Texto Lucas 22:31
Grego: σινιάσαι (siniássai). Quando eu era um menino com menos de 06 anos , minha mãe pegava o "abano" (uma espécie de peneira, porem todo fechado), colocava nele o café, depois de socado no pilão, e, de costas para o vento, ela jogava para cima os grãos com a palha e catava de novo com o abano. Ela repetia aquele gesto até que sobrava só o café no abano. Quando ela jogava para cima o café com a palha, o vento cuidava em soprar a palha para longe.
Satanás pediu
-->> à Deus, não à Jesus, para peneirar Pedro; isto é, para provar que
Pedro era uma palha em meio o trigo. Jesus intervém e roga ao Pai para que a fé
de Pedro não viesse -->> eklípê (gr εκλίπη - de ekleípô -->> prep.
ek + leípô) ser deficiente, em falta ou forçada (Lucas 18.22; Tiago 1.4;
2.15).
Note que Jesus coloca o
pronome pessoal na segunda pessoa do plural: vos reclamou para vos peneirar.
"Indicando que Satanás pediu permissão para atormentar todo o grupo"
(BEG).
Certamente, tudo estava
designado por Deus: a fé de Pedro foi forçada; mas não foi consumada em
deficiência, em falta. Tudo isto consistiu em falta de confiança em Cristo, por
um instante, entre sua negação de Cristo e o desânimo que se abateu até que Cristo
lhe restaurou o ânimo e sua fé tornou-se inabalável com a confirmação da
ressurreição de Cristo e o recebimento do Espírito Santo no Dia de Pentecostes.
Mas, jamais que Pedro caiu em incredulidade ao estado de um ateu. Pedro era
crente e isto era impossível dele deixar de ser.
A "grande
obra" que Satanás, com suas hordas, podia fazer na vida de Pedro era
trazer uma tragédia no seu testemunho (Ad hominem), mas nunca fazê-lo um ateu.
Jesus roga ao Pai, é o
que Ele faz pelos eleitos (1 João 2.1-2), para que a fé de Pedro não seja
forçada, não seja deficiente, em falta. Rogou pela fé de Pedro. A oração de
Jesus é respondida na restauração do seu discípulo. Jesus, claro sabia da
resposta do Pai; pois ele completa exortando Pedro: tu, quando te converteres,
...
Com certeza, todos os
santos antes do Pentecostes não estavam dentro do Reino (João 3.1-8). O Reino
de Deus havia chegado com Jesus, mas ainda não se dizia: Cristo vive em mim
pelo seu Espírito Santo (Galatas 2.20; 1 João 3.24). O enxerto ainda não havia
sido feito pelo Espírito Santo (Romanos 6) de modo que o grão estava só (João
12.24). Assim, nenhum deles, por maior que fosse, não havia entrado no Reino
antes do Pentecostes, embora fossem trabalho e trabalhadores do Reino (Mateus
11.11).
Mas, como eleito de
Deus, Pedro era membro do remanescente eleito, da comunidade da Aliança, crente
do Antigo Sistema, numa preparação para entrar na Nova Aliança, da qual já
havia participado do seu sacramento.
Conclusão: a fé de
Pedro foi abalada, forçada, mas não destruída. Uma fé dada por Deus, quando ele
tomou consciência do Deus de seus pais, quando foi instruído nas Escrituras
Sagradas. Jesus chamou crentes do Antigo Sistema para ser seus discípulos; com
exceção de Judas Iscariotes. Este não lhe foi dada a fé.
Autor: Gilson Oliveira
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