[D̲̅][e̲̅][m̲̅][o̲̅][n̲̅][i̲̅][o̲̅][s̲̅] [R̲̅][e̲̅][l̲̅][i̲̅][g̲̅][i̲̅][o̲̅][s̲̅][o̲̅][s̲̅]


 


 

 

Clavio J. Jacinto

 

 

Em Tiago 2:19 lemos que os demônios crêem em Deus e estremecem. Não significa que os demônios têm fé. Crença é uma coisa e fé é outra. Logo, concluímos que uma crença monoteísta é compatível aos demônios. Mas a fé salvífica não. Então, crer num Deus, não é base para uma esperança de vida eterna. A fé é dom de Deus, é a fé o instrumento da graça para levar um pecador a crer e confiar na obra consumada e perfeita de Cristo na cruz (Efésios 2:8)

Pelo fato de demônios creem, a circunstâncias pelo qual existem; a esfera espiritual os faz reconhecerem a Deus como Soberano. Assim, conclui-se que há demônios religiosos. Eles crêem e de certo modo também ensinam coisas religiosas falsificadas, vimos claramente isso em declarações como “dando ouvidos a doutrinas de demônios” (I Timóteo 4:1) temos a prova bíblica de demônios não somente crêem em Deus, mas também disseminam doutrinas falsas que promovem a apostasia.

Em Marcos 1:21 a 26, Jesus vai a Cafarnaum e entra numa sinagoga, ali ele encontra um homem possesso de um espírito imundo, sentado ali naquele lugar de reunião e culto. O espírito imundo estava ali dentro da sinagoga, estava muito bem a vontade dentro do seu hospedeiro e ouvia as celebrações naquele lugar e só reagiu em oposição quando sentiu a presença de Cristo entrando ali naquele lugar. O espírito imundo se sentia muito a vontade mesmo com os serviços religiosos dos judeus, com certeza, aquele homem possesso era fiel freqüentador da sinagoga, e só quando há um confronto espiritual é que aquele espírito imundo se manifestou. Havia uma certa apreciação, ou pelo menos o espírito imundo se sentia a vontade dentro daquele lugar religioso, pois até então nada havia na reunião, nem leitura das Escrituras e nem cânticos, que viesse a incomodar aquele espírito caído.

Em Marcos 5:1 a 17 outra vez vimos a manifestação de uma legião de demônios, o fato ocorreu em uma província chamada Gadara, um homem possesso de uma legião de demônios, quando se encontra frente a frente com Jesus, e então o Gadareno prostra-se diante de Jesus e o adora (Marcos 5:6) quando prestamos atenção ao contexto, essa reação é dos demônios, porque são eles que dominam o centro da volição daquele homem. O diálogo se dá entre os demônios e o Senhor, e não com o homem possuído. Aquela legião de demônios, seres acumulados dentro do homem interior do gadareno, em parceria com o próprio gadareno, fizeram com que aquele homem dobrasse os joelhos e prestaram adoração ao Senhor Jesus Cristo, reconheceram o Seu Senhorio e Sua Divindade. Isso é uma atitude religiosa,  render adoração á Cristo. Vimos então que eles podem freqüentar um templo, possuir uma crença monoteísta, prestar adoração religiosa (Parece que Cristo não aceitou essa devoção) Em seguida, outro fato interessante pode ser observado, primeiro note que os habitantes de Gadara não reconheceram o Senhorio de Cristo, mas os demônios sim! “E, clamando com grande voz, disse: que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altissimo? conjuro-te que não me atormentes “(Marcos 5:7) somente o contexto define quem realmente falou isso, pois no versiculo 9 Jesus faz a pergunta não ao gadareno, mas a um dos demônios. Lucas nos dá uma informação adicional, os demônios reconheceram que Jesus tinha autoridade para manda-los para o abismo (Lucas 8:31) eles sabiam que existia um lugar de tormentos (Mateus 25:41) e não queriam ir para lá. Creio que trata-se do mesmo lugar que Pedro menciona em I Pedro 2:4 e 5, onde anjos caídos estão em cadeias de escuridão, ficando reservados para o juízo. Esses espíritos que e estavam hospedados no gadareno prestaram adoração porque reconheceram que Ele era o Filho do Deus Altíssimo. Aqui temos mais um sinal de religiosidade, o professar o Senhorio de Cristo não é garantia de verdadeira espiritualidade, e Jesus foi muito claro em Mateus 7:21 “Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus”. A ordem do Espírito Santo é que aqueles que professam o nome de Cristo, se apartem da iniqüidade (II Timóteo 2:19) vimos no contexto de Mateus 7 que constitui um gravíssimo pecado, professa “Senhor, Senhor!” e viver na prática da iniqüidade:  “Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade” (Mateus 7:23) eis a resposta que Cristo deu aos que professam o Senhorio dEle, mas não andavam de acordo com a luz da glória do Evangelho. A profissão de um reconhecimento fora da regeneração nada serve, em várias passagens das Escrituras vimos os demônios agindo não sob incredulidade mas reconhecendo Cristo:

1- tu és o filho de Deus espírito imundo   marcos 3:11

2- tu és o filho do Deus altíssimo Lucas 4:41

3- tu és o cristo o filho de Deus. Lucas 4:34

 

Em Atos dos Apóstolos, a mulher que tinha um espírito imundo que lhe conferia dons paranormais reconhecia e confessava que Paulo e Silas eram servos de Cristo: “Esses homens são servos do deus altíssimo” (Atos 16:16 a 19) Paulo depois de algum tempo, ao se incomodar com as lisonjas que começou a nutrir o seu orgulho, percebeu que era uma armadilha psicológica e emocional do espírito imundo, e assim reconheceu que a armadilha dialética do espírito caído. Pelo fato de Paulo ter se incomoda com os elogios, ele dirigiu-se ao espírito imundo e ordenou que ele saísse dela, porque quem estava tramando os elogios para suscitar o orgulho religioso era um demônio religioso. Aquele espírito até reconheceu que Paulo e Silas estavam pregando o evangelho da salvação (Atos 16:17) porém eram espíritos irreconciliáveis, imundos na essência e religiosos no comportamento.

Em Deuteronômio 32:17 Moisés fala acerca dos sacrifícios aos demônios, Paulo ensina na mesma ordem em I Coríntios 10:20. Há uma íntima associação entre idolatria pagã, xamanismo experiências espirituais provocadas por drogas psicodélicas ou estados alterados de consciência induzido por drogas, músicas e técnicas de meditação. A consciência parece ser a porta de entrada para espíritos inmundos que se alojam no interior do homem pela consciência Demônios gostam de ser invocados, servidos e adorados. Porque eles tem esse desejo? é por causa da natureza religiosa falsa pelo qual são inclinados, não sabemos a causa dessa inclinação a falsa espiritualidade, mas encontramos nas escrituras, evidencias claras sobre o fato de que os demônios são seres espirituais que gostam de fraudes religiosas e se dedicam a disseminar heresias e falsas doutrinas: “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e, e a doutrinas de demônios”(I Timóteo 4:1) é fato bíblico, eles gostam de promover falsas doutrinas e todo o tipo de engano, o meio pelo qual fazem isso, é usando seus instrumentos preferidos: falsos profetas e falsos doutores, trabalham durante todos esses milênios para disseminar o erro e enganar e induzir os homens a perdição eterna, corrompendo os sentidos dos homens para que se afastem da simplicidade que há em Cristo Jesus (II Coríntios 11:3)

Em I Coríntios 10:14 a 20 Paulo associa a idolatria do paganismo como culto aos demônios, em Apocalipse 9:20 há uma menção sobre a adoração a esses seres caídos. Desde os tempos mais antigos vimos que há uma associação entre religiões falsas e culto aos demonios.

1-   Com sacrifícios (II Reis 10:24)

2-   Com orações (I Reis 18:26)

3-   Com incensos (Jeremias 48:35)

4-   Em templos (II Reis 5:18)

5-   Com afeições emocionais (Oseias 13:2 e I Reis 19:18)

6-   Com rituais (Numeros 25:1 a 3 Isaias 57 1 A 9)

7-   Com auto-flagelação (I Reis 18:28)

8-   Com sacrifícios humanos (Deuteronômio 12:31)

9-   Com intensa devoção e zelo (Atos 19:28)

Todos esses fatos relacionados acima quando associados com os ensinos de Paulo sobre demônios nos levam a conclusão de que a religião falsa nas suas múltiplas manifestações no mundo e em todas as épocas estão em intima relação com a obra de demônios, desde a sua primeira referencia, quando o diabo induz Eva a crer que se desobedecesse a Deus, tornar-se-ia em uma divindade. Isso é uma clara sugestão religiosa, do primeiro até o ultimo livro da bíblia, Apocalipse, vimos essa conexão entre religião falsa e espíritos imundos, no ultimo,livro da Bíblia vimos que a atuação de falsos profetas nos últimos se dará por influencia direta de demônios (Apocalipses 16:13)

Conclusão: Uma vida espiritual autentica só é possível através do novo nascimento, pois pela obra consumada de Cristo na cruz, o homem pode ser regenerado para torna-se uma nova criatura em Cristo (II Coríntios 5:17) nascer de Deus para torna-se um novo homem, em verdadeira justiça e santidade (Efésios 4:24) e ter o Espírito de Cristo como penhor da vida eterna (Romanos 8:9 com I Coríntios 1:22 II Coríntios 5:5 e Efésios 1:14). Uma mera religião sem a realidade das coisas espirituais que são evidenciadas pela obra consumada e perfeita de Cristo na cruz, os demônios também poder praticar e de fato estão envolvidos até o cerne da própria essência em religiões falsificadas que não admitem a graça salvadora que existe pelo sangue da expiação do Cordeiro de Deus que foi morto desde a fundação do mundo e que efetuou uma bendita e terna salvação.

 

Clavio J. Jacinto

 

 

 

 

 

 


0 comentários:

Postar um comentário