quando açoitadas pelas ondas do mar permanecem irremovíveis entre as praias e as montanhas

 

 

Calvario Profundo

I

Há um caminho chamado de cruz

É um rio que fluiu sangue divino

Um mar onde naufraga as dores humanas

Nele há descampados de todas as torturas

Repouso do reino de todos fieis tormentos

II

Há uma cruz chamada caminho das calunias

Lugar que os ossos choram sobre a carne

Das lagrimas e suores dos piores lamentos

Quais fúrias de flagelos que despedaçam

As agonias congelantes de tão cruéis momentos

III

Há uma cruz que os séculos apontam

Das marginais eras das cruéis chagas famintas

Que devoram o fôlego num golpe fatal

Do madeiro duro e espinhos ensangüentados

Da coroa fincada no crânio por meus pecados

IV

Há Um que a pureza tritura algozes

Toma o réu vestido roto que me pertencia

Nas ânsias intensas vergonhas e dissabores

A aniquilação dos restos mortais que jaziam

Nas impiedades severas a vileza de meus terrores

 

(CLAVIO J. JACINTO)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicações Biblicas bereianas é um ministério de literatura cristã sem fins lucrativos. Todo o material da PBB pode ser compartilhado, não há direitos autorais, o autor, no entanto proíbe qualquer tipo de comercialização de seus estudos seja em forma impressa ou eletrônica.  Se você leu este ou qualquer material de minha autoria e foi abençoado, me sentiria eternamente grato se de alguma forma comentasse sobre isso, pois é o único incentivo que tenho para continuar escrevendo

Clavio J. Jacinto

 

0 comentários:

Postar um comentário