METAMORFOSE PROFUNDA


 

 


C. J. Jacinto

 

O Senhor nos ensinou em João 3:3 que o novo nascimento é uma condição necessária para que o pecador tenha direito a benção da vida eterna dentro do Reino de Deus. Sem o novo nascimento, homem algum pode contemplar as glórias do mundo vindouro. No grego, o nascer de novo é um nascer celestial, é o nascer de cima, é tornar-se uma nova criação pelo poder do Espírito de Deus. Paulo afirma isso em II Coríntios 5:17: se alguém está em Cristo, nova criatura é. Esse novo homem é de acordo com o ensino de Paulo em Efésios 4:24 um homem novo criado em verdadeira justiça e santidade. Esse novo homem é o resultado da redenção e da regeneração. Cristo é a videira verdadeira e Ele ilustra o cristão redimido como a vara que está ligada a Ele e que recebe o poder da vida que vem dEle. (Leia João 15:1 a 8) Jesus afirmou “Dou-lhes a vida eterna, e ninguém as arrebatará das minhas mãos” (João 10:28). O homem novo tem o Espírito de Cristo, Paulo afirma: “Se alguém não tem o espírito de Cristo, este tal não dele” (Romanos 8;9). Eu chamo a regeneração ou o novo nascimento de metamorfose profunda. Esse processo de transformação se dá por etapas, começa no espírito e termina no corpo glorificado. A conclusão da redenção é um homem com corpo glorificado para viver para sempre no Reino de Deus composto de novos céus e nova terra. “Segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra onde habita justiça” (II Pedro 3:13)  Vimos esse fato, estudando as palavras do Novo Testamento acerca do assunto. em Filipenses 3:21 lemos: Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso” e em I Coríntios 15:52: “Os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”. Os redimidos estão dentro do processo dessa consumação áurea, seguindo para o resplendor do amanhecer da glória excelsa do Senhor dentro do novos céus e da nova terra. Assim, Paulo fala sobre o processo dessa bendita consumação, começando pelo novo nascimento e culminando na glorificação em II Coríntios 3:18: “Mas todos nós, com o rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformado de glória em glória (N. A: Isto é; por etapas) na mesma imagem como pelo Espírito do Senhor”. Há no espírito do homem que nasceu de novo, a vida nova que prevalece dentro de si e supera o abismo da morte. O corpo abatido e corrupto será também transformado em um corpo espiritual, Paulo afirma em I Coríntios 15:44 : “Há corpo natural e também há corpo espiritual”. Ora, existe dentro de cada redimido esse princípio vital de ressurreição em plenitude de ser. João explicou isso em I João 5:18: “O que de Deus é gerado, conserva-se a si mesmo” e Pedro diz em I Pedro 1:23: “Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela Palavra de Deus”.

Dentro do homem novo há o poder da metamorfose espiritual profunda, ele entra na dimensão da vida eterna, a partir da conversão á Cristo, crendo no Evangelho, assim nasce de novo, assim seu corpo antigo que pertence a esfera adâmica se enfraquece e se corrompe como a larva que se destina ao casulo, ali se dissolve completamente num elemento biológico chamado de “pulpa”. Então fechado nesse casulo, essa massa biológica e amorfa se transforma em uma borboleta, e quando o casulo se rompe, a borboleta voa. Assim um homem regenerado pode ter seu corpo dissolvido na morte, mas dentro dele tem um principio eterno, a semente invisível da ressurreição está dentro das moléculas de seu ser, o poder da ressurreição está dentro da sua consciência, ainda que o corpo se dissolva completamente, mesmo assim, o poder da ressurreição de Cristo está dentro dele, pois ele é uma nova criatura em Cristo, ou melhor, o principio da vida, a essência da existência está dentro da Pessoa Eterna Cristo e dentro do poder da mesma ressurreição que Cristo experimentou Lembremos que Lazaro era um cadáver, todas as células e os órgãos estavam completamente falidos, o poder da necrose triunfou sobre a vida biológica de Lazaro, mas Cristo restaurou a vida de Lazaro, introduzindo vida sobre cada parte do corpo que sofreu necrose e estava em processo de decomposição. (Veja João 11:1 a 46) Essa é uma inclinação verdadeira, um mover na escala eterna para a nova criação que a nova criatura herdará, como disse Paulo em Romanos 8:6 “A inclinação do Espírito é vida e paz” essa inclinação é um mover espiritual ativo na vida de quem nasceu de novo, pois o homem novo tem esse principio de vida abundante e eterna dentro de si. Jesus afirmou em João 6:47: “Aquele que crê em mim tem a vida eterna” Nesse versículo, encontramos no grego o verbo “echó” que foi traduzido por “tem” e significa uma possessão garantida. Isso significa que quem nasceu do alto e é uma nova criatura, todo os redimidos possuem a garantia de vida eterna dentro deles. A presença dessa vida divina é a garantia de que o corpo mortal do redimido será glorificado e revestido de completa imortalidade.

Ora, somos peregrinos aqui no mundo, todo o cristão verdadeiro é um peregrino na terra, ele tem um completo anseio celestial e seu coração está almejando o mundo vindouro. “Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma” (I Pedro 2:11)  Hebreus 11:16 diz acerca dos santos, que eles desejam uma pátria melhor: a celestial, em outra passagem, a saber Hebreus 3:1 os redimidos também são chamados de participantes da vocação celestial e então Paulo ensina em I Coríntios 15:49: “Assim como trouxemos a imagem do terreno, assim também traremos a imagem do celestial” Concluindo, lemos em II Timóteo 4:18 sobre a bendita esperança do peregrino cristão, o redimido, ele tem a esperança em Cristo Jesus, pois é Cristo quem guardará o salvo até a Sua vinda: “Guarda-me-á para o seu reino celestial, a quem seja glória para todo sempre . Amém”

 

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