Com relação aos judeus, o Senhor
fez uma nação desde Jacó, (Gênesis 35:10)com a saída do povo hebreu do Egito até sua
entrada na terra prometida (Êxodo 14:15 a 30 com Josué 3) Israel torna-se
nação, e é o Senhor mesmo quem diz ser eles propriedade peculiar entre os povos
(Êxodo 19:5) desde o drama do êxodo, Deus chama os hebreus e não os egípcios de
“meu povo”(Exodo 5:1) assim começa a metanarrativa da redenção. Deus separou um
povo a parte, os judeus, para abençoar o mundo. Como provar isso? Ora, todo o
velho testamento é uma revelação progressiva, mas é uma obra judaica, as mãos
dos judeus escreveram a palavra inspirada, o Espírito Santo soprou, usando
judeus para compor os 39 livros do Antigo Testamento. A historia atesta, o judaísmo
foi a única religião antiga a viver no monoteísmo. Era um povo a parte, havia
um Deus que era o Deus de Israel (Êxodo 5:1). Veio a plenitude dos tempos (Gálatas
4:4) O verbo se fez carne (João 1:14) mas carne judia. E eis o brado do Espírito Santo, o Salvador de todos
os homens veio através de uma etnia peculiar “A salvação vem dos judeus”(João
4:22) Jesus veio para o que era seu, e os seus não o receberam (João 1:11) Os
judeus são propriedade de Cristo. Ele nasce em solo judeu (Mateus 2:1) O Espírito
Santo foi muito claro, e então nós vimos que a igreja vai nascer em solo
judaico, até que surge Paulo, a espinha dorsal da teologia cristã, o
instrumento que vai continuar a tecer a tapeçaria dourada do evangelho, e ele
diz “Sou judeu”(Atos 22:3) e mais outra vez “Sou judeu” (22:3) ele olha para Pedro
e diz “Tu és judeu”(Gálatas 2:14) assim as Escrituras do Novo Testamento, 27
livros escritos na sua maioria, por judeus, é uma obra completamente judaica no
seu contexto cultural, espiritual e histórico. Assim 1500 anos de processo para
a estruturação da bíblia até o fechamento do Canon, Deus usou de forma absoluta
o povo judeu. A bíblia e Jesus é um legado judaico, a ferramenta do uso
particular do Senhor foi o judeu, até que se cumprisse a obra consumada de
Cristo, o judeu desempenhou um papel fundamental e predominante na construção da
teologia da redenção. Assim cada vez que abrimos as Escrituras, estamos tocando
na orla do vestido de um judeu (Zacarias 8:23). É irrefutável o fato de que
Deus separou o judeu para revelar-se a todos os homens, usou os judeus para dar
Cristo ao mundo. Usou até mesmo os judeus para conduzir o Cordeiro até a cruz,
e rejeitando os judeus a Cristo, pela rejeição, eles deram o Salvador a todos
os homens. É muito misterioso os desígnios de Deus “Insondáveis são seus juízos
e inescrutáveis os seus caminhos” (Romanos 11:33)
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