OS Benefícios da Crucificação Profunda


 


 

por GD Watson

 

 

A palavra crucificação, conforme se aplica a nós em um sentido cristão, pode ser definida como qualquer dor ou sofrimento que nos torna mortos para o pecado ou para o eu, ou para as coisas do tempo e dos sentidos. Pode haver muitos tipos de tristeza e sofrimento que não servem ao propósito da verdadeira crucificação.

Para que o sofrimento seja uma mortificação completa para nós, ele deve ser colocado na vontade de Deus e submetido à operação do Espírito Santo. Quando nos entregamos absolutamente a Deus, e confiamos que Ele tomará conta de cada partícula de nosso ser e vida e circunstâncias, é então que Sua onipotência toma posse suave e firme de todas as nossas provações e sofrimentos, e os faz funcionar uma verdadeira crucificação em nós.

Não importa qual seja a causa do sofrimento. Pode vir de nossos próprios pecados, ou pobreza, ou falta de saúde, ou perda de amigos, ou separações, ou tentações terríveis e prolongadas, ou assaltos de espíritos malignos, ou ódio de outras pessoas, ou grandes decepções, ou castigos divinos; pode vir de muitas dessas fontes; mas que venha de qualquer causa no universo, se entregarmos inteiramente nas mãos de Deus, e nos afundarmos em Sua vontade, com um desejo perfeito de que Ele trabalhe o melhor que puder em nós, Ele fará toda dor, cada gemido, cada lágrima, cada partícula de nosso sofrimento, operar em nós uma morte para o pecado e para o eu, e para todas as coisas da terra que trarão para nós a mais alta perfeição espiritual  para Sua glória.

A profundidade e o poder da vida espiritual em cada pessoa depende exatamente do grau de sua crucificação. Há um mistério divino no sofrimento, um poder estranho e sobrenatural nele, que nunca foi compreendido pela razão humana. Nunca se conheceu grande santidade de alma que não passasse por grandes sofrimentos. Existe o sofrimento que atinge o estado de perfeição. Quando sofremos tão severamente e por tanto tempo que nos tornamos mortos para isso, e divinamente indiferentes quanto ao quanto sofremos ou quanto tempo continuará; quando a alma sofredora atinge uma calma, doce descanso, quando pode interiormente sorrir de seu próprio sofrimento, e nem mesmo pede a Deus para livrá-la do sofrimento, então ela operou seu ministério abençoado; então a paciência tem seu trabalho perfeito; então a crucificação começa a se tecer  uma coroa.

É nesse estado de perfeição de sofrimento que o Espírito Santo opera muitas coisas maravilhosas em nossa alma. Em tal condição, todo o nosso ser permanece perfeitamente imóvel sob as mãos de Deus; todas as faculdades da mente, vontade e coração são finalmente subjugadas; uma quietude da eternidade se instala em todo o ser; a língua fica quieta e tem poucas palavras a dizer; para de fazer perguntas a Deus; para de chorar: "Por que me abandonaste?" A imaginação para de construir castelos aéreos ou de fugir por caminhos tolos; a razão é mansa e gentil; para de debater e  todo dogmatismo frio; a vontade cessa de sua própria atividade; a fanfarronice e o zelo da ação própria são retirados dela; as escolhas são aniquiladas; não tem escolha em nada a não ser o propósito de Deus. As afeições são afastadas de todas as criaturas e de todas as coisas; não ama nada a não ser Deus e a vontade de Deus em qualquer coisa; não tem fins privados para servir; não tem motivos, exceto agradar a Deus; está tão morto que nada pode feri-lo, nada pode ofendê-lo, nada pode impedi-lo, nada pode ficar em seu caminho; pois, sejam quais forem as circunstâncias, ele busca apenas Deus e Sua vontade, e parece certo de que Deus está fazendo tudo no universo, bom ou mau, passado ou presente, trabalhar em conjunto para o seu bem. Oh, que bem-aventurança de ser totalmente conquistado! - de perder nossa própria força, sabedoria, bondade, planos e desejos, e estar onde cada átomo de nossa natureza é como a plácida Galiléia sob os pés onipotentes de nosso Jesus.  Entre as grandes bênçãos resultantes do sofrimento santificado, está o fato de conferir uma grande amplidão ao coração e uma universalidade de amor. Esta crucificação extrema destrói a pequenez e estreiteza da mente; dá uma imensidão às simpatias e um amor divino como o oceano, que está além das palavras. Isso ocorre porque o amor da criatura está crucificado e o amor divino inunda todo o ser. É como se cada gota de sangue tivesse sido tirada do corpo e o sangue de um ser divino derramado em todas as veias. O coração que foi perfeitamente esmagado pelo sofrimento até que esteja morto para todos os seus desejos será tão inundado com a caridade divina que se estenderá e envolverá o mundo com dobras e mais dobras de amor ilimitado, imaculado e imparcial por cada criatura que Deus fez. Esta imensidão de coração ama igualmente todas as nações; é absolutamente livre de qualquer intolerância, ou casta, ou preconceito natural, ou partidarismo político, ou sentimento sectário. É enfaticamente um cidadão do céu; tem tanto interesse no reino de Deus em um lugar quanto em outro; sente tanto interesse nas almas sendo salvas em uma denominação ou um país quanto em outro. Isso pode parecer alimento forte, e muitos cristãos discordarão dessas palavras, mas quando atingirem essa condição, descobrirão que as palavras anteriores são perfeitamente fiéis à sua experiência. Quando alcançamos a morte mais profunda do eu, amamos todas as criaturas com o amor de Deus, e como Deus as ama, até a nossa medida; não somos tanto nós que amamos os outros, mas sim Deus os ama através de nós. Nós nos tornamos os canais pelos quais o Espírito Santo flui; Ele derrama Seus pensamentos em nossas mentes, Suas orações e amores em nossos corações, Suas escolhas por meio de nossa vontade. Ele rompe todas as barreiras e limites de nossa educação estreita, ou credo, ou teologia, ou nacionalidade, ou raça, e nos leva para a infinidade de Sua própria vida e sentimentos.

Outro grande benefício do sofrimento perfeito é uma ternura inexprimível. É a própria ternura de Jesus preenchendo os pensamentos, os sentimentos, as maneiras, as palavras, os tons da voz. Todo o ser está mergulhado em um mar de gentileza. Tudo o que é duro, amargo, severo, crítico, frio e rigido, foi reduzido a pó. Grandes sofredores são conhecidos por sua gentileza silenciosa. Ao nos aproximarmos deles, é como ir para um clima tropical no meio do inverno; o próprio ar ao redor deles parece suave; suas palavras lentas e calmas são como a ondulação suave dos mares de verão na areia; seus olhos suaves e patéticos silenciam nossa grosseria ou volume de voz. Há muitas almas que são cristãs fervorosas - ou melhor, muitas que são santificadas - que possuem algo indescritível em si que precisa ser esmagado e derretido por alguma grande crucificação. Suas línguas tremem muito, seu espírito é ditatorial ou duro, eles medem outras pessoas por si próprios; há algo em sua constituição que parece precisar ser moído em farinha fina. Vale a pena esmagar os corações com uma tristeza avassaladora, se por meio disso Deus pode nos trazer para aquela bela ternura e doçura de espírito que é a própria atmosfera do céu. Esse tipo de ternura não pode ser exercido voluntariamente; não pode vir do treinamento; nem é uma doçura transitória, que é como um dia de primavera se intrometendo no inverno; mas é aquela gentileza de espírito fixa e onipresente que é como o clima fixo da zona tórrida. É a melhor consequência do sofrimento perfeito. há algo em sua constituição que parece precisar ser moído em farinha fina. Vale a pena esmagar os corações com uma tristeza avassaladora, se por meio disso Deus pode nos trazer para aquela bela ternura e doçura de espírito que é a própria atmosfera do céu. Esse tipo de ternura não pode ser exercido voluntariamente; não pode vir do treinamento; nem é uma doçura transitória, que é como um dia de primavera se intrometendo no inverno; mas é aquela gentileza de espírito fixa e onipresente que é como o clima fixo da zona tórrida. É a melhor consequência do sofrimento perfeito.  Outro benefício da crucificação completa é o desapego de todas as coisas terrenas que ela produz. A mente tem um apego mil vezes maior às coisas deste mundo, das quais ela não tem consciência até que sejam despedaçadas pelo sofrimento. Você já notou como sua alma se estende por dez mil coisas da terra e do tempo, e como os dedos de seus pensamentos agarram milhares de coisas! Apenas olhe para sua mente; para cada amigo que você tem na terra, há um apego distinto; para cada propriedade que você possui na terra, há um anexo distinto; para as dez mil lembranças em sua vida passada, há um sentimento ou apego particular; para todas as cenas da terra e associações de tempo, há um apego; e além de todas essas coisas externas, olhe para aquele vasto, mundo invisível dentro de você - seus próprios desejos, esperanças, sonhos, perspectivas e gratificações para você mesmo, sua família, sua Igreja, sua nação, seu partido em particular; veja como você se apegou aos seus próprios pensamentos, até que seu coração pareça ter um milhão de fontes que fluem continuamente em círculos incontáveis ​​neste mundo!

Não estou falando de coisas positivamente más; Não estou falando de coisas que são estigmatizadas como pecaminosas; mas daquelas coisas que os cristãos reconhecem como inocentes e, ainda assim, de mil maneiras, eles prendem o coração e o prendem à terra. O sofrimento perfeito desatará o coração e soltará suavemente cada corda que nos liga a nossos inimigos ou amigos - a todas as nossas posses; para todas as coisas do passado; a todas as imagens e sons atraentes - e nos dê uma liberdade interior tão perfeita de tudo na terra que as coisas do céu possam fluir para dentro de nós, até sentirmos que somos cidadãos da Nova Jerusalém cem vezes mais poderosamente do que somos os cidadãos de qualquer cidade ou país terreno. Sentimos no fundo de nossos corações que, como São Paulo, já “chegamos a uma inumerável companhia de anjos, e à Igreja dos primogênitos, e os espíritos dos justos aperfeiçoados ”. A vinda do Senhor é tão real para nós que todo o nosso ser está impregnado com os poderes doces e atraentes do mundo vindouro. Como o balão destacado, flutuamos em direção ao sobrenatural. O mundo celestial entra em nós exatamente na proporção em que todos os assuntos da terra são esvaziados de nós, e nada nos esvazia e nos separa tão perfeitamente como o sofrimento perfeito. É assim que Deus faz de nossa crucificação perfeita nossa coroa de alegria eterna. 

 

 

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